terça-feira, 15 de março de 2011

Mundo: Como devemos relacionar-nos com ele

“O primeiro passo para uma reta relação com o mundo que nos circunda é justamente o reconhecimento, da parte do homem, da sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas a Sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor: em todas as criaturas e, especialmente, na pessoa humana há uma certa epifania de Deus. «Quem sabe reconhecer no cosmos os reflexos do rosto invisível do Criador, é levado a ter maior amor pelas criaturas» (Bento XVI, Homilia na Solenidade da Santíssima Mãe de Deus, 1º-01-2010).”
BOM DIA EVANGELHO
Terça-feira da 1ª semana da Quaresma-15/MARÇO
Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68
Hoje a Igreja celebra : Santa Luísa de Marillac, viúva, religiosa, +1660, S. Clemente Maria Hofbauer, confessor, +1821, Beato Artémides Zatti, religioso enfermeiro, +1951

Cristo convida-nos a ser pessoas dadas à oração. Ele nos ensinou a rezar, e deu-nos seu exemplo: Nas horas de decisões sérias, Ele se punha na intimidade do Pai. Se Jesus assim fez, quanto mais nós, pobres humanos, precisamos estar na intimidade de Deus. A Quaresma convida-nos à oração íntima com o Pai, mas também à decisão sincera do seguimento de Cristo. Aí está nossa conversão. Contemos com a graça de Deus, mas jamais deixemos de fazer nosso esforço no encontro com o Deus da vida.
Deus nos fala
Deus jamais deixa de se comunicar conosco por meio de sua Palavra, e quem tem fé acolhe-a, e ela produz seus frutos benditos. Na oração o que conta não são as muitas palavras, mas a intensidade e a sinceridade de nossa fé.

Salmos 34(33),4-5.6-7.16-17.18-19.
Enaltecei comigo o SENHOR; exaltemos juntos o seu nome.
Procurei o SENHOR e Ele respondeu me, livrou me de todos os meus temores.
Aqueles que o contemplam ficam radiantes, não ficarão de semblante abatido.
Quando um pobre invoca o SENHOR, Ele atende o e liberta o das suas angústias.
Os olhos do SENHOR estão voltados para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu clamor.
A ira do SENHOR volta se contra os malfeitores, para apagar da terra a sua memória.
Os justos clamaram e o SENHOR atendeu os e livrou os das suas angústias.
O SENHOR está perto dos corações contritos e salva os espíritos abatidos.

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus. Glória a vós, Senhor!

EVANGELHO-6,7-15
Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos.
Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.»
«Rezai, pois, assim:'Pai nosso, que estás no Céu, santificado seja o teu nome,
venha o teu Reino; faça-se a tua vontade, como no Céu, assim também na terra.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia;
perdoa as nossas ofensas, como nós perdoámos a quem nos tem ofendido;
e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Mal.’
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós.
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas.» -Da Bíblia Sagrada

Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Bem aventurada Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Oração: Frescura de uma Fonte, com o Ir. Roger de Taizé (trad. Isabel Figueiredo e Silva) cap.11, pp. 69-70.
«Pai Nosso»
Só há uma voz que se eleva à face da terra: a voz de Cristo. Esta voz reúne e coordena, em Si mesma, todas as vozes que se elevam em oração. Rezar: muitas pessoas não sabem como fazer. Muitas não ousam fazê-lo e muitas não o querem fazer. Na comunhão dos santos, nós agimos e rezamos por elas.
Rezamos em nome daqueles que não rezam. A oração deveria tornar-se a nossa «profissão». Os Apóstolos compreenderam-no na perfeição: quando se aperceberam de que se arriscavam a perder-se na multiplicidade de actividades, decidiram dedicar-se à oração contínua e ao ministério da Palavra (Act 6, 4). [...]
[Deus] permite que falhemos, mas não quer o desânimo. Quer que sejamos cada vez mais como crianças, mais humildes, mais reconhecidos na oração e que não tentemos rezar sós, pois todos pertencemos ao Corpo místico de Cristo, que está sempre em oração. Não se trata de «eu rezo» mas de, em mim e comigo, Jesus rezar e, assim, é o Corpo de Cristo que reza.

A IGREJA CELEBRA HOJE
São Longuinhos ou Longinhos
São Longuinhos viveu no primeiro século, contemporâneo de Jesus, e seria o centurião romano que reconheceu Cristo como sendo o "filho de Deus" na crucificação. Veja Mateus 27:54; Marcos 15:39 e Lucas 23:47. Ele seria o soldado que feriu o lado de Jesus com a sua lança.(Jo :19:34).Provavelmente porque Longinus é derivado do grego "longche" que significa lança.
Diz a tradição que a água que saía do lado ferido de Jesus respingou em seu rosto e ele imediatamente sarou de uma grande problema de visão, e converteu-se, deixou o exército, recebeu instrução dos apóstolos e tornou-se um monge na Caesarea, Capadócia (hoje Turquia) .
Diz a tradição que foi preso e torturado para renegar sua fé tendo seus dentes sido arrancados e a língua cortada, mas o juiz encarregado do martírio ficou cego e Longinhos voltou a falar dizendo ele (juiz) só ficaria curado após a sua morte. Foi imediatamente decapitado e logo após o juiz ficou completamente são e se converteu.
Sua lança é reverenciada como uma relíquia religiosa. É chamada de Sagrada Lança, pois tocou o corpo de Jesus e está preservada em uma igreja da Antióquia. Atualmente, está a mostra no Museu de Viena, na Áustria.
Na Espanha e no Brasil ele é o protetor para encontrar objetos perdidos.
Fonte: Evangelho do Cotidiano - noreply@evzo.org - www.editorasantuario.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário