BOM DIA EVANGELHO
Quarta-feira, 2 de março de 2011
Oitava Semana do Tempo Comum, Ano “A”, 4ª Semana do Saltério, Livro III, cor, Litúrgica Verde
Hoje: Dia da Luta Contra a Censura no Brasil, Dia Nacional do Turismo, Dia Mundial de Oração pela Unidade e a Paz, Dia Mundial de Orações da Mulher
Hoje a Igreja celebra : Santa Inês de Praga, religiosa, +1282, S. Simplício, papa, +483
Antífona: O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama. (Sl 17,19-20)
Salmo: Sl 78(79),8. 9. 11. 13 (R. Eclo 36,1b)
Tende compaixão e olhai por nós, Senhor!
8Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.
9Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!
11Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer!
13Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos.
Evangelho: Marcos (Mc 10,32-45)
Terceiro anúncio da Paixão
Naquele tempo: 32Os discípulos estavam a caminho subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33'Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará.'
35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: 'Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir.' 36Ele perguntou: 'O que quereis que eu vos faça?' 37Eles responderam: 'Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!' 38Jesus então lhes disse: 'Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?' 39Eles responderam: 'Podemos.' E ele lhes disse: 'Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado'.
41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.' Palavra da Salvação!
Leituras paralelas: Mt 20,17-19; Lc 18,31-34
Comentando o Evangelho
Entre vós não seja assim!
A formação dos discípulos exigiu de Jesus estar muito atento ao que se passava no intimo deles. Muitas vezes, seus ensinamentos eram acolhidos de maneira inconveniente. Ou havia descompasso entre o que era-lhes ensinado e o que eles captavam.
Durante a subida para Jerusalém, o Mestre deu-se conta de como seus discípulos estavam pouco sintonizados com ele. Enquanto declarava estar caminhando para a morte, que seria entregue nas mãos dos estrangeiros e sofreria toda sorte de escárnios e flagelos, os quais culminariam com crucifixão, dois de seus discípulos pretendiam garantir os melhores lugares no Reino que imaginavam iria ser instaurado pelo Messias Jesus. Antes que alguém se antecipasse, queriam estar certos de serem os principais beneficiários desse futuro Reno, entendido em termos políticos.
Jesus não admitiu a pretensão dos discípulos. Combateu-a severamente , e indicou como deve se comportar um discípulo do Reino, para se contrapor à mentalidade dos opressores e tiranos deste mundo. O desejo de grandeza deveria ser substituído pelo ideal de serviço, e a busca dos primeiros lugares haveria de ser substituída pelo ideal de colocar-se como último de todos. Bastava que observassem o comportamento do Mestre que procurava estar a serviço de todos e iria dar a própria vida por todos [Missal Cotidiano, Paulus]
São Simplício O Santo deste dia foi um excelente Papa da Igreja Católica, e este testemunho da vida de São Simplício deu-se num período difícil da história da Igreja, pois ocorria a queda do Império Romano. São Simplício liderou o rebanho universal de Cristo do ano de 468 a 483.Simplício viveu num período em que toda a Roma e toda a Itália foram invadidas por vários povos bárbaros: visigodos, hunos, vândalos. Do clero romano Simplício passou à Cátedra de Pedro e como Papa Santo viu a ruína do Império, mas experimentou a assistência do Espírito Santo contra as heresia que graçava ao interno do mundo cristão: Nestorianismo ( Cristo Homem separado do Cristo Deus ) e Monofisismo (Cristo duas naturezas, porém a divina suprimiu a humana).Com a queda da Roma dos Césares, no marco em 476, despontou-se a Roma dos Papas, já que em meio aos conflitos dos bárbaros por causa do poder, foram os Papas, a começar por São Simplício, as autoridades máximas no campo moral e jurídico apta para promover a paz e a justiça. Por fim, São Simplício faleceu no ano de 483, na cidade de Roma onde soube conciliar a luta diária no interno e externo da Igreja Militante, até entrar vitorioso na Igreja Triundante, por que lutou e Deus salvou.São Simplício...rogai por nós! Santa Inês de Praga, religiosa, +1282 (ou da Boémia)Santa Inês de Praga, nasceu em 1208. Pertencia à família real, pois Otocaro I, seu pai, era rei da Boémia. Educada por monges, recusou-se a casar com Frederico II, imperador da Alemanha, contando para isso com o apoio do papa Gregório IX. Foi uma mulher activa e preocupada com os problemas de seu tempo. Dedicou-se de corpo e alma ao serviço dos pobres, fundando para eles um hospital, onde se estabeleceu em pobreza absoluta, renunciando às rendas e vivendo de esmolas e doações.Incentivou e apoiou os Franciscanos e as Clarissas, para quem fundou dois mosteiros. Santa Clara, a quem devotava grande amizade, chamava-a de "metade de minha alma". Ingressou, mais tarde, no convento das Clarissas, por ela própria fundado, onde foi nomeada abadessa. Morreu no dia 2 de Março de 1282 em Praga, onde nasceu.
O cuidado com a vida no planeta
Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida - SP
A Campanha da Fraternidade de 2011 tem como tema: “A Fraternidade e a vida no planeta”, e como lema: “A criação geme em dores de parto”. O assunto principal desta Campanha é o fenômeno do aquecimento global provocado pelas mudanças climáticas.
De fato, é muito comum a gente ouvir, principalmente das pessoas mais humildes, que os tempos estão mudados, que as chuvas, o frio e o calor não são como antigamente. As pessoas dizem que o clima está diferente, e está mesmo, todo mundo percebe isso. E quanto sofrimento isso causa? Basta lembrar os mortos, os desabrigados, os que tiveram que migrar por causa da seca, os que perderam tudo. Diante dessa situação, precisamos pensar em duas coisas: a solidariedade para com as vítimas e a nossa contribuição para diminuir as tragédias.
Deus, que é nosso Pai e quer que todos nós vivamos como irmãos, exige de nós a solidariedade com os sofredores. A caridade é a palavra de ordem do cristão, que deve em tudo viver o mandamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. O nosso amor com os sofredores e necessitados deve se tornar gesto concreto, principalmente, por causa das palavras de Jesus: “Tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes”.
Por outro lado, a partir de atitudes simples, podemos contribuir para melhorar a situação. Uma primeira é a questão do lixo. Quanto mais evitarmos produzir lixo, menos entulho colocaremos nas ruas, evitando entupir bueiros e tubulações, assim como, a proliferação de doenças. Com essa atitude, também diminuiremos a emissão de gases poluentes na atmosfera, que agrava o aquecimento global. Para isso, também é importante lembrar que quanto menos coisas supérfluas consumirmos, quanto mais levarmos uma vida sóbria, menos consumista, tanto menos lixo produziremos, e também, diminuiremos a exploração de matéria prima, o desmatamento e a poluição causada pela indústria e pelo transporte dos produtos. Outra atitude que ajuda é conversar sobre esses problemas para que outras pessoas também tomem consciência de sua responsabilidade com a preservação do meio-ambiente.
Que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, una todos os brasileiros nessa corrente que é a Campanha da Fraternidade, para que todos nós e as gerações futuras possam ter uma vida melhor. [CNBB]
Aconteceu no dia 2 de março:
1897: Guerra de Canudos: um terceiro ataque é realizado pela expedição Antônio Moreira César, composta de 1200 homens
O dever leva-nos a fazer as coisas bem, mas o amor nos conduz
a fazê-las com perfeição. (Philips Brooks)
AQUÍ: http://sao-tarcisio.blogspot.com/
F: WWW.PAULINAS.ORG.BR-WWW.MUNDOCATOLICO.ORG.BR-WWW.PADREMARCELOROSSI.COM.BR
Quarta-feira, 2 de março de 2011
Oitava Semana do Tempo Comum, Ano “A”, 4ª Semana do Saltério, Livro III, cor, Litúrgica Verde
Hoje: Dia da Luta Contra a Censura no Brasil, Dia Nacional do Turismo, Dia Mundial de Oração pela Unidade e a Paz, Dia Mundial de Orações da Mulher
Hoje a Igreja celebra : Santa Inês de Praga, religiosa, +1282, S. Simplício, papa, +483
Antífona: O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama. (Sl 17,19-20)
Salmo: Sl 78(79),8. 9. 11. 13 (R. Eclo 36,1b)
Tende compaixão e olhai por nós, Senhor!
8Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.
9Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!
11Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer!
13Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos.
Evangelho: Marcos (Mc 10,32-45)
Terceiro anúncio da Paixão
Naquele tempo: 32Os discípulos estavam a caminho subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33'Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará.'
35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: 'Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir.' 36Ele perguntou: 'O que quereis que eu vos faça?' 37Eles responderam: 'Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!' 38Jesus então lhes disse: 'Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?' 39Eles responderam: 'Podemos.' E ele lhes disse: 'Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado'.
41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.' Palavra da Salvação!
Leituras paralelas: Mt 20,17-19; Lc 18,31-34
Comentando o Evangelho
Entre vós não seja assim!
A formação dos discípulos exigiu de Jesus estar muito atento ao que se passava no intimo deles. Muitas vezes, seus ensinamentos eram acolhidos de maneira inconveniente. Ou havia descompasso entre o que era-lhes ensinado e o que eles captavam.
Durante a subida para Jerusalém, o Mestre deu-se conta de como seus discípulos estavam pouco sintonizados com ele. Enquanto declarava estar caminhando para a morte, que seria entregue nas mãos dos estrangeiros e sofreria toda sorte de escárnios e flagelos, os quais culminariam com crucifixão, dois de seus discípulos pretendiam garantir os melhores lugares no Reino que imaginavam iria ser instaurado pelo Messias Jesus. Antes que alguém se antecipasse, queriam estar certos de serem os principais beneficiários desse futuro Reno, entendido em termos políticos.
Jesus não admitiu a pretensão dos discípulos. Combateu-a severamente , e indicou como deve se comportar um discípulo do Reino, para se contrapor à mentalidade dos opressores e tiranos deste mundo. O desejo de grandeza deveria ser substituído pelo ideal de serviço, e a busca dos primeiros lugares haveria de ser substituída pelo ideal de colocar-se como último de todos. Bastava que observassem o comportamento do Mestre que procurava estar a serviço de todos e iria dar a própria vida por todos [Missal Cotidiano, Paulus]
São Simplício O Santo deste dia foi um excelente Papa da Igreja Católica, e este testemunho da vida de São Simplício deu-se num período difícil da história da Igreja, pois ocorria a queda do Império Romano. São Simplício liderou o rebanho universal de Cristo do ano de 468 a 483.Simplício viveu num período em que toda a Roma e toda a Itália foram invadidas por vários povos bárbaros: visigodos, hunos, vândalos. Do clero romano Simplício passou à Cátedra de Pedro e como Papa Santo viu a ruína do Império, mas experimentou a assistência do Espírito Santo contra as heresia que graçava ao interno do mundo cristão: Nestorianismo ( Cristo Homem separado do Cristo Deus ) e Monofisismo (Cristo duas naturezas, porém a divina suprimiu a humana).Com a queda da Roma dos Césares, no marco em 476, despontou-se a Roma dos Papas, já que em meio aos conflitos dos bárbaros por causa do poder, foram os Papas, a começar por São Simplício, as autoridades máximas no campo moral e jurídico apta para promover a paz e a justiça. Por fim, São Simplício faleceu no ano de 483, na cidade de Roma onde soube conciliar a luta diária no interno e externo da Igreja Militante, até entrar vitorioso na Igreja Triundante, por que lutou e Deus salvou.São Simplício...rogai por nós! Santa Inês de Praga, religiosa, +1282 (ou da Boémia)Santa Inês de Praga, nasceu em 1208. Pertencia à família real, pois Otocaro I, seu pai, era rei da Boémia. Educada por monges, recusou-se a casar com Frederico II, imperador da Alemanha, contando para isso com o apoio do papa Gregório IX. Foi uma mulher activa e preocupada com os problemas de seu tempo. Dedicou-se de corpo e alma ao serviço dos pobres, fundando para eles um hospital, onde se estabeleceu em pobreza absoluta, renunciando às rendas e vivendo de esmolas e doações.Incentivou e apoiou os Franciscanos e as Clarissas, para quem fundou dois mosteiros. Santa Clara, a quem devotava grande amizade, chamava-a de "metade de minha alma". Ingressou, mais tarde, no convento das Clarissas, por ela própria fundado, onde foi nomeada abadessa. Morreu no dia 2 de Março de 1282 em Praga, onde nasceu.
O cuidado com a vida no planeta
Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida - SP
A Campanha da Fraternidade de 2011 tem como tema: “A Fraternidade e a vida no planeta”, e como lema: “A criação geme em dores de parto”. O assunto principal desta Campanha é o fenômeno do aquecimento global provocado pelas mudanças climáticas.
De fato, é muito comum a gente ouvir, principalmente das pessoas mais humildes, que os tempos estão mudados, que as chuvas, o frio e o calor não são como antigamente. As pessoas dizem que o clima está diferente, e está mesmo, todo mundo percebe isso. E quanto sofrimento isso causa? Basta lembrar os mortos, os desabrigados, os que tiveram que migrar por causa da seca, os que perderam tudo. Diante dessa situação, precisamos pensar em duas coisas: a solidariedade para com as vítimas e a nossa contribuição para diminuir as tragédias.
Deus, que é nosso Pai e quer que todos nós vivamos como irmãos, exige de nós a solidariedade com os sofredores. A caridade é a palavra de ordem do cristão, que deve em tudo viver o mandamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. O nosso amor com os sofredores e necessitados deve se tornar gesto concreto, principalmente, por causa das palavras de Jesus: “Tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes”.
Por outro lado, a partir de atitudes simples, podemos contribuir para melhorar a situação. Uma primeira é a questão do lixo. Quanto mais evitarmos produzir lixo, menos entulho colocaremos nas ruas, evitando entupir bueiros e tubulações, assim como, a proliferação de doenças. Com essa atitude, também diminuiremos a emissão de gases poluentes na atmosfera, que agrava o aquecimento global. Para isso, também é importante lembrar que quanto menos coisas supérfluas consumirmos, quanto mais levarmos uma vida sóbria, menos consumista, tanto menos lixo produziremos, e também, diminuiremos a exploração de matéria prima, o desmatamento e a poluição causada pela indústria e pelo transporte dos produtos. Outra atitude que ajuda é conversar sobre esses problemas para que outras pessoas também tomem consciência de sua responsabilidade com a preservação do meio-ambiente.
Que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, una todos os brasileiros nessa corrente que é a Campanha da Fraternidade, para que todos nós e as gerações futuras possam ter uma vida melhor. [CNBB]
Aconteceu no dia 2 de março:
1897: Guerra de Canudos: um terceiro ataque é realizado pela expedição Antônio Moreira César, composta de 1200 homens
O dever leva-nos a fazer as coisas bem, mas o amor nos conduz
a fazê-las com perfeição. (Philips Brooks)
AQUÍ: http://sao-tarcisio.blogspot.com/
F: WWW.PAULINAS.ORG.BR-WWW.MUNDOCATOLICO.ORG.BR-WWW.PADREMARCELOROSSI.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário