sexta-feira, 17 de junho de 2011

BOM DIA EVANGELHO
Dia 17 de Junho — Sexta-feira
11ª Semana Comum -Santíssimo Nome de Jesus – 4
(Cor Branca)
Santo do dia : S. Bessário, eremita, séc. IV, S. Rainério de Pisa, peregrino, +1160

Foi o Anjo Gabriel que revelou a Maria que o nome do Filho de Deus seria Jesus (Lc 1,31), identificando já sua missão. Somente nele é que encontramos de fato a salvação; somente ele como nos afirma São Bernardo: “Ilumina, conforta e nutre; é luz, remédio e alimento”. É no Nome de Jesus que colocamos toda a nossa confiança e o mais profundo respeito. Junto com o Nome de Maria Santíssima, seja o Nome de Jesus a primeira palavra que dizemos no início do dia e no final do mesmo. Bendito seja o nome de Jesus, hoje e sempre!

Livro de Salmos 34(33),2-3.4-5.6-7.
Em todo o tempo, bendirei o SENHOR; o seu louvor estará sempre nos meus lábios.
A minha alma gloria se no SENHOR! Que os humildes saibam e se alegrem.
Enaltecei comigo o SENHOR; exaltemos juntos o seu nome.
Procurei o SENHOR e Ele respondeu me, livrou me de todos os meus temores.
Aqueles que o contemplam ficam radiantes, não ficarão de semblante abatido.
Quando um pobre invoca o SENHOR, Ele atende o e liberta o das suas angústias.
Oração
Pai, dá-me sabedoria suficiente para buscar sempre o tesouro verdadeiro, e assim estar seguro de que em ti coloquei o meu coração.

Antífona de Entrada(Fl 2,10-11)
Ao nome de Jesus todo joelho se dobre no céu, na terra e nos abismos, e toda língua proclame, para glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor.

EVANGELHO
Não ajunteis tesouros aqui - Mt 6,19-23
"Não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. A lâmpada do corpo é o olho: se teu olho for límpido, ficarás todo cheio de luz. Mas se teu olho for ruim, ficarás todo em trevas. Se, pois, a luz em ti é trevas, quão grandes serão as trevas!

Comentário do Evangelho
Os tesouros no céu
Com absoluta clareza os evangelhos registram a denúncia de Jesus à acumulação das riquezas. Nos primeiros séculos do cristianismo os Padres da Igreja, notadamente Basílio, Ambrósio, João Crisóstomo, Cirilo de Alexandria, já caracterizavam a acumulação da riqueza como sendo fruto da injustiça. Nos evangelhos a ambição da riqueza é descartada com a proclamação da bem-aventurança dos pobres. Lucas acrescenta a esta bem-aventurança a lamentação sobre os ricos. Segundo a "doutrina da retribuição" do Primeiro Testamento, presente em certos ambientes cristãos, o enriquecimento pessoal seria sinal da benção de Deus e a pobreza seria sinal de castigo. Jesus rejeita tais concepções, com uma inversão de critérios. Esta inversão atinge frontalmente o projeto de acumulação capitalista. A injusta acumulação de bens torna o coração tão corrompido quanto às riquezas acumuladas. Os tesouros no céu são conquistados pela união de coração e de vontade com Deus, com o empenho no resgate e no cultivo da vida, particularmente entre os excluídos. O olho é a lâmpada do coração. O olho fixo nas riquezas traz trevas ao coração. O olho sensível ao sofrimento do irmão é luz para o coração. José Raimundo Oliva

A igreja celebra hoje
São Manuel
Com muito alegria contemplamos neste dia a vida e morte de São Manuel, que tem o nome orieundo de Emanuel, que biblicamente significa Deus-conosco. São Manuel tornou-se uma testemunha do Evangelho que mereceu o mais alto elogio: Mártir do Senhor.
Aconteceu que no ano de 313 ocorreu no Império Romano, por parte de Constantino Magno, o Edito de Milão, que deu liberdade religiosa para todos os cultos inclusive o Cristão, o qual estava nas catacumbas devido a ignorância e perseguição de muitos Imperadores. Infelizmente com a morte de Constantino, quem assumiu foi seu sobrinho Juliano, o apóstota, ou seja,um traidor da fé Católica e renegador do Batismo, isto em 361.
Com a proclamação de Juliano para o Imperador todo o Império ficou cheio das mitologias pagãs e os cristãos começaram novamente a serem perseguidos, interna e externamente. Neste contexto é que aconteceu o martírio de São Manuel, já que sendo embaixador do Império Persa foi com outros cristãos, em missão de paz para negociar com Juliano. Ao saber que se tratava de cristãos, o tirano Imperador obrigou-os a cultuarem os deuses, coisa que não aconteceu, por isso Manuel preferiu no anos de 363 decapitado juntamente com os outros fiéis a Cristo e sua Igreja.
São Manuel...rogai por nós!

TJL@WWW.ACIDIGITAL.COM.BR- WWW.VATICAN.VT-WWW.PAULINAS.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário