quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

BOM DIA EVANGELHO
17 de dezembro de 2010 — Sexta-feira
(Pf. do Advento II, Cor Roxa) Hoje a Igreja celebra : S. Lázaro, amigo de Jesus, séc. I, Santa Olímpia, viúva, diaconisa, +408

“Pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-à. Pois todo aquele que pede recebe...” (Lc 11, 9-10)
Com a Liturgia de hoje, iniciamos com maior intensidade o tempo de preparação ao Natal de nosso Senhor. Diante de nossa humanidade fragilizada, apresenta-se aquele que vem para nos resgatar para a vida, e fazer de nós um povo novo. Os céus alegram-se, e a terra só pode exultar de felicidade, pois o Senhor tem compaixão de seu povo. O espírito que conduz o Advento é o da alegria da espera e da presença daquele que vem para nos salvar. Ele vem, e já está chegando!
Responsório (SALMO 71)
— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância para sempre. — Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre. — Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres. — Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.
— Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra! Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!
Oração
Pai, que a presença de teu Filho Jesus, na História, leve à plenitude a obra de tua criação, fazendo desabrochar, em cada coração humano, o amor para o qual foi criado.
Deus nos fala
O cetro é sinal do amor de Deus, que vem para reinar e servir à humanidade. Aquele que virá será um rei que serve. Jesus é profundamente enraizado na história de um povo. É o herdeiro das bênçãos divinas, e aquele que realiza a redenção na história da humanidade.


EVANGELHO
Genealogia de Jesus - Mt 1,1-17
— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.
Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.
— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
José na genealogia de Jesus
O Primeiro Testamento converge para dois temas ideológicos principais: a afirmação de um ramo da descendência de Abraão como povo divinamente eleito, e a preeminência de Davi como piedoso e poderoso rei modelar. O Judaísmo, surgido entre as elites exiladas na Babilônia e consolidado no retorno do exílio, recorre às elaborações genealógicas para afirmar-se como abraâmico e davídico. As genealogias foram utilizadas também para reivindicar pertença a estirpes sacerdotais originárias de Aarão e para identificar vocações messiânicas. Mateus, dirigindo-se a omunidades de cristãos convertidos do Judaísmo, insiste em vincular Jesus às suas antigas tradições, para
convencer-lhes de que, nele, se realizavam suas expectativas messiânicas. Com esta intenção Mateus inicia seu Evangelho com uma genealogia, em três blocos de sucessão: de Abraão a Davi, de Davi ao exílio, do exílio a José, "esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado o Cristo". Contudo, fica em aberto um espaço para a novidade: o menino que nasceu não é fruto de José, mas do Espírito Santo. (Autor: José Raimundo Oliva).
São Lázaro A Igreja neste tempo do Advento se prepara para celebrar o aniversário de Jesus e se renova no desejo ardente de que Cristo venha pela segunda vez e instaure aqui o Reino de Deus em plenitude. Sem dúvida estão garantidos para este Reinado Pleno que acontecerá em breve, os amigos do Senhor.Hoje vamos lembrar um destes amigos do Cristo: São Lázaro. Sua residência estava perto de Jerusalém, numa região agrícola, e possui como irmã Maria e Marta. Sabemos pelo Evangelho que Lázaro era tão amigo de Jesus que sua casa serviu muitas vezes de hospedaria para o Mestre e apóstolos.Lázaro foi quem tirou do Cristo lágrimas, quando morreu, ao ponto de falarem: "Vejam como o amava!". Assim aconteceu que, por amor do amigo e para do Pai, Jesus garantiu a irmã de Lázaro o milagre da reavivamento: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morto, viverá: e quem vive e crê em mim, não morrerá, Crês isto? " ( Jo 11, 26).O resultado de tudo foi a ressurreição de São Lázaro, ou seja por parte Poder do Senhor da vida e vencedor da morte Lázaro reviveu, este fato bíblico acabou levando muitos à fé em Jesus Cristo e outros começaram a pensar na morte de Jesus como de Lázaro. Antigas tradições relatam que a casa de Lázaro permaneceu acolhedora para com os cristãos e o próprio teria sido Bispo e mártir.
TJL@
Religião não é prisão
Ser de Deus dá prazer e enche a vida de sentido

"É importante aprender a não se aborrecer com opiniões diferentes das suas, mas dispor-se a trabalhar para entender como elas surgiram. Se depois de entendê-las ainda lhe parecerem falsas, então poderá combatê-las com mais eficiência do que se você tivesse se mantido simplesmente chocado." (Russell)
Uma das coisas que mais experimento na vida é de um lado o preconceito dos que exaltam a razão e esquecem a fé, e do outro lado o orgulho dos que vivem a fé e acham que ela é inimiga da razão e loucamente se consideram superiores aos demais. Uma anti-propaganda religiosa alienada e alienante. Meu sonho? Que as pessoas entendam as frases:
A Verdade liberta!
Religião não é prisão, é liberdade, é libertação!
Ser de Deus dá prazer, enche a vida de sentido!
Que os que estão fora abandonem as ilusões de seus preconceitos infundados, e que os que estão dentro aprendam a viver a liberdade com responsabilidade sem forçar ninguém para abraçar a fé, como diria João João Paulo II.
Cada ser humano tem seu processo, cada um descobre a verdade sobre si e sobre as coisas na medida em que se abre para o conhecimento e para a graça de Deus. Do contrário, religião vira prisão, repressão, moralismo pedante que só atrapalha e gera pessoas neuróticas. A religião de Jesus é a do equilíbrio e é exatamente em relação a isso que me pergunto os todos os dias. Estou sendo livre? Estou deixando as pessoas livres para encontrarem o equílibrio? Continuemos nossa busca...
Se o fruto da minha espiritualidade for a liberdade, com toda a certeza estarei seguindo os passos de Jesus! Agora, se o fruto das minhas “rezas” é uma cobrança injusta dos demais, se me transformo numa espécie de xerife do meu grupo de oração o “deus” com quem mantenho contato não é o Deus verdadeiro. Neste último caso é preciso ter muita prudência e paciência para arrancar de dentro de si as falsas imagens de Deus e o apego estéril a um legalismo alienado. Cada vez mais percebo que é urgente proporcionar o encontro das pessoas com o Deus que é amor! Ele é amor! Repitamos sempre e experimentemos esse Deus que não é adocicado, que exige de nós coerência, mas que não nos impõe leis à queima-roupa.
Lembremos sempre...Cristo LIBERTA! Religião é liberdade nunca prisão! Sabendo disso não invente teorias batizando-as de cristãs. Seja livre! Seja de Deus! Seja você mesmo!
Fonte; Comunidade Canção Nova
TJL/
http://odiadossantos.carissimus.com/Cas/CalendarioDosSantos.htm
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário