quarta-feira, 8 de agosto de 2012


BOM DIA EVANGELHO
Dia 09 de Agosto — Quinta-feira-18ª Semana Comum-Divina Misericórdia – 1bis-(Cor Verde)
Mas, o que é perdão?
Perdão é alforriar o ofensor. Perdoar é não cobrar nem revidar a ofensa recebida. O perdão não exige justiça; exerce misericórdia. O perdão não faz registro das mágoas. Perdoar é lembrar sem sentir dor.

O Pai não se cansa de nos revelar seu amor. E ainda mais: deposita sua confiança em nós seres humanos frágeis e inconstantes. Por isso, Jesus diz a Pedro que foi o Pai do céu que lhe revelou que Ele é o Filho do Deus vivo. O que faz um Deus revelar-se a nós senão seu infinito amor? Quem ama dá-se a conhecer. E feliz quem reconhece o Deus de amor, como fez Pedro.

Oração
Pai, consolida minha fé, a exemplo do apóstolo Pedro que, em meio às provações, soube dar, com o seu martírio, testemunho consumado de adesão a Jesus.


Pedro é a pedra fundamental -Evangelho (Mt 16,13-23)

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. 20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. 21Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!” 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”  Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
"Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo"
A profissão de fé de Pedro, "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo", seguida do longo elogio de Jesus, é própria do evangelho de Mateus, não constando no evangelho de Marcos, que o antecedeu. A proclamação de Pedro como base da Igreja e portador das chaves do Reino é uma expressão eclesial de fé, o que sugere que este texto tenha surgido após o martírio do próprio Pedro.
Em contraste, a seguir, quando Jesus fala das provações que o esperam em Jerusalém, Pedro censura Jesus, rejeitando que se exponha a tais perigos. Jesus, por sua vez, faz uma contundente repreensão a Pedro por sua atitude e incompreensão. (José Raimundo Oliva)

A IGREJA CELEBRA HOJE


Romão, Rústico, Maurílio, Secundino, Edith Stein,Veriano,Tereza Benedita da Cruz

Santa Edith Stein

Também conhecida com Santa Teresa Benedita da Cruz.

Nasceu em 12 de outubro de 1891. Ela era a mais jovem de sete filhos de uma família judia. Perdeu o seu interesse na fé judaica lá pela idade de 13 anos. Era um brilhante estudante e uma filósofa com grande interesse em fenomenologia. Recebeu doutorado em filosofia aos 25 anos. A força de seus amigos católicos a levou a se interessar pelo catolicismo e estudar o catecismo a se converter, e a escrever um catecismo para si própria. Foi batizada na Catedral de Colonha, Alemanha em 1922. Em 1933 se tornou uma freira Carmelita e tomou o nome de Teresa Benedita da Cruz. Era uma escritora com profunda espiritualidade. Seus escritos são considerado obras primas de espiritualidade e a tradição diz que vários se converteram lendo o seu catecismo. Foi enviada para trabalhar em Echt na Holanda quando os nazistas tomaram o poder na Alemanha. Quando os nazistas invadiram a Holanda ela e sua irma Rose foram capturadas pelos nazistas que a enviaram para o campo de concentração de Auschwitz onde foi exterminada na câmara de gás em 9 de agosto de 1942. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 1° maio de 1987 na Catedral de Colonha, Alemanha e canonizada em 11 de outubro de 1998 também pelo Papa João Paulo II.

Sua festa é celebrada no dia 9 de agosto.

É padroeira da Europa e de todas as jovens de nome Edith.
VISITE: http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário