quarta-feira, 29 de junho de 2011

BOM DIA EVANGELHO
Dia 29 — Quarta-feira

13ª Semana Comum
Formulário do 13° Domingo Comum
(Cor Verde)

A presença do Reino de Deus faz sucumbir o reino da maldade. A presença de Cristo faz a vida florescer de novo, pois o mal opõe-se a tudo o que é vida, porque está a favor da morte. Os moradores daquela região não se entusiasmaram com o feito e a presença de Jesus. A estrutura do mal pode seduzir-nos e enganar. Outros, porém, acolheram e admiraram a força e o poder de Cristo. O evangelho é a verdade, e traz-nos vida e libertação.
Oração
Pai, coloca-me bem junto de teu Filho Jesus, para que as forças do mal não prevaleçam contra mim nem me mantenham prisioneiro de seu poder opressor.
Salmo
O anjo do Senhor se acampa em volta dos que o temem. Sl 34(33)

Deus nos fala
Cumpriu-se a promessa feita por Deus, e de Abraão e Sara nasceu Isaac, o filho da promessa. O plano de Deus realiza-se muito além da fraqueza humana.Os homens bebem na fonte da vida, e depois de saciada a sede, rejeitam a fonte que lhes deu vida: eis a contradição humana.

Evangelho
Mt 8, 28-34 Jesus desaliena os homens-

* 28 Quando Jesus chegou à outra margem, à terra dos gadarenos, foram ao encontro dele dois homens possuídos pelo demônio. Saíam do meio dos túmulos e eram muito selvagens, de modo que ninguém podia passar por esse caminho. 29 Então eles gritaram: «Que é que há entre nós, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?»30 Havia, ao longe, uma grande manada de porcos que estavam pastando. 31 Os demônios suplicavam: «Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos.» 32 Jesus disse: «Podem ir.» Os demônios saíram, e foram para os porcos; e eis que toda a manada se atirou monte abaixo para dentro do mar e morreu afogada.33 Os homens que guardavam os porcos saíram correndo, foram à cidade e contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34 Então toda a cidade saiu ao encontro de Jesus. Vendo-o, começaram a suplicar que Jesus se retirasse da região deles. * 28-34: Cf. nota em Mc 5,1-20. Para desalienar os homens não existe limite de espaço («aqui») e de tempo («antes do tempo»). Mateus mostra que Jesus realizou sua ação libertadora, mesmo que para isso tivesse que «invadir» áreas pagãs, consideradas propriedade do demônio.Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Comentário do Evangelho
A conversão leva à pregação

Mateus resume aqui uma narrativa de Marcos para inseri-la em sua coleção de dez milagres de Jesus. Em Marcos a narrativa tem um sentido missionário: um possesso que foi libertado passou a anunciar Jesus no território gentílico da Decápole. A conversão leva à pregação. Em Mateus a narrativa é centrada na expulsão dos demônios e Mateus a acentua colocando dois possessos. Mateus quer realçar o aspecto messiânico de Jesus que vence os demônios. Com a expressão "atormentar antes do tempo", Jesus é visto como o juiz escatológico que no fim dos tempos lançará o demônio aos tormentos (Apo 20,10). O sacrifício inútil dos porcos leva a perceber o simbolismo usado pela tradição de origem judaica. A narrativa ainda mostra que Jesus, com sua prática libertadora, encontra resistência dos mais favorecidos, moradores da cidade, que pedem que se retire dali. F.:José Raimundo Oliva


A igreja celebra hoje
Santos Pedro e Paulo

- Solenemente hoje celebramos na Igreja Universal a santidade de vida dos pais e fundadores da Roma cristã : São Pedro e Paulo. Esta grande festa foi instituída no século IV antes mesmo da definida data do Natal, e de costume rezam-se três Missas: A primeira na basílica São Pedro no Vaticano, a segunda na basílica de São Paulo e a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde as relíquias dos santos tiveram por um tempo escondidas.Na Igreja do Brasil esta solenidade celebraremos no próximo domingo, onde coincidirá com o dia do Papa, por isso naquele dia partilharemos sobre a vida de São Pedro, e hoje vamos discorrer sobre a outra coluna da Igreja primitiva: São Paulo. Nascido em Tarso da Cicília possuia um nome judeu Saulo e outro romano Paulo, e este que era cidadão romano foi para Jerusalém onde recebeu sólida formação nas Sagradas Escritura e no cumprimento da Lei, ao ponto de tornar-se um fariseu modelo.Antes de perseguidor dos cristão Paulo era um perseguido por Jesus Cristo, por isso foi alcançado pelo Senhor quando caiu do cavalo e começou a encontrar progressivamente sua vocação de: "Servo de Deus, apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade" ( Tt 1,1 ). São Paulo a partir de Antioquia na Síria foi quem, com Barnabé, realizou três grandes expedições missionárias objetivo de anunciar a Boa Nova para os gentios, além de visitar e firmar suas Comunidades ora pessoalmente, ora com suas cartas pastorais, isto como uma perseverante luta por causa de Jesus e a Igreja; foi ele mesmo quem testemunhou antes de seu martírio por decapitação em 67 em Roma: " Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé"( 2Tm 4, 7 ).

Salmo 33
Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia. O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva.
Quando você carrega uma Bíblia, Satanás fica com dor de cabeça..
Quando você abre a Bíblia, ele desmorona...
Quando ele vê você lendo a Bíblia, ele desmaia...
Quando ele vê você vivendo o que você lê, ele foge...
E quando você estiver a ponto de repassar esta mensagem... ele tentará desencorajar você...
Eu acabei de vencer estes obstáculos, pela Graça de Deus! TJL@29062011-0856LT
TJL@-WWW.ACIDIGITAL.COM.BR-WW.VATICAN.VT-WWW.PAULINAS.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário