quinta-feira, 2 de agosto de 2012

BOM DIA EVANGELHO-3/7/012


Bom Dia Evangelho
 

Dia 03 de Agosto — Sexta-feira

17ª Semana Comum-Formulário do 17º Domingo Comum-(Cor Verde)

A Palavra de Deus deve ser anunciada com força, como fez o profeta, para que atinja por dentro cada ser humano, pois ela é a verdade que traz vida. O profeta sofre as consequências do anúncio da verdade. Jesus também sofreu as consequências do anúncio do Reino, a ponto de ser rejeitado em sua própria terra. A verdade incomoda, e quem não é humilde não sabe acolhê-la.

Oração
Pai, livra-me da tentação de querer enquadrar-te em meus mesquinhos esquemas. Que eu saiba reconhecer e respeitar o teu modo de agir.



Jesus quase nada pode fazer em Nazaré
Mt 13,54-58

Jesus voltou para a cidade de Nazaré, onde ele tinha morado. Ele ensinava na sinagoga, e os que o ouviam ficavam admirados e perguntavam:
- De onde vêm a sabedoria dele e o poder que ele tem para fazer milagres? Por acaso ele não é o filho do carpinteiro? A sua mãe não é Maria? Ele não é irmão de Tiago, José, Simão e Judas? Todas as suas irmãs não moram aqui? De onde é que ele consegue tudo isso?
Por isso ficaram desiludidos com ele. Mas Jesus disse:
- Um profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra e na sua casa.
Jesus não pôde fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé.



Comentário do Evangelho
O projeto de Deus nasce no meio do povo No tempo de Jesus o judaísmo tinha suas esperanças na vinda de um messias que restauraria o antigo império de Davi, glorioso, segundo dizia a tradição. Estas esperanças tinham suas raízes naquelas tradições que engrandeciam o antigo reinado de Davi e na teologia de poder elaborada pelas elites sacerdotais no retorno do exílio da Babilônia. Estas elites visavam consolidar seu poder e seus privilégios.
O projeto de Deus não é o de estabelecer estruturas de realeza e poder. O projeto de Deus é resgatar e promover a vida entre os pobres e excluídos, criando laços pessoais e sociais de fraternidade e partilha.
Este projeto nasce no meio do povo. Nasce em uma insignificante cidade da Galileia, na casa de um simples carpinteiro, José. Este projeto nasce com a proclamação de seu filho Jesus de Nazaré. Jesus reconhecidamente tem sabedoria e energia de comunicação. Mas sua origem humilde choca as pessoas submetidas à ideologia de poder do judaísmo. Rejeitado por aqueles seduzidos pelo poder, Jesus encontra acolhida entre os pobres e pequeninos. (José Raimundo Oliva)



A igreja celebra hoje

Nicodemus, Gamaliel, Germano de Auxerre,Gustavo, Lídia, Cira, Hermeto

São Nicodemus

Membro do Sanhedrin em Israel durante a vida de Jesus.

O Sanhedrin, o Supremo Conselho e a mais alta Corte de Justiça dos Judeus em Jeruzalem, queria condenar Jesus. Todo membro do Sanhedrin que tivesse simpatia por Jesus era considerado pelos seus colegas um traidor. Mesmo sendo membro, Nidodemus tinha grande admiração por Jesus.

Ele era um discípulo secreto de Cristo encontrando-O à noite para evitar a fúria dos outros membros do Sanhedrin, e eventualmente falou para aquela Corte que Jesus deveria ser ouvido.

Em uma ocasião Nicodemus confessou que acreditava em Jesus dizendo:
“Nós sabemos que Você é um professor e ninguém tem esses sinais a não ser Deus esteja com ele”. Jesus ensinou a ele acerca do renascer através do Espírito Santo e do Batismo. Nicodemus certa vez disse:

“ Deus tanto ama os homens que envia seu único filho para nos salvar. Aquele que acreditar Nele não perecerá e terá a vida eterna”.

Nicodemus falou a bem de Jesus para os Sacerdotes chefes e os Fariseus destacando que a Lei exigia que os acusados fossem ouvidos antes de serem julgados.

Teve o privilegio de junto com São José de Arimathea ele preparou o corpo de Jesus com babosa e mirra e enrolaram o corpo com pano de linho com aroma de especiarias e O colocou no Santo Sepulcro.

Existe um escrito considerado um Evangelho apócrifo que teria sido escrito por ele e é algumas vezes chamado de “Atos de Pilate”. A tradição diz que ele foi um mártir, mas os detalhes de seu martírio não sobreviveram ao tempo.

Sua festa é celebrada no dia 3 de agosto.


Fonte: www.catequisar.org.br-www.cancaonova.org.br-www.paulinas.org.br- www.acidigital.com-www.vatican.vt -www.editorasantuario.com.Br-www.mundocatolico.org.Br-www.portaldaigreja.com-http://www.meusanto.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário