quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Bom dia evangelho-02.fev.012

BOM DIA EVANGELHO
Dia 02 de Fevereiro — Quinta-feira
Apresentação do Senhor-(Gl., Pf. Pr., Bênção das Velas, Cor Branca


Passados os quarenta dias do Natal, hoje, com Simeão e Ana, contemplamos o Menino Deus, o Verbo encarnado entre nós, que é conduzido ao Templo de Jerusalém. Quisera Deus que Ele seja conduzido também ao templo de nosso coração. Que este gesto de Maria e de José nos ajude a contemplar esse mistério insondável do Deus que assume nossa condição humana, para nos divinizar. Com nossas velas acesas nas mãos dissipemos as trevas que insistem em permanecer em nossa vida; e assim caminhemos sob a luz de sua graça e de sua misericórdia.

Oração
Senhor Jesus, possa eu aprender de ti e de tua família a obediência ao Pai e o serviço humilde à humanidade.

Deus nos fala
Deus sempre prepara seu povo por meio de seus profetas, e espera que acolhamos sua mensagem. Ele virá como juiz e nos fará santos. E Jesus é o sinal pleno do amor do Pai que, assumindo nossa condição humana, veio conosco fazer o novo êxodo. Maria e José, unidos a Cristo, participam de sua dor e de seu destino.

EVANGELHO
Jesus é apresentado no Templo -Lc 2,22-40

Chegou o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia da purificação, conforme manda a Lei de Moisés. Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor. Pois está escrito na Lei do Senhor: "Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor." Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.
Em Jerusalém morava um homem chamado Simeão. Ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele, e o próprio Espírito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor. Guiado pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo para fazer o que a Lei manda, Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse:
- Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz.
Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos: uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel.
O pai e a mãe do menino ficaram admirados com o que Simeão disse a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus:
- Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos. E a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria.
Havia ali também uma profetisa chamada Ana, que era viúva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu. Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações. Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galiléia, para a casa deles na cidade de Nazaré.
O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus.

Comentário do Evangelho
Llibertar os pequenos e humildes
Conforme a Lei, a consagração dos primogênitos era feita no ato da circuncisão, no sexto dia do nascimento (Ex 22,28s; Lv 12,3). A purificação da mãe era feita trinta e três dias depois da circuncisão (Lv 12,4.6s). Notam-se em Lucas pequenas falhas de conhecimento dos costumes judaicos.
No Templo de Jerusalém, por ocasião da purificação de Maria, o justo Simeão profetiza sobre o menino Jesus, que será sinal de contradição. Uma das características marcantes de Jesus em seu ministério foi o conflito com as tradições da Lei e com os chefes religiosos. O empenho em libertar os pequenos e humildes oprimidos sob o jugo da Lei levou Jesus à morte de cruz, momento culminante em que uma espada traspassa a alma de sua mãe. (José Raimundo Oliva).

A igreja celebra hoje
São Cornélio
Neste dia a liturgia celebra a festa da apresentação do Senhor no templo pelas mãos de Maria e José, porém lembramos neste dia a santidade do centurião Cornélio que se encontra gravado nos Atos dos Apóstolos:
"Havia em Cesaréia um homem chamado Cornélio, centurião da coorte chamada "a Itálica". Em sua piedade e temor a Deus, que toda a sua casa compartilhava, ele fazia muitas doações ao povo judeu e invocava a Deus a toda hora"
Foi este homem caridoso de coração aberto e desejo de Deus que acabou como ponte para que o Evangelho chegasse ao mundo pagão, já que o Senhor lhe inspirou a abrir as portas para São Pedro, que por sua vez também foi preparado e enviado a evangelizar os pagãos, através de uma visão nos nos narra as Sagradas Escrituras.
Depois de evangelizar Cornélio, sua família e amigos, além de contemplar o derramamento do Espírito Santo sobre todos os que apenas o ouviam, São Pedro conferiu a eles o Sacramento do Batismo e assim fez a experiência do Pai amado que quer a salvação de TODOS, pois não faz acepção de pessoas. Desta forma São Cornélio chegou a formar uma comunidade de cristãos em Cesaréia, e mais tarde eleito primeiro bispo.
São Cornélio...rogai por nós!

Rezar confiando em Deus e oferecendo as fadigas e os sacrifícios da vida, exorta o Papa
VATICANO, 01 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Na habitual audiência geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI animou aos católicos a rezarem confiando na vontade de Deus, colocando diante dele as fadigas, sofrimentos e sacrifícios cotidianos para aprender a segui-lo, como fez o Senhor Jesus antes de morrer na Cruz.
NOTÍCIA COMPLETA-www.acidigital.com
Fonte= www.paulinas.org.br-catequisar.org.br-evangelhodocotidiano.org.br-http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm- portaldaigreja.org.br- www.vatican.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário