terça-feira, 22 de março de 2011

BOM DIA EVANGELHO
23 de março de 2011 — Quarta-feira
Santo do dia : S. Turíbio de Mogrovejo, bispo, +1606, Beato Marcos de Montegalo, presbítero, +1496
2ª Semana da Quaresma
(Cor Roxa)

Precisamos educar nossa natureza humana para que não se torne egoísta e desejosa de poder. A mãe dos filhos de Zebedeu foi pedir a Jesus um lugar de privilégio, de destaque para seus dois filhos. Jesus, porém, mostrou que as coisas não são bem assim, que o importante é assumir primeiro a missão que temos. Pensemos um pouco, se em nossas Comunidades e em nossas atitudes não há desejo de poder e de privilégio. Hoje também colocamos no coração de Deus nossa juventude, para que seja feliz e viva com firmeza sua fé.
Deus nos fala
Há homens que procuram calar o justo e o inocente sofredor, porque suas palavras perturbam suas consciências. Jesus ensina aos discípulos e a nós termos as mesmas atitudes dele: servir e dar a vida.
Oração
Pai, transforma-me em servidor de meus semelhantes, fazendo-me sempre pronto a doar minha vida para que o teu amor chegue até eles.
EVANGELHO
O maior seja aquele que vos serve - Mt 20,17-28
Subindo para Jerusalém, Jesus chamou os doze discípulos...: "Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte... Mas no terceiro dia, ressuscitará". A mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, aproximou-se de Jesus e prostrou-se para lhe fazer um pedido...: "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda". Jesus disse: "Não sabeis o que estais pedindo... o sentar-se à minha direita e à minha esquerda não depende de mim. É para aqueles a quem meu Pai o preparou"... "Sabeis que os chefes das nações as dominam e os grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso escravo. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos".

COMENTÁRIO
Aspiração ao poder de Tiago e João
Neste texto, Mateus, bem como Marcos no seu evangelho, coloca em seqüência o anúncio da Paixão e a narrativa da aspiração ao poder por parte dos discípulos Tiago e João (representados por sua mãe). Estes viam Jesus como um messias davídico que iria implantar de imediato um reino nacionalista. Fica assim estabelecido um contraste entre a revelação, em Jesus, do Deus de amor entre os humildes e frágeis e a incompreensão dos discípulos apegados à religião do deus que, com violência, disputa o poder entre as nações. O amor manifesta-se pelo serviço. A compaixão pelos mais fracos, desamparados e excluídos impele à solidariedade e ao empenho de construir a unidade na sociedade de maneira que todos usufruam plenamente a vida.
A igreja celebra hoje
S. Turíbio de Mogrovejo, bispo, +1606
Era advogado e membro destacado do Tribunal da Santa Inquisição, no sul da Espanha. Embora fosse leigo, seu conhecimento teológico e sua piedade fizeram com que fosse nomeado arcebispo de Lima, pelo Papa Gregório XIII. Recebeu as ordens menores, foi ordenado sacerdote e pouco depois recebeu a sagração episcopal. Modelo de pastor e de verdadeiro benfeitor dos índios, durante 25 anos dedicou-se incansavelmente ao apostolado no Peru.
A Voz do Papa: Quaresma: Por que?
“Se nos perguntarmos: por que a Quaresma? Por que a cruz?, a resposta, em termos radicais, é esta: porque existe o mal, e mais ainda, o pecado, que, de acordo com as Escrituras, é a raiz de todo mal.”(Ângelus – domingo, 13 de março de 2011.)
Pecado: só vem quem tem a Deus
“Quando se elimina Deus do horizonte do mundo, não se pode falar de pecado. Da mesma maneira que, quando o sol se esconde, desaparecem as sombras - a sombra só aparece quando há sol -, assim, o eclipse de Deus comporta necessariamente o eclipse do pecado.”(Ângelus – domingo, 13 de março de 2011.)
Deus: defensor dos pecadores
”Diante do mal moral, a atitude de Deus é opor-se ao pecado e salvar o pecador. Deus não tolera o mal, pois é Amor, Justiça, Fidelidade; e precisamente por esta razão, não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva. Para salvar a humanidade, Deus intervém…”(Ângelus – domingo, 13 de março de 2011.)
Quaresma: Caminhar com Cristo contra o pecado
“De fato, entrar neste período litúrgico significa colocar-se cada vez mais do lado de Cristo contra o pecado, para enfrentar - seja como indivíduos, seja como Igreja - a batalha espiritual contra o espírito do mal (Quarta-Feira de Cinzas, oração coleta).”(Ângelus – domingo, 13 de março de 2011.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário