quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

bomdia evangelho-01 de janeiro de 2012

Fonte- www.paulinas.org.br-evangelhodocotidiano.org.br-catequisar.org.br

Bom dia evangelho
Dia 1º de Fevereiro — Quarta-feira
4ª Semana Comum -Formulário do 4º Domingo Comum-(Cor Verde)
O povo de Nazaré ficou escandalizado com a presença e as palavras de Jesus. Olhando para nosso mundo conhecemos os escândalos que nele existem. Mas é triste constatar que o escândalo da fome, da miséria, da injustiça, da corrupção não escandaliza os cristãos. É a realidade de Nazaré presente em nossa vida. A conversão faz-se necessária e urgente para nós. Só assim o Reino se tornará vivo e real entre nós.
Antífona de Entrada (Sl 105,47)
Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor.
Oração
Pai, abre minha mente e meu coração, para que eu possa compreender que tu te serves de meios humanamente modestos para realizar as tuas maravilhas.
Deus nos fala
Davi pensa em administrar bem o povo de Israel, mas nem tudo é tão fácil. Reconhece que é pecador e está pronto para o arrependimento. E Jesus sofre a rejeição em sua própria terra. É preciso perguntar-nos o que é que nos escandaliza hoje, e se nos impressionam as ameaças à vida de nossos irmãos.

Evangelho
Jesus em Nazaré -Mc 6,1-6
Jesus voltou com os seus discípulos para a cidade de Nazaré, onde ele tinha morado. No sábado começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o estavam escutando ficaram admirados e perguntaram:
- De onde é que este homem consegue tudo isso? De onde vem a sabedoria dele? Como é que faz esses milagres? Por acaso ele não é o carpinteiro, filho de Maria? Não é irmão de Tiago, José, Judas e Simão? As suas irmãs não moram aqui?
Por isso ficaram desiludidos com ele. Mas Jesus disse:
- Um profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra, entre os seus parentes e na sua própria casa.
Ele não pôde fazer milagres em Nazaré, a não ser curar alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. E ficou admirado com a falta de fé que havia ali.

Comentário do Evangelho
Jesus presente entre os pobres e pequeninos
No evangelho de Marcos, esta narrativa é a última em que Jesus, na sua própria terra, aparece no espaço simbólico da sinagoga, no sábado. Os que ouviam Jesus "maravilhavam-se" com o que ele dizia, mas o rejeitaram. E Jesus "espantava-se" com a incredulidade deles. "Não é ele o carpinteiro?...", diziam, com desprezo. Mateus, posteriormente, para evitar a incidência do avilte a Jesus, escreverá: "... o filho do carpinteiro?". Lucas o omitirá e dirá simplesmente: "... o filho de José?". O conteúdo teológico principal deste episódio é o rompimento de Jesus com as estruturas sociorreligiosas e de parentesco, características do judaísmo. Faltava-lhes a fé. Ele deixa de frequentar as sinagogas e passa a percorrer os povoados da região. A sociedade estruturada em torno do mercado e do lucro é carente da fé e da sensibilidade que permitem perceber e acolher Jesus presente entre os pobres e pequeninos. (José Raimundo Oliva)

A igreja celebra hoje
Santa Veridiana
A Santa que lembramos neste dia , Santa Veridiana, foi uma virgem consagrada a Deus, que na graça de Deus conseguiu viver sua entrega e daí se santificar. Nasceu em 1182 na cidade de Florença, numa nobre família, porém sempre orante e penitência nunca se apegou ao material. Jovem inteligente passou a trabalhar com um tio que era rico comerciante.
Santa Veridiana começou a administrar com grande habilidade os bens que envolviam o comércio de cereais no atacado, no entanto aplicava este seu Dom para beneficiar também os pobres de Deus, seus grandes amigos. Santa Veridiana sentia que sua vocação não era de administradora, por isso começou a caminhar para uma vida mais intensa de oração, solidão, contemplação e penitência. Trabalhou com assistência aos peregrinos, fez viagens que lhe proporcionaram santificação, pois muito sofreu ao andar descalça e pedindo esmolas até chegar aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo. Foi na sua terra Natal que debilitada ficou numa sela durante trinta quarto anos entregue a vida de solidão, penitência e oração, ou seja, amando a Deus com todo o coração, alma e espírito. Seu alimento era pão e água e seu apostolado era a intercessão e conselhos aos irmãos, e dessa forma mergulhada na Misericórdia do Pai Celeste, Veridiana entrou na Morada Eterna em 1242.
Santa Veridiana...rogai por nós!


Fonte- www.paulinas.org.br- evangelhodocotidiano.org.br- catequisr.org.br- portaldaigreja.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário