segunda-feira, 25 de junho de 2012

bom dia evangelho-25/junho

BOM DIA EVANGELHO
Dia 25 de Junho — Segunda-feira
12ª. Semana Comum - Pela santificação do Trabalho – 25 B-(Cor Verde)

O rigorismo não serviu para nada até hoje. Jamais formou pessoas maduras, livres e fortes em suas atitudes e princípios de vida. Por isso, Jesus chama-nos a atenção para o rigorismo de nossos julgamentos sobre os irmãos: “Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho?”. É importante que conheçamos nossas próprias fragilidades e limitações humanas.

Oração
Pai, livra-me de julgar meus semelhantes de maneira severa e impiedosa. Que eu seja misericordioso com eles, assim como és misericordioso comigo.


Antífona de Entrada (Gn 1,1.27,31)-No princípio criou Deus o céu e a terra. E Deus criou o homem à sua imagem. Viu Deus todas as coisas que fizera, e eram multo boas.


Deus nos fala-A Palavra continua a insistir conosco sobre a absoluta fidelidade de Deus para com seu povo, mostrando também nossas fidelidades e infidelidades para com Ele. E Jesus nos enriquece com o ensinamento do Evangelho: Fomos feitos para o amor e não para o julgamento ou condenação.


"Não julguem"  Evangelho (Mt 7,1-5)

 O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não jul­gueis, e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que me­dirdes. 3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.  Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
O harmonioso convívio comunitário
Ao longo do Sermão da Montanha são abordados vários aspectos característicos do Reino dos Céus: a responsabilidade dos discípulos, os pontos fundamentais que Jesus inova em relação à antiga Lei, a intimidade com o Pai, o desapego das riquezas. Agora as palavras de Jesus se constituem em orientação e norma para o harmonioso convívio comunitário. A rejeição do "julgar" se refere ao julgamento condenatório, que deve ser descartado. O convívio humano comporta discernimento e avaliações. Porém, quem faz um julgamento condenatório está condenando a si mesmo. Neste sentido é feita a comparação baseada em antigas normas de contratos comerciais de troca de cereais: a mesma medida deve ser aplicada a ambas as partes. O hábito de criticar com frequência oculta a fuga de uma autoavaliação. A crítica exacerbada ofusca a lucidez. A autocrítica sincera leva à humildade e à misericórdia para com os outros. A qualificação "hipócrita" pode sugerir que o texto teria sido originalmente dirigido aos fariseus, sendo depois aplicado à comunidade.
Na humildade, na acolhida e na valorização do irmão constrói-se a comunidade viva e aberta que transforma o mundo.
(José Raimundo Oliva)

São Guilherme de Vercelli
Abade e fundador.

Tambem conhecido como São William de Montevergine, ele nasceu em Vercelli , Itália em 1085 de uma família nobre. Ficando órfão quando menino, foi criado por parentes e na idade de 14 fez uma peregrinação a Santiago de Compostela , Espanha; eventualmente tornando-se um eremita em Monte Virgiliano (moderno Monte Vergine, perto de Beveneto, Itália). Ele recebeu tantos discípulos que ele viu que seria necessário organiza-los em uma comunidade a qual passou a ser conhecida como os Eremitas de Monte Vergine e seguiam a Regra da Ordem dos Beneditinos. Guilherme fundou subseqüentemente monastérios em Conza, Gulietto e Salermo servindo como valoroso conselheiro ao Rei Roger I de Nápoles.

Teria levado uma vida santa e diz à tradição que na peste de 1120 ele cuidava dos doentes pessoalmente, e milagrosamente não contraiu a terrível doença e curava alguns doentes apenas com a sua benção e oração. Veio a falecer de causas naturais em 25 de junho de 1142 em Guglietto e seu túmulo logo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.

A lenda diz que Guilherme construía a fundação da casa de sua Comunidade com a ajuda de um jumento e um lobo atacou e matou o animal. São Guilherme ordenou então ao lobo que tomasse o lugar do jumento por que ele ( lobo) não poderia ter interrompido o trabalho da construção de uma Casa de Deus. O lobo passou a carregar as pedras no lugar do jumento.

Por isso na liturgia da Igreja, São Guilherme é mostrado ao lado de um lobo, com uma sela semelhante à de um jumento de carga.

Fonte: www.catequisar.org.br-www.cancaonova.org.br-www.paulinas.org.br- www.acidigital.com-www.vatican.vt -www.editorasantuario.com.Br-www.mundocatolico.org.Br-www.portaldaigreja.com-http://www.VATICAN.VA

 O caminho é estreito e difícil para aquele que caminha por ele com pena de si e tristeza; porém é largo e fácil para aquele que caminha com amor.”(Santo Agostinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário