quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

BOM DIA EVANGELHO-09.FEV.012

BOM DIA EVANGELHO
Dia 09 de Fevereiro — Quinta-feira-5ª Semana Comum -Santíssima Eucaristia – 3B -(Cor Branca)
Santo do dia : S. Miguel Febres Cordero Muñoz, religioso, +1910, Santa Apolónia, virgem, mártir, + 249, S. Maron, monge, + cerca de 410

Jesus trouxe a salvação para todos os homens e mulheres. Ela não é privilégio deste ou daquele povo, mas é de todos os que a buscam com sinceridade de coração. Nossa união com Deus não vem de realidades humanas, mas da graça de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Como aquela mulher que insiste com Jesus, também nós, confiantes, peçamos que Ele nos salve. É nele que está nossa esperança e nossa salvação.
Antífona de Entrada (Sl 109,4)
O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque.
Deus nos fala
A infidelidade gera destruição e morte, não só dos impérios do mundo, mas de todo aquele que é infiel. A fidelidade gera a vida. Por isso, aquela mulher do evangelho confia no Cristo e reconhece que só Ele pode devolver a vida. Isso é fidelidade.

Oração
Pai, cria em meu coração uma fé profunda como a da mulher pagã que demonstrou total confiança em Jesus. Por isso, foi atendida por ele.


EVANGELHO

A cananeia -Mc 7,24-30


Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto da cidade de Tiro. Ele entrou numa casa e não queria que soubessem que estava ali, mas não pôde se esconder. Certa mulher, que tinha uma filha que estava dominada por um espírito mau, ouviu falar a respeito de Jesus. Ela veio e se ajoelhou aos pés dele. Era estrangeira, de nacionalidade siro-fenícia, e pediu que Jesus expulsasse da sua filha o demônio. Mas Jesus lhe disse:
- Deixe que os filhos comam primeiro. Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros.
- Mas, senhor, - respondeu a mulher - até mesmo os cachorrinhos que ficam debaixo da mesa comem as migalhas de pão que as crianças deixam cair.
Jesus disse:
- Por causa dessa resposta você pode voltar para casa; o demônio já saiu da sua filha.
Quando a mulher voltou para casa, encontrou a criança deitada na cama; de fato, o demônio tinha saído dela.

Comentário do Evangelho
Jesus entra na casa

Tiro é uma região de gentios. Jesus entra na casa de um deles. Os judeus eram proibidos a isto por ela ser considerada impura. Uma mulher gentia vem e atira-se a seus pés. O espírito impuro de sua filha indica estar excluída pelo espírito discriminatório judaico. Ela pede a intervenção de Jesus. Em diálogo, fala-se de pão, filhos e cachorrinhos. Os filhos são os judeus. Os cachorrinhos são os gentios. O pão é o alimento que sustenta a vida. Neste diálogo discriminatório pode-se até ver uma interpretação tradicional das comunidades sob a influência das pretensões judaicas. A fala insistente e ousada da mulher é o centro da narrativa. A ela curva-se Jesus. Ela tem direito ao pão. A seguir Marcos narra a partilha dos pães, também em território gentio. Fica bem caracterizada a missão de Jesus entre os gentios. -José Raimundo Oliva
Cristãos autênticos não são sabotadores. Eles vivem como ovelhas no meio de lobos. Eles não destroem as estruturas, mas transformam as pessoas. Eles não pregam a revolução, mas ensinam aos escravos a viverem na liberdade dos filhos de Deus. Eles não forçam os opositores de Deus ao silêncio, mas os deixam sem palavras através do amor. Padre Werenfried(www.ais.org.br|)

Santo do dia
São Miguel Febres
O Santo que lembramos neste dia tinha o nome de Batismo Francisco. Nasceu em Cuenca, Equador em 1854 em uma família muito religiosa que soube a colhê-lo com sua forte deformação nos pés, que em nada impediu Francisco de batalhar pela sua vocação, embora seus amados pais apresentassem barreiras.
Educado no santo temor de Deus e amor a Maria, Francisco que tinha grande tendência para os estudos entrou-se com os professores e religiosos Lassalistas onde Francisco submeteu não só os estudos mas também sua vida. Ao tornar-se Irmão recebeu o nome de Miguel e a ele honrou com sua vida de simplicidade e serviço, embora ótimo professor ,chegou a lecionar, escrever muito, e fazer parte da Academia Equatoriana de Letras.
Santo e Irmão Miguel vivia com fidelidade a via da infância espiritual, por isso conseguiu ser fiel no pouco do dar aulas, até o muitos de ter que ficar firme na direção do Colégio La Salle em Quito com seus 1200 alunos. No tempo muito difícil, isto quando aconteceu a revolução anticlerical no Equador com a expulsão de religioso e profanação de Igrejas. São Miguel Febres por obediência foi para a Europa a fim de lecionar línguas, assim como entrou no céu em 1910.
As últimas palavras do Santo : "Jesus , José e Maria , vos dou meu coração a minha alma".
São Miguel Febris...rogai por nós!
Informe:
O texto de Mateus 16 é autêntico? (http://www.bibliacatolica.com.br/blog/)
Posted: 07 Feb 2012 11:00 PM PST
Autor: Pe. Miguel Ángel Fuentes Fonte: http://www.teologoresponde.com.ar/ Tradução: Carlos Martins Nabeto [Quanto a isso,] tenho me expressado de vários modos, por exemplo: “Estimado irmão em Cristo: Folheando um antigo tratado de religião, li um trecho que dizia que muitas seitas ou ‘igrejas’ acreditam que os versículos 18 e 19 do capítulo 16 do Evangelho de [...]


-Fonte: www.paulinas.org.br-www.catequisar.org.br -www.cancaonova.com.br -www.santuario.org.br-http://sao-tarcisio.blogspot.com/ -http://www.portaldaigreja.com/


Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


As ciências confirmam e reconhecem que a busca pelo espiritual é uma das maiores dimensões do coração humano. Desconhecer ou ignorar o nosso lado espiritual é simplesmente deixarmo-nos adoecer. Padre Werenfried(www.ais.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário