quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

BOM DIA EVANGELHO-23/FEV/012

Dia 23 de Fevereiro – Quinta-feira
Quinta-feira depois das Cinzas-(Cor Roxa)

Deus oferece-nos sem cessar seu amor e sua misericórdia. Coloca diante de nós seu amor, para que o escolhamos e vivamos. Sem seu amor não há vida. É preciso saber escolher. Longe do pensamento de Deus, tornamo-nos escravos ou escravizadores dos outros. O apelo que Deus hoje nos faz é muito forte, e nos faz pensar com seriedade sobre o sentido de nossa vida: “Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes”. Lembremo-nos também hoje dos surdos-mudos e por eles rezemos.
Antífona de Entrada (Sl 54,17-20.23)
Clamei pelo Senhor, e ele me ouviu: salvou-me daqueles que me atacam. Confia ao Senhor os teus cuidados, e ele mesmo te há de sustentar.
Deus nos fala
Quando deixamos Deus de lado, outras coisas ocupam em nós seu lugar, e tornam-se nossos ídolos. Escutando o que nos diz o Senhor, a vida acontecerá entre nós, e alcançaremos a verdadeira liberdade.
Oração
Pai, dá-me a firme disposição de renunciar a todos os meus projetos pessoais, para abraçar unicamente o projeto de Jesus, mesmo devendo passar por sofrimentos.
EVANGELHO
Se alguém quer seguir Jesus...
Lc 9,22-25
E continuou:
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, no terceiro dia, será ressuscitado.
Depois disse a todos:
- Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destruído?
Comentário do Evangelho
Jesus identifica-se com o "Filho do Homem"
O centro do evangelho de Lucas, bem como o de Marcos, é marcado pela revelação da identidade de Jesus. Jesus rejeita ser identificado com um messias ("cristo") restaurador do reinado de Davi. É chegado o momento de deixar isto claro. A partir da interrogação sobre quem ele é, Jesus identifica-se com o "Filho do Homem". O termo original hebraico (Ezequiel e Daniel) e, depois, grego (tradução dos LXX) significa "o humano", a condição humana.
Enquanto "humano", Jesus está exposto ao sofrimento e à morte. Há uma referência à "necessidade" deste sofrimento e morte. O termo "necessidade" não indica um determinismo cego, mas as implicações inevitáveis decorrentes do compromisso libertador assumido por Jesus. Quem assume o anúncio e a luta libertadora despertará, necessariamente, a ira dos poderes constituídos, que procurarão destruí-lo. Porém, Jesus revela que ao "humano" foi dada, por Deus, a vida eterna. Quem quiser unir-se ao destino de Jesus, renuncie ao sucesso e à glória do status social e econômico. E não fuja das adversidades e dos sofrimentos que os poderes político e religioso lhe imporão. -José Raimundo Oliva

Santo do dia : S. Policarpo, bispo, mártir, +155, Beata Rafaela Ibarra, leiga, fundadora, +1900

São Policarpo
O Santo deste dia é um dos grandes Padres Apostólicos, ou seja, pertencia ao número daquele que conviveram com os os primeiros apóstolos e foram serviram de elo entre a Igreja primitiva e a Igreja do mundo greco-romano.
São Policarpo foi sagrado bispo de Esrirna pelo próprio São João, o Evangelista. De caráter reto, de alto saber, amor a Igreja e fiel a ortodoxia da fé; Policarpo era respeitado por todos no Oriente.
Com a perseguição o Santo bispo de 86 se escondeu até que preso foi dirigido ao governador que o obrigou a ofender a Cristo: "Há oitenta e seis anos sirvo a Cristo e nenhum mal tenho recebido dele. Como poderei rejeitar aquele a quem prestei culto e reconheço o meu Salvador".
Condenado no estádio da cidade ele próprio subiu na fogueira e testemunhou para o povo: "Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o vosso nome adorável seja glorificado por todos os séculos". São Policarpo morreu por amor a Deus em 155. -São Policarpo...rogai por nós!
VATICANO
Diante do mal não devemos ficar calados, diz o Papa em mensagem pela Quaresma 2012
VATICANO, 22 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Em sua mensagem para a Quaresma 2012, o Papa Bento XVI alentou os católicos a recuperarem a correção fraterna porque diante do mal não devemos ficar calados.
NOTÍCIA COMPLETA- www.acidigital.com.br

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68

Nenhum comentário:

Postar um comentário