quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Bom dia Evangelho-25;janeiro

BOM DIA EVANGELHO
Dia 25 de Janeiro — Quarta-feira
Conversão de São Paulo-(Gl., Pf. Apóst., Cor Branca)


Celebramos a conversão de São Paulo, apóstolo. Todos conhecemos um pouco da história de sua vida, e como foi transformado pela graça e pela misericórdia divina. Nascido em Tarso, na Cilícia, por volta do ano 10, era autêntico defensor do Judaísmo, e este mesmo espírito de autenticidade levou para o Cristianismo. Reconheceu a Jesus como mistério encarnado e redentor de toda a humanidade, anunciando-o com força redobrada às Comunidades por ele fundadas e aos pagãos. É preciso que nós nos desacomodemos e aceitemos o desafio da evangelização em nossos dias.
Antífona de Entrada (2Tm 1,12;4,8)
Sei em quem acreditei; e estou certo de que o justo juiz conservará a minha fé até o dia de sua vinda.
Deus nos fala
Acolher a hora de Deus, como o apóstolo Paulo, transforma-nos, converte-nos, torna-nos santos e missionários. Todo discípulo autêntico continua a mesma missão de Jesus: Anuncia a verdade e a salvação que vêm do Evangelho. Para nosso próprio bem é preciso anunciar hoje o Cristo de Deus
Oração
Senhor Jesus, contemplando tua ascensão para junto do Pai, assumo a tarefa de levar, ao mundo inteiro e a toda criatura, a mensagem do teu Evangelho.

O Papa poderia visitar o Líbano em 2012, afirma porta-voz do Vaticano
ROMA, 24 Jan. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O sacerdote porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, assinalou que é "bem possível" que o Papa Bento XVI visite o Líbano em 2012.
NOTÍCIA COMPLETA-www.acidigital.com

Ir e anunciar o Evangelho
Mc 16,15-18
Então ele disse:
- Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.

Comentário do Evangelho
Impacto da ação missionária de Paulo
O evangelho de Marcos termina no versículo 16,8 com a narrativa do encontro do túmulo vazio pelas mulheres. Tardiamente foi feito o acréscimo de 16,9-20, para inserir neste evangelho as aparições do ressuscitado, conforme ocorria nos outros três evangelhos, posteriores a Marcos. Este texto tardio destoa do evangelho de Marcos. Primeiro pela colocação do batismo como critério de salvação e condenação, o que fere a perspectiva universalista revelada em Marcos. Em segundo lugar por associar a fé à manifestação externa de poderes. Em Marcos são frequentes as passagens em que a fé humilde e frágil abre as portas do Reino. Dentre os sinais visíveis de poder, a alusão "pegarem em serpentes... não lhes fará mal algum" relaciona-se com At 28,3-6: uma serpente prende-se à mão de Paulo e ele nada sofre. Trata-se de um artifício literário para destacar o bem-sucedido impacto da ação missionária de Paulo, em um ministério exercido entre conflitos. Hoje, a festa da conversão de Paulo, conforme as narrativas de Atos, nos lembra que assim como Paulo percebeu a presença de Jesus vivo nos discípulos que ele perseguia, ele próprio tornou-se uma testemunha de Jesus entre as comunidades formadas em sua missão. (José Raimundo Oliva).

A igreja celebra hoje
Conversão de São Paulo
Jesus no Evangelho certa vez nos revelou que por causa de um pecador que se converte o Céu entra em festa. Hoje a Igreja Total lembra, comemora e festeja a grande conversão de São Paulo: "Ó Paulo, mestre dos povos, ensina-nos teu amor: correr em busca do prêmio, chegar ao Cristo Senhor."Esta realidade que cantamos e rezamos nas Laudes deste dia é resultado concreto da Mão direita do Pai, que converteu o coração de Saulo perseguidor para Saulo seguidor do Cristianismo. Nasceu em Tarso, na Cicília. Ele próprio se dizia da tribo de Benjamim e ao mesmo tempo cidadão romano. Pertencia à seita dos fariseus, que eram os mais fiéis às tradições judaicas.Mandado para Jerusalém , a fim de se formar na mais autêntica tradição bíblico-judaica, teve como mestre Gamaliel alimentava contra os cristãos um ódio mortal, por isso encontramos no episódio que narra em Atos dos Apóstolos o martírio de Santo Estevão: " Arrastaram-no para fora da cidade, e se puseram a apedrejá-lo. As testemunhas tinham deposto as vestes aos pés de um jovem chamado Saulo ".Alvo do oração do Mártir, Saulo foi atingido pelo Amor de Deus, quando seis anos depois da morte de Cristo, Saulo tinha recebido a ordem de prender os cristãos e caminhava em direção de Damasco, quando: " De repente , uma luz vinda do céu o envolveu com o seu brilho. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que me persegues? - Quem és Tu, Senhor? Perguntou ele. - Eu sou Jesus, é a mim que persegues "( Atos 9,4-5). Depois deste encontro pessoal com o Ressuscitado os acontecimentos e experiências de Deus foram tantas na vida de Saulo. Que Ele tornou-se o apóstolo dos gentios, coluna da Igreja e "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus" (Ef 1, 1).

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68
-http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário