domingo, 17 de junho de 2012

Bom dia evangelho-19/6/012


Bom dia evangelho

18 de Junho — Segunda-feira

11a Semana Comum-Pela evangelização dos povos – 14B-(Cor Verde)

O desejo de vingança ou de revide não é aprovado pelo Evangelho de Jesus. Na verdade, ele convida-nos a superar essas atitudes que são contrárias à nossa vocação humana e cristã. Ele quer uma atitude nova, e não repetição ou continuidade do mal. Rompe-se essa cadeia quando praticamos o que Jesus ensinou. A resistência deve ser aquela que anula a força contrária: Oferecer a outra face! Essa é a verdade que aniquila a mentira e a violência.

Oração
Pai, predispõe-me a amar meus inimigos e perseguidores. Só assim estarei dando testemunho do amor que devotas a cada ser humano.

Deus nos fala- É preciso evangelizar com ardor, tomando atitudes que correspondam ao Evangelho de Jesus, sem o desejo de seguir a mesma trilha da maldade ou da vingança. Jesus convida-nos a ter a mesma atitude dele, que nunca revidou a maldade que lhe praticaram. Escutemos o que Ele nos diz.



O cristão não admite o "olho por olho, dente por dente" Evangelho (Mt 5,38-42)

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Rompendo com a cadeia de violência

Na sequência da fala de Jesus, no Sermão da Montanha, Mateus insere uma série de seis antíteses, contrapondo o ensinamento de Jesus à doutrina tradicional dos escribas e fariseus. "Ouvistes o que foi dito... Eu, porém, vos digo...". Jesus vem revelar que qualquer doutrina ou lei só tem valor na medida em que contribua para a libertação e a promoção da vida.
No evangelho de hoje temos a quinta antítese. A lei do talião era a expressão do culto ao espírito vingativo e cruel, com a perpetuação da violência: a vingança exige "vida por vida, olho por olho, dente por dente, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe" (Ex 21,23-25)!
Jesus remove o mau espírito de vingança pela prática da bem-aventurança da mansidão. A contraposição à lei do talião é expressa, no evangelho, através de uma ênfase literária simbólica, "oferecer a outra face... dar também o manto... caminhar dois quilômetros...", o que significa: renunciar absolutamente a reagir à violência pela violência. Contudo, aquele que sofre a violência não deve se intimidar, e é até conveniente questionar o agente da violência, em vista de corrigi-lo, inclinando-o à conversão.
Rompendo com a cadeia de violência, o discípulo deve aplicar-se ao amor sem limites, na construção da paz.
(José Raimundo Oliva)

A igreja celebra hoje

Marina, Armando de Bordéus, Hosana, Isabel da Alemanha

Santa Isabel da Alemanha


ou Santa Elizabeth de Schonau

Nasceu em 1126 na Alemanha. Crida e educada em um Monastério Beneditino de Scgonau, perto de Bonn, Alemenha desde a idade de 12 anos. Assim eiisabel vi acasa como seu lar e tomou os votos em 1147. Ela era uma visionaria e em 1152 começou a ter visões e estasies e o dom da profecia e também sofreu alguns assaltos de forças demoníacas. Com o auxilio do irmão monge e Abade Egbert ela escreveu vários volumes descrevendo suas visões.Foi indicada Abadessa do Mosteiro de Schonau de 1157 até a sua morte.

Mais tarde Egbert escreveu a biografia de Isabel e três livros de suas visões usando os tabletes que ela usava suplementado, pelas suas explicações (as vezes Isabel via tabletes de cera escritos e enviava para o seu irmão).

O primeiro livro é de uma linguagem simples que Isabel pode ter usado, mas os outros empregam uma linguagem mais sofisticada que provavelmente é de Egberto. O último e o mais famoso é uma visão de Santa Úrsula.

Ela faleceu em 18 de junho de 1164 em Bonn,Alemanha ,

É invocada contra as tentações.

Nunca formalmente canonizada, mas a devoção ppular e seus vários milagres a incluíram na Martirologia Romana

Fonte: www.catequisar.org.br-www.cancaonova.org.br-www.paulinas.org.br- www.acidigital.com-www.vatican.vt -www.editorasantuario.com.Br-www.mundocatolico.org.Br-www.portaldaigreja.com-http://www.sant

 O caminho é estreito e difícil para aquele que caminha por ele com pena de si e tristeza; porém é largo e fácil para aquele que caminha com amor.”(Santo Agostinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário