segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

BOM DIA EVANGELHO-08.FEVEREIRO-012


BOM DIA EVANGELHO

Dia 06 de Fevereiro — Segunda-feira -São Paulo Miki e Comps.-(Mts., Cor Vermelha)

Passados trinta anos da missão de São Francisco Xavier, a missão do Japão sofreu grandes dificuldades. As autoridades foram cruéis contra os anunciadores do evangelho. Prenderam os franciscanos, os jesuítas e dezessete leigos atuantes. Destacou-se entre eles São Paulo Miki, por sua heróica atitude durante a crucificação. Foram todos condenados à morte, e martirizados numa praia perto de Nagasaki. Esse martírio foi relatado por uma testemunha ocular. São os primeiros mártires do Extremo Oriente beatificados por Pio IX, em 1862.

Santo do dia : S. Gonçalo Garcia, religioso, mártir, +1597, Santos Paulo Miki, Pedro Batista e companheiros, mártires, +1597

Livro de Salmos 132(131),6-7.8-10.

-Ouvimos dizer que a Arca estava em Efrata; fomos encontrá-la nos campos de Jaar. Entremos na morada do Senhor!
Prostremo-nos diante do estrado de seus pés!

-Levanta-te, Senhor, e entra no teu repouso, Tu e a Arca do teu poder!
Revistam-se de justiça os teus sacerdotes e os teus fiéis exultem de alegria.

-Por amor de David, teu servo, não desvies o teu rosto do teu ungido.

Antífona de Entrada

Este Santo lutou até à morte pela lei de seu Deus e não temeu as ameaças dos ímpios, pois se apoiava numa rocha inabalável.

Oração
Pai, que a misericórdia seja o traço característico do meu modo de ser no trato com os meus semelhantes, de maneira que eu possa atrair, como Jesus, muitas pessoas para ti.

Deus nos fala

O povo reuniu-se para inaugurar o Templo e entronizar a Arca da Aliança. Nela estavam os Dez Mandamentos recebidos de Deus por Moisés. A multidão aproxima-se de Jesus com suas misérias, porque sabe que nele encontra a vida. Sua palavra é diferente, é atraente, carregada de misericórdia.

Evangelho
Jesus cura em Genesaré -Mc 6,53-56

Jesus e os discípulos atravessaram o lago e chegaram à região de Genesaré, onde amarraram o barco na praia. Quando desceram do barco, o povo logo reconheceu Jesus. Então, eles saíram correndo por toda aquela região, começaram a trazer os doentes em camas e os levavam para o lugar onde sabiam que Jesus estava. Em todos os lugares aonde ele ia, isto é, nos povoados, nas cidades e nas fazendas, punham os doentes nas praças e pediam a Jesus que os deixasse pelo menos tocar na barra da sua roupa. E todos os que tocavam nela ficavam curados.


Comentário do Evangelho
Jesus entre o povo
Após a partilha dos pães, Jesus envia os discípulos para Betsaida. Devido ao "vento contrário", ou ao temor dos discípulos, a barca aportou em Genesaré. É uma região plana, ao sul de Cafarnaum, onde a influência do judaísmo é insignificante. Temos um novo sumário de Marcos. Jesus percorre toda a região: povoados, cidades e áreas rurais.
Durante a travessia do mar os discípulos não reconheceram Jesus ao se aproximar deles. Agora, os moradores reconhecem Jesus e vêm a ele. Trazem a Jesus apenas doentes, não havendo casos de possessos por espíritos impuros, isto é, os submissos à ideologia do poder religioso de Israel. Os que tocavam Jesus ficavam libertos de seus males. A continuidade da partilha do pão é a partilha da vida. O acento da narrativa é o toque em Jesus, o que lembra o gesto da hemorroíssa. O "toque" significa a comunicação viva com o homem Jesus presente entre o povo. Após a materialidade do pão partilhado, Marcos apresenta-nos a materialidade e a importância da presença física, concreta, amorosa, de Jesus entre o povo. Hoje é a presença de Jesus no próximo, nos pobres, nos excluídos, nos famintos, nos nus, nos doentes, nos presos. (José Raimundo Oliva)


A igreja celebra hoje

Santo Gastão

Gastão, ou Vedastus, como se diz em latim, pertencia à uma família de nobres e era nascido em Limoges, na antiga Gália, atual França. Segundo consta dos registros antigos, ele preferia viver solitário na região de Lorena, onde se dedicava à penitencia, à oração e à contemplação, até que seu amigo e diretor espiritual o bispo Remígio, de Toul, o ordenou sacerdote e o colocou no trabalho de catequização na diocese local.
Mas essa aproximação entre os dois só ocorreu porque Gastão fora recomendado ao bispo, pelo próprio rei Clóvis, que ficara impressionado com sua vida no caminho da santidade e com seus dons da palavra, do conselho e da cura, que havia adquirido. O rei Clóvis era casado com a rainha Clotilde, mas eram pagãos. Depois ambos foram catequizados e batizados, o que aconteceu graças a Gastão e ao bispo Remígio, que se tornaram conselheiros dos soberanos. Com isso ambos foram também os precursores da conversão do povo francês.
Gastão, mais tarde foi sagrado bispo de Arras, ficando encarregado da instrução dos fiéis e da assistência aos pobres, quando então se tornou muito popular. Diz a tradição que tinha não só o dom da palavra, para evangelizar e catequizar, mas também o dom da cura, que teriam sido presenciadas pelos fiéis e peregrinos, e do conselho, que empregava aos que o procuravam desorientados.
Seu bispado durou quarenta anos e, quanto à sua morte, foi logo conhecida por toda a população, pois no exato instante em que faleceu uma estranha luz cobriu sua casa. Suas relíquias foram conservadas apesar das invasões dos bárbaros normandos e dos saques resultantes da Revolução Francesa. Hoje são veneradas na capela da Catedral de Arras, no dia 6 de fevereiro, que corresponde ao de sua morte, no ano 540.

As profecias Maias relativas a 2012 deveriam nos preocupar? (http://www.bibliacatolica.com.br/blog/)

Posted: 04 Feb 2012 11:00 PM PST
Autor: Manuel Mondragón L. Fonte: http://vacunadefe.com Tradução: Carlos Martins Nabeto De uns tempos para cá, tem-se propagado a ideia de que em dezembro de 2012 tudo o que conhecemos encontrará o seu fim. Alguns defendem esta crença baseada nas profecias maias, pois – segundo dizem – em 21 de dezembro desse ano ocorrerão eventos que alterarão o curso da história [...]
Por que todos estão falando de vampiros? (http://www.bibliacatolica.com.br/blog/)
Posted: 05 Feb 2012 11:00 PM PST
Por Pe. Robert Barron Fonte: http://voxfidei.blogspot.com/ Tradução: Carlos Martins Nabeto É preciso estar no mundo da lua para não perceber a frequência com que os vampiros aparecem na cultura popular atual: Um dos programas de televisão mais populares dos últimos anos foi “Buffy, a Caça-Vampiros” (Buffy, the Vampire Slayer). O livro de Anne Rice, “Crônicas do [...]

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68

Nenhum comentário:

Postar um comentário