segunda-feira, 6 de agosto de 2012

bom dia evangelho-7/8/012


Bom dia evangelho
Dia 07 de Agosto — Terça-feira-18º Semana Comum- (Cor Verde)

Jesus foi ao alto do monte para conversar com Deus. Ele é o novo Moisés, que veio para cumprir todas as promessas do Pai, e por isso em oração está na sua intimidade. Os discípulos, na pessoa de Pedro, devem colocar a confiança não em si mesmos, mas no próprio Cristo. O grito de Pedro: “Senhor, salva-me!”, é o clamor de todos os que caminham e esperam nele. Quem nele espera tem a salvação.

Oração
Pai, aproxima-me de Jesus de quem brota a salvação e a vida, para que eu possa ser curado do egoísmo que me impede de fazer o bem ao próximo.



Às vezes a fé balança-Evangelho (Mt 14,22-36)

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.  Glória a vós, Senhor.

Depois que a multidão comera até saciar-se, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” 28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir a teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” 32Assim que subiram na barca, o vento se acalmou. 33Os que estavam na barca, prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!” 34Após a travessia desembarcaram em Genesaré. 35Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; 36e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que tocaram, ficaram curados.Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Vacilação de Pedro
Após a partilha dos pães, Jesus envia os discípulos de barco, enquanto despede as multidões e recolhe-se para orar.
O temor dos discípulos diante do mar agitado, o não reconhecimento de Jesus que se aproxima e a vacilação de Pedro ao caminhar ao encontro de Jesus são expressões da incompreensão que ainda existia diante da missão de Jesus e de sua própria pessoa.
Mateus faz um contraste. Enquanto os discípulos na barca não reconheceram Jesus, ao chegarem a Genesaré, uma região periférica do judaísmo, os habitantes o reconhecem
. (José Raimundo Oliva)

A igreja celebra hoje

Hormidas,Felicíssimo, Agapito, Magno, Berta, Justo e Pastor



São Justus e Pastor


Uma das principais perseguidores do imperador aos cristãos no inicio do 4º século foi um homem chamado Daciano que varreu a Espanha espalhando terror e sangrenta violência.

Em 304 ele alcançou Alcalá e proclamou que todos os cristãos, deveriam sob pena de morte, renunciar a sua fé. Dois rapazes Justus 13 anos e Pastor 9 anos ouviram e ficaram determinados a mostrar que sua própria fé cristã era forte o bastante que qualquer uma dos mais velhos, que recitavam publicamente o catecismo.

Daciano pensava que eram simples garotos da escola. Ele ordenou que eles fossem acoitados de forma selvagem.Mas embora sentença fosse cumprida a risca os dois rapazes gritavam palavras de encorajamento um para o outro e os seus carrascos ficavam mais furiosos e os açoitavam com ainda maior fúria. Daciano ficou envergonhado de sua bravura. Ele mandou matá-los, mas a sentença teria que ser feita secretamente.Eles foram degolados fora de Alcalá onde ninguém viu, mas alguns cristãos encontraram seus corpos e os enterraram em Alcalá.

Hoje os santos Justus e Pastor são considerados santos padroeiros de Alcalá e Madrid.

São Prudêncio os chamou de “os mais gloriosos mártires da Espanha”.
Os seus corpos foram descobertos no 18º século, e levados para Huesca.
Em 1568 eles foram trasladados de volta a Alcalá, onde hoje jazem sob o altar da igreja matriz.

Fonte: www.catequisar.org.br-www.cancaonova.org.br-www.paulinas.org.br- www.acidigital.com-www.vatican.vt -www.editorasantuario.com.Br-www.mundocatolico.org.Br-www.portaldaigreja.com-http://www.meusanto.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário