terça-feira, 7 de agosto de 2012

bom dia evangelho-8/08/012


BOM DIA EVANGELHO
Dia 08 de Agosto — Quarta-feira-São Domingos-(Presb., Mem., Cor Branca)

Apóstolo do Rosário, peregrino e missionário incansável, São Domingos lutou contra as heresias em terras cristãs, como no sul da França. Com bondade e fé esclarecida conseguiu muitas conversões. Fundou a Ordem dos Frades Pregadores, para que vivendo na pobreza e sendo firmes na doutrina colaborassem nos trabalhos por ele iniciados. Deu grande importância ao estudo teológico e à pobreza de vida. Morreu em 1221.

Oração
Senhor Jesus, tira de mim todo preconceito que me impede de aceitar que muitas pessoas marginalizadas possam ter uma fé verdadeira em ti.



A mulher estrangeira e sua fé -Evangelho (Mt 15,21-28)

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”.

24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada. Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho
A cananéia
Mateus adapta a narrativa de Marcos ao contexto de sua comunidade de cristãos oriundos do judaísmo.
Jesus parte para a região de Tiro e Sidônia, que são cidades gentílicas execradas pela tradição do judaísmo. Uma mulher desta região, identificada simplesmente a Cananeia, vem a Jesus. Ela pede a libertação da sua filha. Está atormentada pelo demônio da exclusão religiosa do judaísmo. Os discípulos incomodam-se com a insistência da mulher, pedindo que Jesus a mande embora.
Duas falas, uma seletiva, outra discriminatória, são atribuídas a Jesus. São próprias da instituição judaica. Porém, o lugar central é a mulher, sua fala, sua insistência. Revelam uma fé que move o coração de Jesus. A filha é libertada. A cananeia tem também direito ao pão que significa o banquete do Reino.
(José Raimundo Oliva)

A igreja celebra hoje

Domingo de Gusmão, Emiliano, Esmeraldo, Miro

São Domingos

Domingos Gusmão ou São Dominic - Fundador da Ordem dos Dominicanos

Filho de Felix de Guzman , ele nasceu em Calaruega, Espanha em 1170.
Começou a estudar na Universidade de Palencia e se tornou um franciscano e decano da Catedral de Osma em 1199. Em 1203 Domingos acompanhado do Beato Diego de Azevedo foi para o sul da França para pregar contra os hereges Albifensianos e reformar o monastério local. Domingos abriu um convento em Prouille para mulheres convertidas. Os padres encarregados do convento formaram o núcleo da nova ordem. Em 1208 Peter de Castelnau, o núncio papal foi morto pelos Albigencianos. O Papa Inocencio III em imediatamente iniciou uma cruzada para terminar com a heresia Simão IV de Monfort e comandou uma campanha de sete anos sem sucesso.
Domingos e 6 outros companheiros fundaram a nova Ordem. No quarto Consilho Geral de Lateran em Roma, em 1215, a Ordem não conseguiu a aprovação papal, mas no ano seguinte, o Papa Honorius III deu finalmente a aprovação e sua benção a nova Ordem.
Domingos passou os últimos anos de sua vida organizando a Ordem Ele viajou através da Itália, França e Espanha Os dominicanos tinham os costumes e tradições das demais ordens, mas davam especial interesse aos estudos e pesquisas intelectuais e assim atraiam para a ordem os grandes eruditos. Os dominicanos observavam o ceticismo da época e tinham um grande zelo ao pregar para o homem comum.
Ele fundou, com São Francisco de Assis, os "Mendicantes"uma nova aventura para expandir o apelo da igreja.
Diz a tradição que a Virgem Maria para ele apareceu e o ensinou a orar o Rosário. Assim ele é considerado por muitos como o criador desta linda oração. Os dominicanos são os guardiões do Rosário e as mudanças, rarríssimas, devem ter a sua aprovação e naturalmente a devida Bula Papal. Em outubro de 2002 ao Rosário está sendo acrescentados 5 novos mistérios (os luminosos) a serem orados no "terço" das quintas feiras.

São Domingos fez o seu primeiro Concílio da "Ordem do Pregadores" em Bolonha, Itália em 1220.Ele morreu logo depois em 8 de agosto do ano seguinte. É considerado um dos grande incentivadores do Rosário. Foi canonizado em 1234.
Ele é mostrado na liturgia católica segurando um lírio e é acompanhado de um cão ou um globo em fogo. O seu halo tem uma estrela para distingui-lo dos demais.


A sua festa é celebrada no dia 8 de agosto
.

Nossa Senhora do Rosario é quase sempre mostrada com dois santos a seu lado: SãoDomingos e Santa Catarina de Siena.



O Rosário: Cumpre lembrar que cada terço tem 5 misterios lembrando as 5 chagas de Jesus e cada mistério tem 10 Aves Marias lembrando os 10 mandamentos. Os mistérios são:

misterios de alegria,
que lembram Jesus no humilde lar de Maria de Nazaré.

misterios de dor,que lembram a dura caminhada de Jesus Cristo para o Calvário.

misterios da glória, que lembram Jesus vencendo a morte para salvar toda humanidade.

e os novos misterios luminosos que são os seguintes:

1º Batismo do Senhor no Jordão

2º Bodas de Caná

3º A proclamação do Reino

4º A Transfiguração

5º A Instituição da Eucaristia

Assim agora o terço deverá ser orado contemplando:

Segunda e Sábado = mistérios da Alegria (mistérios gozosos)

Terça e Sexta = mistérios da Dor (mistérios dolorosos)

Quarta e Domingo = mistérios da Glória (mistérios gloriosos)

Quinta = mistérios da Luz (mistérios luminosos)




Fonte: www.catequisar.org.br-www.cancaonova.org.br-www.paulinas.org.br- www.acidigital.com-www.vatican.vt -www.editorasantuario.com.Br-www.mundocatolico.org.Br-www.portaldaigreja.com-http://www.meusanto.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário