segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Bom dia evangelho
Ano A – São Mateus
7 de dezembro de 2010 — Terça-feira
Santo Ambrósio
(BDr., Mem., Cor Branca)

Santo Ambrósio é romano, nascido no ano de 340. Eleito bispo de Milão, mostrou-se pastor autêntico, lutou contra o paganismo, o arianismo, a desagregação da sociedade. Foi verdadeiro pai dos pobres, benfeitor dos oprimidos, e defendia-os diante das forças políticas. Suas ideias eram claras e firmes, e tinha raros dotes de administrador. Mas, sobretudo, era amável e bondoso. Chegou a vender vasos sagrados para libertar escravos. Ele é um dos quatro grandes doutores do Ocidente e verdadeiro “mestre da vida”.
Deus nos fala
No meio dos exilados ressoa a voz da libertação que os prepara para a grande viagem em busca da liberdade: a Terra Prometida. O Pai não fica feliz ao “perder” algum de seus filhos, e por isso o busca até encontrá-lo por meio de seu Filho Jesus Cristo.
Responsorial (SALMO - 95)
Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!— Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação.— Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” E os povos ele julga com justiça.
O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas. — Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

Oração
Pai, que eu te dê a alegria de estar sempre em comunhão contigo, e ir ao encontro de quem se extraviou para reconduzi-lo ao amor.

EVANGELHO
Mt 18,12-14
"O Pai que está no céu não quer que nenhum desses pequeninos se perca"
12 O que vocês acham? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, será que ele não vai deixar as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13 Eu garanto a vocês: quando ele a encontra, fica muito mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14 Do mesmo modo, o Pai que está no céu não quer que nenhum desses pequeninos se perca.»

* 10-14: Por que alguém se extravia, isto é, se distancia da comunidade? Certamente por causa do escândalo (vv. 6-9), ou do desprezo daqueles que buscam poder e prestígio. A parábola mostra que a comunidade inteira deve preocupar-se e procurar aquele que se extraviou. A comunidade se alegra quando ele volta para o seu meio, porque a vontade do Pai foi cumprida. Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário do Evangelho
Ovelha perdida e encontrada
Esta parábola da ovelha perdida e encontrada é a expressão da missão de Jesus, enviado do Pai, em acolher e restaurar o convívio comunitário e social daqueles excluídos e considerados marginais e pecadores pelo sistema religioso e social. No Evangelho de Lucas, Jesus narra esta parábola para fariseus que murmuravam porque ele acolhia os pecadores e comia com eles. A ovelha perdida e encontrada significa o excluído pelo sistema religioso das sinagogas e encontrado por Jesus, com grande alegria. As noventa e nove que não precisam do pastor são os fariseus que, hipocritamente se julgando justos, distanciam-se do amor misericordioso de Jesus. Em Mateus a parábola é dirigida à comunidade dos discípulos. Ela se desenvolve em torno do "extraviar" relativo à ovelha. Se um
membro se extravia da comunidade, cabe ir à sua procura, e no seu reencontro se tem a maior alegria. Tudo pelo zelo em atender a vontade do Pai que "deseja que não se perca nenhum desses pequenos". Os pequenos são os membros mais humildes, simples e frágeis na comunidade. Jesus já advertira sobre a gravidade de escandalizar um deles. O reencontro com a vida e seu fortalecimento se dá na comunidade, em comunhão com Jesus. Fora dela fica-se exposto às seduções dos poderosos deste mundo.
Autor: José Raimundo Oliva

A IGREJA CELEBRA HOJE
Santo Ambrósio (Século IV)
Conselheiro e pai espiritual de três imperadores romanos, Graciano, Valentiniano II e Teodósio I, Ambrósio é o símbolo da Igreja nascente, após os sofridos anos de perseguições e vida escondida. Foi graças à sua atuação que a Igreja de Roma conseguiu tratar com o poder público sem servilismo.
Tanto que Ambrósio chegou a repreender asperamente o imperador Teodósio I, obrigando-o a fazer uma penitência pública por ter massacrado a população da Tessalônica para conter uma revolta. A sua figura representa o ideal de bispo pastor, que se deve impor como símbolo de liberdade e de pacificação para o Povo de Deus.
Nasceu em Trèves, atual Alemanha, por volta do ano 339. Era de família cristã: seu pai era alto funcionário do Império Romano, governador de uma província do outro lado dos Alpes, no norte da Itália. Quando o pai morreu, a família foi para Roma, onde Ambrosio estudou direito, retórica e iniciou sua carreira jurídica.
Certa vez, estava em Milão quando o bispo morreu. Bom jurista e funcionário imperial, procurou evitar um conflito nas novas eleições eclesiásticas com um discurso firme e muito sensato. Foi tão sereno e equilibrado que, ao final, a assembléia o aclamou o novo bispo de Milão. Muito surpreso, recusou, dizendo que essa não era a sua intenção, até porque era um pecador, e não era ainda batizado, ainda se preparava para esse sacramento. Mas não adiantou. Logo foi batizado e consagrado.
Desde então, dedicou-se com afinco ao estudo das Sagradas Escrituras. Não era intelectual, mas suas obras litúrgicas, comentários sobre as Escrituras e tratados ascético-morais o fizeram especialista da doutrina cristã e da arte de administrar a comunidade cristã a ele confiada.
A marca do seu apostolado foi impressa pela importância que deu aos valores da virgindade de Maria e dos mártires de Cristo. Considerado o pai da liturgia ambrosiana, recebeu com mérito o título de doutor da Igreja.
Os livros de sua autoria que chegaram até nós são, quase todos, a reprodução de suas pregações e sermões. Agostinho, convertido por ele e um dos seus ouvintes freqüentes, conta que o prestígio dos sermões do bispo Ambrósio de Milão era enorme, graças ao eficaz tom de voz e sua eloqüência com a escolha das palavras. Por isso foi chamado de "o apóstolo da amizade".
Morreu em Milão, em 4 de abril de 397, uma Sexta-Feira Santa. Santo Ambrósio é venerado no dia 7 de dezembro, data em que, no ano 374, foi aclamado pela população bispo de Milão.
TJL@
"Ensine cedo aos teus filhos que o pão dos homem é feito para ser dividido."

Nenhum comentário:

Postar um comentário