Bom
dia evangelho
18 de Junho —
Segunda-feira
11a
Semana Comum-Pela evangelização dos povos – 14B-(Cor
Verde)
O desejo de vingança ou
de revide não é aprovado pelo Evangelho de Jesus. Na verdade, ele convida-nos a
superar essas atitudes que são contrárias à nossa vocação humana e cristã. Ele
quer uma atitude nova, e não repetição ou continuidade do mal. Rompe-se essa
cadeia quando praticamos o que Jesus ensinou. A resistência deve ser aquela que
anula a força contrária: Oferecer a outra face! Essa é a verdade que aniquila a
mentira e a violência.
Oração
Pai, predispõe-me a amar meus inimigos e perseguidores. Só assim estarei dando testemunho do amor que devotas a cada ser humano.
Pai, predispõe-me a amar meus inimigos e perseguidores. Só assim estarei dando testemunho do amor que devotas a cada ser humano.
Deus
nos fala- É preciso evangelizar com
ardor, tomando atitudes que correspondam ao Evangelho de Jesus, sem o desejo de
seguir a mesma trilha da maldade ou da vingança. Jesus convida-nos a ter a
mesma atitude dele, que nunca revidou a maldade que lhe praticaram. Escutemos o
que Ele nos diz.
O cristão não admite o "olho por olho, dente por dente" Evangelho (Mt 5,38-42)
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós. Proclamação
do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes
o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos
digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na
face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser
abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se
alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a
quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Comentário do
Evangelho
Rompendo com a cadeia de violência
Na sequência da fala de Jesus, no Sermão da Montanha, Mateus insere uma série de seis antíteses, contrapondo o ensinamento de Jesus à doutrina tradicional dos escribas e fariseus. "Ouvistes o que foi dito... Eu, porém, vos digo...". Jesus vem revelar que qualquer doutrina ou lei só tem valor na medida em que contribua para a libertação e a promoção da vida.
No evangelho de hoje temos a quinta antítese. A lei do talião era a expressão do culto ao espírito vingativo e cruel, com a perpetuação da violência: a vingança exige "vida por vida, olho por olho, dente por dente, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe" (Ex 21,23-25)!
Jesus remove o mau espírito de vingança pela prática da bem-aventurança da mansidão. A contraposição à lei do talião é expressa, no evangelho, através de uma ênfase literária simbólica, "oferecer a outra face... dar também o manto... caminhar dois quilômetros...", o que significa: renunciar absolutamente a reagir à violência pela violência. Contudo, aquele que sofre a violência não deve se intimidar, e é até conveniente questionar o agente da violência, em vista de corrigi-lo, inclinando-o à conversão.
Rompendo com a cadeia de violência, o discípulo deve aplicar-se ao amor sem limites, na construção da paz. (José Raimundo Oliva)
Rompendo com a cadeia de violência
Na sequência da fala de Jesus, no Sermão da Montanha, Mateus insere uma série de seis antíteses, contrapondo o ensinamento de Jesus à doutrina tradicional dos escribas e fariseus. "Ouvistes o que foi dito... Eu, porém, vos digo...". Jesus vem revelar que qualquer doutrina ou lei só tem valor na medida em que contribua para a libertação e a promoção da vida.
No evangelho de hoje temos a quinta antítese. A lei do talião era a expressão do culto ao espírito vingativo e cruel, com a perpetuação da violência: a vingança exige "vida por vida, olho por olho, dente por dente, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe" (Ex 21,23-25)!
Jesus remove o mau espírito de vingança pela prática da bem-aventurança da mansidão. A contraposição à lei do talião é expressa, no evangelho, através de uma ênfase literária simbólica, "oferecer a outra face... dar também o manto... caminhar dois quilômetros...", o que significa: renunciar absolutamente a reagir à violência pela violência. Contudo, aquele que sofre a violência não deve se intimidar, e é até conveniente questionar o agente da violência, em vista de corrigi-lo, inclinando-o à conversão.
Rompendo com a cadeia de violência, o discípulo deve aplicar-se ao amor sem limites, na construção da paz. (José Raimundo Oliva)
A igreja
celebra hoje
Santa
Isabel da Alemanha
ou Santa Elizabeth de Schonau
Nasceu em 1126 na Alemanha. Crida e educada em um Monastério Beneditino
de Scgonau, perto de Bonn, Alemenha desde a idade de 12 anos. Assim eiisabel vi
acasa como seu lar e tomou os votos em 1147. Ela era uma visionaria e em 1152
começou a ter visões e estasies e o dom da profecia e também sofreu alguns
assaltos de forças demoníacas. Com o auxilio do irmão monge e Abade Egbert ela
escreveu vários volumes descrevendo suas visões.Foi indicada Abadessa do
Mosteiro de Schonau de 1157 até a sua morte.
Mais tarde
Egbert escreveu a biografia de Isabel e três livros de suas visões usando os
tabletes que ela usava suplementado, pelas suas explicações (as vezes Isabel via tabletes de cera
escritos e enviava para o seu irmão).
O primeiro
livro é de uma linguagem simples que Isabel pode ter usado, mas os outros
empregam uma linguagem mais sofisticada que provavelmente é de Egberto. O
último e o mais famoso é uma visão de Santa Úrsula.
Ela
faleceu em 18 de junho de 1164 em Bonn,Alemanha ,
É invocada
contra as tentações.
Nunca
formalmente canonizada, mas a devoção ppular e seus vários milagres a incluíram
na Martirologia Romana
Fonte: www.catequisar.org.br-www.cancaonova.org.br-www.paulinas.org.br-
www.acidigital.com-www.vatican.vt
-www.editorasantuario.com.Br-www.mundocatolico.org.Br-www.portaldaigreja.com-http://www.sant
“ O caminho é estreito e difícil para aquele que caminha por ele com pena de si e tristeza; porém é largo e fácil para aquele que caminha com amor.”(Santo Agostinho)
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