segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012


Bom dia evangelho
Dia 07 de Fevereiro — Terça-feira
5ª Semana Comum - Formulário do 5º Domingo Comum- (Cor Verde)
Festa da Igreja : As Cinco Chagas do Senhor (festa em Portugal)
Santo do dia : Beata Eugénia Smet (Madre Maria da Providência), religiosa. +1871, Beata Rosália Rendu, religiosa, +1856

O Deus de Jesus é o Deus dos pobres e dos injustiçados. Não agrada ao Senhor em nenhum momento a injustiça praticada no mundo. Nossa oração, como a de Salomão, às vezes é para proteger o poderoso, o dominador. Mas, o Deus de Jesus, é o Deus dos pobres. Por isso, Jesus não aprova a falsidade dos fariseus que, apegados à Lei, não se preocupam com outra coisa, como socorrer o pobre, o faminto, o excluído. Pensemos, pois, em nossa oração e na autenticidade de nossos gestos e ação.
Antífona de Entrada (Sl 94,6-7)
Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos; adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus.

Oração
Pai, coloca-me no caminho da verdadeira piedade, a qual me leve a estar em perfeita sintonia contigo, realizando aquilo que, de fato, é do teu agrado.

Deus nos fala
Deus não despreza nenhuma oração feita com sinceridade, mas seu olhar é de preferência para os mais pobres e sofredores. O Cristo não aprecia nem aprova as máscaras religiosas. A Igreja autêntica é a que volta seu olhar para os menos favorecidos de nossa sociedade.

Evangelho - Mc 7,1-13
Vós abandonais o mandamento de Deus
para seguir a tradição dos homens.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 7,1-13

Naquele tempo:
1-Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2-Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3-Com efeito, os fariseus e todos os judeus
só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4-Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho.
E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5-Os fariseus e os mestres da Lei
perguntaram então a Jesus: 'Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?' 6-Jesus respondeu:
'Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito:
'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.
7-De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8-Vós abandonais o mandamento de Deus
para seguir a tradição dos homens.' 9-E dizia-lhes:
'Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10-Com efeito, Moisés ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe'.
E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer'. 11-Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. 12-E essa pessoa fica dispensada
de ajudar seu pai ou sua mãe. 13-Assim vós esvaziais a Palavra de Deus
com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas.'
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
O questionamento sobre puro e impuro
Temos aqui um longo texto de contestação das observâncias judaicas. O questionamento é sobre a lei de pureza no comer com mãos impuras. A resposta de Jesus é abrangente, removendo o mérito das leis de pureza e das demais tradições opressoras. Abandonam a lei de Deus, lei do amor, pelas tradições dos homens, isto é, tradições ideologizadas, criadas para garantir interesses pessoais. As centenas de exigências de pureza implicavam situações que os pobres não tinham condições de observar devido a suas carências e necessidades. Assim os pobres eram humilhados como impuros e submetiam-se à exploração econômica das elites religiosas e sociais. As leis eram criadas para gerar a exclusão e submissão que abriam as portas para a exploração dos pobres. (José Raimundo Oliva)

A igreja celebra hoje
São Ricardo
Nasceu na Inglaterra, no século VII e teve três filhos que também foram reconhecidos pela Igreja como santos. Ao descobrir a sua vocação para a vida matrimonial, quis ser santo, mas também quis que seus filhos o fossem, formando uma família santa para Deus. Ele fez, diariamente, a sua opção, porque a santidade passa pela adesão da nossa liberdade. Somos livres, somos todos chamados a canalizar a nossa liberdade para Deus, o autor da verdadeira liberdade.
O santo inglês quis fazer uma peregrinação juntamente com os seus filhos chamados Winebaldo, Wilibaldo e Walberga. Mas, ao saírem da Inglaterra rumo à Terra Santa, passaram por Luca, norte da África, onde São Ricardo adoeceu gravemente e faleceu no ano de 722. Para os filhos, ficou o testemunho, a alegria do pai, a doação, o homem que em tudo buscou a santidade; não apenas para si, mas para os outros e para seus filhos.
São Bonifácio, parente muito próximo, convocou os filhos de São Ricardo para a evangelização na Germânia. Que linda contribuição! Walberga tornou-se abadessa; Wilibaldo, Bispo e Winebaldo fundou um mosteiro. Todos eles, como o pai, viveram a santidade.
São Ricardo foi santo no seu tempo. De família nobre, viveu uma nobreza interior, que precisa ser a de todos os cristãos; aquela que muitos podem nem perceber, mas que Deus está vendo.
Os frutos mais próximos que podemos perceber na vida desse santo são seus filhos que, assim como o pai, também foram santos. Ele quis ser santo e batalhou para sê-lo como Nosso Senhor Jesus Cristo foi, é e continuará sendo.
Sejamos santos.
São Ricardo, rogai por nós!

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68

O Diabo só existe...
Costuma-se dizer que a grande vitória alcançada pelo Demônio no século XX foi a de fazer crer que ele não passa de uma invenção... «Se Deus não existe, tudo é permitido», escreveu Dostoiévski. Mas, se isso acontece com Deus, muito mais com o Diabo. Ele age sorrateiramente, «disfarçando-se em anjo da luz» (2Cor 11,14), confundindo e invertendo os valores. O pecado passa a atrair mais do que a virtude. A liberdade é transformada em devassidão. A sabedoria é substituída pela esperteza. O dever pelo prazer. O ser pelo ter. O amor pelo ódio.

Para o apóstolo São João, «quem comete o pecado é escravo do Diabo - o pecador desde o princípio - mas o Filho de Deus veio ao mundo para destruir as obras do Diabo» (1Jo 3,8). Quem tem Deus, não teme o Demônio: «Se Deus é por nós, quem será contra nós?» (Rm 8,31). O Diabo só existe e tem poder nas pessoas e ambientes donde Deus foi banido...(- http://www.cleofas.com.br/ =prof. Aquino).

Disponível: http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário