quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

BOM DIA EVANGELHO-24/FEV/012

Dia 24 de Fevereiro — Sexta-feira
Sexta-feira depois das Cinzas-(Cor Roxa)

Cristo é a luz da eternidade que veio para iluminar todos os homens e mulheres da terra. Essa luz guia-nos no caminho da verdade, da justiça e da paz. Quaresma é o tempo de Deus e a hora propícia de nossa conversão. A justiça de Deus é sua misericórdia, que nos abre para a eternidade e também para a vida de amor aos irmãos. Os fariseus estão preocupados com o cumprimento da Lei, mas o que Jesus propõe e deseja é que se realize entre nós sua misericórdia, a Lei divina por excelência.

Oração
Pai, desejo preparar-me bem para celebrar a Páscoa, tempo de reencontro com o Ressuscitado. Que o jejum me predisponha, do melhor modo possível, para este momento.

Antífona de Entrada (Sl 29,11)
O Senhor me ouviu e teve compaixão. O Senhor se tornou o meu amparo.
Deus nos fala
Deus vem em busca de nossa humanidade na sua mais profunda realidade. E o jejum verdadeiro é o da caridade, que liberta e quebra o jugo de toda escravidão. Acolhamos, pois, o que nos diz o Senhor.

EVANGELHO
Clima de festa
Mt 9,14-15
Então os discípulos de João Batista chegaram perto de Jesus e perguntaram:
- Por que é que nós e os fariseus jejuamos muitas vezes, mas os discípulos do senhor não jejuam?
Jesus respondeu:
- Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles? Claro que não! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!

Comentário do Evangelho
O verdadeiro significado do jejum
O jejum era uma prática religiosa comum, dentro do judaísmo. Os fariseus, com muita piedade, jejuavam duas vezes por semana, afirmando-se assim como justos e intercessores pelo povo junto a Javé. A frase final, alusiva ao retorno ao jejum quando "o noivo lhes será tirado", parece ter uma origem tardia, assumida pelo próprio evangelista. De fato, os discípulos judeo-cristãos, como já havia acontecido com os discípulos de João, depois da morte de Jesus também retomaram práticas de observância dos fariseus. Eles continuaram a frequentar as sinagogas até serem expulsos delas por volta do ano 90 (Concílio de Jâmnia). A narrativa sucede à cena da participação de Jesus na refeição com o publicano Levi e seus amigos e companheiros. Jesus estava solidário com os excluídos do judaísmo, considerados "pecadores" por não serem observantes dos preceitos legais religiosos. Para Jesus, o fundamental é a sua comunhão com todas as pessoas, indiscriminadamente, em vez de fechar-se em observâncias particularistas e excludentes. Os que optam pelas rigorosas observâncias religiosas se revestem de "eleitos" e se autoexcluem do convívio do dia a dia do povo comum, dos "pecadores". Hoje, o jejum verdadeiro significa abster-se do consumo e da posse de bens supérfluos a fim de partilhar seus recursos com os mais pobres e necessitados. -José Raimundo Oliva

A IGREJA CELEBRA HOJE
São Sérgio
Celebramos neste dia a santidade de vida do monge Sérgio que chegou ao martírio devido seu grande amor a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. São Sérgio vivia no deserto enquanto os cristãos estavam sendo perseguidos e entregando a vida em sacrifício de louvor.
Certa vez o Santo monge e intercessor foi movido pelo Espírito Santo para ir à Cesaréia, onde lá ele encontrou no centro da praça a imagem de Júpiter, que era considerado como o maior dos deuses entre os pagãos. Diante da imagem os sacerdotes pagãos acusavam os cristãos e os condenavam, com o motivo de serem eles os culpados da omissão dos deuses diante das necessidades do povo.
Encorajado por Deus São Sérgio se levantou para denunciar as mentiras e anunciar no poder do Espírito Santo o Evangelho. Depois de fazer um lindo trabalho de Evangelização São Sérgio foi preso e no século IV ainda, morto.
São Sérgio...rogai por nós!

Diante do mal não devemos ficar calados, diz o Papa em mensagem pela Quaresma 2012
Posted: 22 Feb 2012 05:24 AM PST(www.acidigital.com.br)
Vaticano, 22 Fev. 12 / 10:09 am (ACI/EWTN Noticias) Em sua mensagem para a Quaresma 2012, o Papa Bento XVI alentou os católicos a recuperarem a correção fraterna porque diante do mal não devemos ficar calados. No texto titulado “Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” apresentado em conferência de imprensa no [...]

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68

Nenhum comentário:

Postar um comentário