domingo, 12 de agosto de 2012

BOM DIA EVANGELHO-13;AGOSTO;012


BOM DIA EVANGELH0
Dia 13 de Agosto — Segunda-feira
19ª Semana Comum-(Cor Verde)-Semana Nacional da Família

É interessante notar no Evangelho de hoje que muitos, diante de Jesus, não se preocupam com o essencial, com o mais importante de sua mensagem de salvação, mas com este ou aquele detalhe. Encontramos gente preocupada com detalhes, menos com o amor e com a prática da justiça. Cumprir deveres sociais e pagar um justo tributo significa praticar a justiça distributiva, ou seja, devolver para o outro o que lhe é devido. Sejamos autênticos em nossa fé.

Oração
Pai, que eu saiba desfrutar minha condição de filho, que me faz livre diante das imposições injustas dos poderes deste mundo, pois só a ti devo submeter-me


O imposto do Templo Evangelho (Mt 17,22-27)

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?”  25Pedro respondeu; “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” 26Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. 27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”. Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Comentário ao Evangelho do dia feito por : Santo Ambrósio
«Os filhos estão isentos»

Comentário ao Evangelho do dia feito por
Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão, doutor da Igreja
Comentário ao Salmo 48, 14-15; CSEL 64, 368-370

«Os filhos estão isentos»

Cristo reconciliou o mundo com Deus; por isso, certamente Ele próprio não teve necessidade de reconciliação. Com efeito, que pecado teria a expiar, se não cometeu pecado algum? Ao reclamarem os judeus as duas dracmas que deviam ser dadas, segundo a Lei, por causa do pecado, Ele disse a Pedro: «Simão, que te parece? De quem recebem os reis da terra impostos e contribuições? Dos seus filhos, ou dos estranhos?» Pedro respondeu: «Dos estranhos.» Então o Senhor disse: «Então, os filhos estão isentos. No entanto, para não os escandalizarmos, vai ao mar, deita o anzol, apanha o primeiro peixe que nele cair, abre-lhe a boca e encontrarás lá um estáter. Toma-o e dá-lho por Mim e por ti.»
Ele mostra assim que não é por Si próprio que deve expiar os pecados, porque Ele não era escravo do pecado; como Filho de Deus, estava liberto de todo o erro. De facto, o Filho é livre, mas o escravo está sujeito ao pecado. Portanto, Aquele que é inteiramente livre nada tinha de pagar pelo resgate da Sua vida, e o Seu sangue podia redimir, poderosamente, os pecados do mundo inteiro. Podia pois libertar os outros, Esse que nada tem a dever.
Mas irei mais longe. Cristo não é o único a não ter de pagar pela Sua própria redenção ou pela expiação dos Seus pecados; ao consideramos cada homem, é compreensível que nenhum tenha de pagar pela sua expiação pessoal. Porque Cristo expiou por todos, é a redenção de todos.


São Henrique II

Imperador chamado Henry,o Bom e indicado como padroeiro dos Beneditinos pelo Papa Pio X (1903-1914). Ele nasceu em Hildessheim, Bavária, Alemanha em 6 de maio de 973. Quando seu pai morreu, ele se tornou Duque da Bavária em 995 e Imperador em 1002 quando o seu primo Otto III faleceu. Patrono dos Beneditinos, ele foi coroado pelo Papa Benedito VIII (1012-1024) “Santo Imperador de Roma”. Ele foi milagrosamente curado por São Benedito. A tradição diz que Henry queria ser um beneditino e vivia uma vida simples como se fosse um Oblata Beneditino. Faleceu de causas naturais em 13 de julho de 1024 em Pfalz, Grona perto de Gottingen, Saxônia. Foi canonizado em 1146 pelo Papa Eugênio III (1145-1153). Ele é considerado, junto com Santa Rita, o padroeiro da fertilidade.

Sua festa é celebrada no dia 13 de julho.
fonte: www.paulinas.org.br-www.cançãonova.org.br-www.evangelhodocotidiano.org.br-http://mundocatolico.org.br/-http://www.portaldaigreja.com/-http://www.vatican.va/-http://www.santuariosantaluzia.org.br/-http://www.jesuitas.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário