terça-feira, 7 de junho de 2011

Bom dia evangelho
Dia 07 de Junho — Terça-feira
7ª Semana da Páscoa
(Pref. da Ascensão, Cor Branca)
Semana de oração pela unidade dos cristãos

Na liturgia desta semana caminhamos para a grande celebração de Pentecostes. O Espírito Santo é fonte da santidade e da luz da verdade. Ele está presente em cada um dos que são capazes de recebê-lo, e a todos dá a totalidade da graça. Nele nosso coração eleva-se, os fracos encontram forças, e todos os que progridem nele chegam à perfeição. E nossa vocação é mesmo para a unidade, o fervor apostólico e a santidade. Que Ele nos desperte como Igreja para a missão.
Antífona de Entrada(Ap 1,17-18)
Eu sou o Primeiro e o Último, aquele que vive. Estive morto, e eis que estou vivo para sempre, aleluia!


Livro de Salmos 68(67),10-11.20-21.
Fizeste cair, ó Deus, a chuva com abundância; restauraste as forças à tua herança extenuada.
O teu povo ficou restabelecido, e Tu, ó Deus, reconfortaste o pobre com a tua bondade.
Bendito seja o Senhor, dia após dia; Ele cuida de nós; Ele é o Deus da nossa salvação.
Ele é o nosso Deus, é um Deus que salva. Na verdade, o SENHOR Deus é aquele que nos livra da morte!
Deus nos fala
O apóstolo demonstra que seu apostolado é fruto do Espírito, pois foi sempre disponível aos desígnios do Senhor. A fé sempre é posta à prova, pois nem sempre é Tabor nossa vida e nossa missão. É preciso enfrentar o horto, o Calvário, o sepulcro e até a morte.


Oração
Pai, reforça minha disposição a ser discípulo de teu Filho. Assim, poderei caminhar para ti com a segurança de quem se deixa iluminar pela verdadeira luz.

EVANGELHO
Que conheçam a ti, ó Pai
Jo 17,1-11a
Assim Jesus falou, e elevando os olhos ao céu, disse: "Pai, chegou a hora. Glorifica teu filho, para que teu filho te glorifique, assim como deste a ele poder sobre todos, a fim de que dê vida eterna a todos os que lhe deste. (Esta é a vida eterna: que conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que enviaste.) Eu te glorifiquei na terra, realizando a obra que me deste para fazer. E agora Pai, glorifica-me junto de ti mesmo, com a glória que eu tinha, junto de ti, antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que, do mundo, me deste. Eles eram teus e tu os deste a mim; e eles guardaram a tua palavra... e reconheceram que eu saí de junto de ti e creram que tu me enviaste. Eu rogo por eles. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Eu já não estou no mundo; mas eles estão no mundo, enquanto eu vou para junto de ti".

Comentário ao Evangelho do dia feito por :
São Justino (c. 100-160), filósofo e mártir
Diálogo com Trifão, 2-4,7-8; PG 6, 478-482,491
«Esta é a vida eterna: que Te conheçam a Ti, único Deus verdadeiro»
A minha alma estava impaciente por aprender aquilo que é o princípio e a essência da filosofia. [...] A inteligência das coisas incorpóreas cativava-me inteiramente; a contemplação das ideias dava asas ao meu pensamento. Imaginei-me sábio em pouco tempo e até fui suficientemente tolo para esperar ver a Deus de imediato, pois tal é o objectivo da filosofia de Platão. Nesse estado de espírito, [...] dirigi-me a um sítio isolado junto ao mar, onde esperava ficar só, quando um velhinho começou a seguir-me. [...]
─ O que te trouxe aqui? ─ perguntou-me.
─ Gosto deste género de caminhadas [...], são muito favoráveis à meditação filosófica. [...]
─ A filosofia traz, portanto, a felicidade? ─ quis ele saber.
─ Certamente ─ respondi ─, e apenas ela. [...]
─ Então a que é que tu chamas Deus?
─ Deus é Aquele que é sempre idêntico a Si próprio e dá o ser a tudo o resto.
─ E como é que os filósofos podem ter uma ideia concreta de Deus, se não O conhecem, visto que nunca O viram, nem escutaram?
─ Mas ─ respondi ─, a divindade não é visível aos nossos olhos como o são os outros seres; não é acessível senão à inteligência, como diz Platão; e eu concordo com ele. [...]
─ Houve, já há muito tempo ─ disse o velho ─, homens anteriores a todos esses pretensos filósofos, homens felizes, justos e amigos de Deus. Falavam inspirados pelo Espírito de Deus e prediziam um futuro agora realizado: chamamos-lhes profetas. Só eles viram a verdade e a anunciaram aos homens. [...] Os que os lêem podem, se tiverem fé neles, tirar grande proveito dessa leitura. [...] Eles eram testemunhas fiéis da verdade. [...] Glorificaram o criador do universo, Deus e Pai, e anunciaram Aquele que Ele enviou, Cristo, Seu Filho. [...] E tu, antes de mais, reza para que as portas da luz te sejam abertas, pois ninguém pode ver nem entender, se Deus ou o Seu Cristo não lhe derem o dom de compreender. [...]
Nunca mais o vi mas, subitamente, acendeu-se um fogo na minha alma; fiquei cheio de amor pelos profetas, por esses homens que são amigos de Cristo. Reflectindo nas palavras do ancião, reconheci que essa era a única filosofia segura e proveitosa.


A IGREJA CELBRA HOJE

São Marcelino Champagnat
Hoje lembramos um Santo recentemente canonizado pelo Papa João Paulo II, e que é o fundador dos Irmãos Maristas. Marcelino José Bento nasceu na França em 1789.
De família camponesa Marcelino , grande devoto da Santíssima Virgem , lutou muito com a Graça, para conseguir entrar, formar-se e ser ordenado sacerdote da Igreja de Cristo, ele que como Padre destacou-se por ser um pastor ocupado com a caridade, doentes e principalmente com a educação das crianças e jovens. Certa vez este homem situado na sua época, que sofria com Revolução Francesa, deparou-se com um jovem que morria fisicamente e espitualmente por não conhecer a Deus.
Provocado pela realidade São Marcelino Champagnat, foi se abrindo, com outros, ao Carisma que o afastou de suas atividades paroquias para dirigir a Congregação dos Irmãos Maristas fundada por ele. Esta Congregação que foi uma Providência Divina para a Sociedade, como ainda o é, não é formada por Padres, mas sim, irmãos consagrados ao apostolado do ensino, visando principalmente os mais desfavorecidos. São Marcelino José Bento viu esta obra de Deus crescendo, até que aos 51 anos morreu e entrou na Igreja Triunfante.
São Marcelino Champagnat...rogai por nós!
tjl@- www.acidigital.com - www.vatican.va
www.paulians.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário