quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bom dia Evangelho
Dia 08 de Junho — Quarta-feira
7ª Semana da Páscoa
(Pref. da Páscoa ou Ascensão, Cor Branca)
Semana de oração pela unidade dos cristãos

Jesus reza ao Pai pela unidade dos cristãos todos e dos apóstolos, para que estejam unidos a Ele e ao Pai, e assim recebam o Espírito Santo. Desse modo a Igreja inteira está reunida pela unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos bebem da mesma fonte. O Espírito habita no coração dos fiéis e faz de cada criatura humana seu templo. Deixemo-nos amar por Deus e sejamos apóstolos verdadeiros de seu Reino.
Santo do dia : Beata Maria do Divino Coração, religiosa, +1899, Santa Quitéria, virgem, mártir, séc. II, Beato Francisco Aranha, religioso, mártir, +1583
Antífona de Entrada (Sl 46,2)
Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria, aleluia!


Livro de Salmos 68(67),29-30.33-35a.35b-36c.
Ó Deus, mostra o teu poder, aquele poder com que intervieste em nosso favor.
No teu santuário, em Jerusalém, os reis virão oferecer te presentes.
Louvai a Deus, reinos da terra, cantai hinos ao Senhor!
Ele avança pelos céus eternos e faz ouvir a sua voz, que é poderosa.
Reconhecei o poder de Deus! A sua majestade resplandece sobre Israel; o seu poder alcança a vastidão das nuvens.
Deus é temível no seu santuário, o Deus de Israel dá força e poder ao seu povo. Bendito seja Deus!

Deus nos fala
O apóstolo manifesta grande confiança na Palavra do Senhor e na sua graça, e transmite isso para a Comunidade inteira. Jesus sabe das dificuldades que os discípulos vão enfrentar no anúncio do evangelho, e por isso pede ao Pai que os conserve na unidade.

Oração
Pai, reforça minha fidelidade a Jesus, de maneira que o Maligno não prevaleça sobre mim. Protege-me contra a maldade do mundo, consagrando-me na verdade.

EVANGELHO
Que todos sejam um com o Pai, o Filho e o Espírito Santo
Jo 17,11b-19

Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um, como nós somos um. Quando estava com eles, eu os guardava em teu nome... Eu os guardei, e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. Agora, porém, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas estando ainda no mundo, para que tenham em si a minha alegria em plenitude. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Eu não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Consagra-os pela verdade: a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que também eles sejam consagrados na verdade. Da Bíblia Sagrada

Comentário ao Evangelho do dia feito por :
São Máximo, o Confessor (c. 580-662), monge e teólogo
Mistagogia, 1
«Para serem um só, como Nós somos»
A Igreja possui a marca e a imagem de Deus porque tem a mesma actividade que Ele. [...] Deus trouxe todas as coisas à existência por meio do Seu poder infinito, e contém-nas, reúne-as e circunscreve-as. Ele liga fortemente todos os seres, uns aos outros e a Si próprio, na Sua Providência. [...]
A Santa Igreja manifestará para connosco os mesmos efeitos que Deus, de Quem é imagem. Numerosos, quase inumeráveis, são os homens, as mulheres, as crianças, distintos uns dos outros, infinitamente diferentes por nascimento, traços, nacionalidade e língua, género de vida e idade, aptidões, costumes, hábitos, conhecimento, fortuna, carácter e relações. Mas todos nascem nesta Igreja e, pela sua obra, todos renascem para uma vida nova, recriados pelo Espírito Santo.
A todos, a Igreja deu [...] uma só forma, um só nome divino: ser de Cristo e ter o Seu nome. Ela dá também a todos uma maneira de ser única, que não permite distinguir as numerosas diferenças que existem entre eles [...], devido à reunião de tudo nela. É por eles, seus membros, que absolutamente ninguém fica separado da comunidade, uma vez que todos convergem uns para os outros, todos estão ligados pela acção do poder indivisível da graça e da fé. Está escrito que todos têm «um só coração e uma só alma» (Act 4,32) [...]; ser um só Corpo formado por membros tão diversos é realmente digno do próprio Cristo, que é a nossa verdadeira Cabeça (cf. Cl 1,18). O apóstolo Paulo diz: «N'Ele não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem e mulher, porque todos sois um só em Cristo Jesus» (Gl 3,28). [...] É assim, pois, que a Santa Igreja é feita à imagem de Deus, uma vez que realiza entre os crentes a mesma união que Deus realiza entre eles.

Celebramos hoje: São Efrém
Conhecido também como São Ephraem, o Sírio
Nasceu em Nisibis, Mesopotânia, na Síria , (hoje Turquia) cerca de 306 DC. Efrém dirigiu a escola local de catecismo servindo sob a orientação de São James de Nibisis e acompanhou James ao Consílho de Nicaea em 325.Quando a cidade de Nibisis passou para o controle dos Persas Efrem foi para Edessa onde ele se tornou um diácono e escreveu vários comentários sobre as Escrituras e vários hinos. Após visitar São Basilio na Caesarea em 370 Efrém retornou a Edessa para servir os pobres e os necessitados em um período de extrema fome na região. Ele morreu em 9 de junho de 373 em Edessa.
A fama de São Ephaem está nos seu escritos e nas suas homilias que podem ser lidas em voz alta, porque rimam como hinos. Escreveu os primeiro hinos que foram compostos para uso popular e usado com um caráter didático para a época e em geral eram dirigidos contra as heresias. Ele é o responsável pela introdução dos hinos no culto popular. Notável são os seu hinos Nibesianos e os cântigos para estações do ano. É chamado a "Harpa do Espirito Santo".
Varias composições a ele atribuídas ainda são usadas nas igrejas Sírias e sua reputação espalhou-se pelos países de língua grega antes mesmo de sua morte. O hino inglês "Receba o Senhor" foi traduzidos dos hinos de São Ephrem em sirílico.
Ele escreveu ainda vários comentários aos livros bíblicos e um testamento espiritual que foi aditado mais tarde com sua própria letra.
Todo o trabalho de São Ephem é elevado em estilo, em expressão, cheio de imagens e era um teólogo que escrevia como um poeta. É considerado um grande escolástico na Igreja Síria e muitos dos seus trabalhos foram traduzidos para o Grego, Armênio e Latin.
São Ephrem era devotado a Virgem Maria e frequentemente invocou a Imaculada Conceição como sua devoção absoluta bem antes do assunto ser discutido pela Igreja e ser considerado um dogma de fé.
Ele tinha certeza da absoluta falta de todos os pecados, inclusive o original, á Virgem Maria. Ele é sempre invocado como testemunha da Imaculada Concepção de Maria porque, segundo a tradição ele, em seus escritos, teria tido uma visão da Virgem e com isto podia provar sua tese com clareza absoluta.
Ele é muito venerado na Igreja Oriental .
Foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Benedito XV(1914-1922).
Sua festa é celebrada no dia 8 de junho
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um eremita sentado numa coluna ou 2) entre dois pilares do céu; ou 3) numa caverna com um livro; 4)com uma cruz na sua sobrancelha apontando cima ou 5) com os olhos cheio de lagrimas.
tjl@ -fontes: www.acidigital.com-www.vatican.va - www.paulians.org.br- www.padremarcelorossi.com.br - www.cancaonova.org.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário