quinta-feira, 9 de agosto de 2012

bom dia evangelho-10/agosto/012

BOM Dia Evangelho
10 de Agosto — Sexta-feira- São Lourenço-(DiácMt., Mem., Cor Vermelha)

São Lourenço foi diácono e mártir da sua fé. Um documento muito antigo, do ano 354, recorda seu martírio e sua popularidade. Foi queimado vivo, depois de declarar que a única riqueza que possuía eram os pobres, dos quais cuidava em nome da Igreja. Sua ação junto dos pobres desperta-nos para a caridade, e para a formação de nossa consciência nos moldes do Evangelho. O amor aos menos favorecidos leva-nos à santidade.

Desapegar para ganhar a vida
Evangelho segundo S. João 12,24-26.

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo S.João. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos:«Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto.
Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura para si a vida eterna.
Se alguém me serve, que me siga, e onde Eu estiver, aí estará também o meu servo. Se alguém me servir, o Pai há-de honrá-lo.

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

Comentário ao Evangelho do dia feito por
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África), doutor da Igreja
Sermão 304

«Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura para si a vida eterna»
Na Igreja de Roma, o bem-aventurado Lourenço exercia as funções de diácono. Era ele que distribuía aos fiéis o Sangue sagrado de Cristo e foi aí que derramou o próprio sangue pelo nome de Cristo. [...] O apóstolo São João trouxe à luz o mistério da Ceia do Senhor quando disse: «Ele, Jesus, deu a Sua vida por nós; assim também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos» (1Jo 3,16). São Lourenço compreendeu isso, meus irmãos, compreendeu-o e fê-lo; preparou esta oferenda para que fosse consumida nesta mesa. Amou a Cristo com a sua vida; e imitou-O na sua morte.
E nós, meus irmãos, se O amamos verdadeiramente, devemos imitá-Lo. A melhor prova que Lhe podemos dar do nosso amor é imitar os Seus exemplos: «Cristo também padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais os Seus passos» (1Pe 2,21). [...] No jardim do Senhor há verdadeiramente todo o tipo de flores: não apenas as rosas dos mártires, mas também os lírios das virgens, a hera das pessoas casadas, as violetas das viúvas. Absolutamente nenhuma categoria de pessoas, meus bem-amados, deve desesperar da sua vocação: o Senhor sofreu por todos. [...] É pois preciso compreender como é que o cristão deve seguir Cristo sem derramar o seu sangue nem enfrentar os sofrimentos do martírio.
O apóstolo Paulo diz a respeito de Cristo Senhor: «Ele, que é de condição divina, não considerou como uma usurpação ser igual a Deus». Que majestade! «No entanto, esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a condição de servo. Tornando-Se semelhante aos homens e sendo, ao manifestar-Se, identificado como homem» (Fl 2,6s). Como Cristo Se humilhou! Cristo humilhou-Se. Eis portanto, cristão, aquilo que está à tua disposição. «Tornando-Se obediente» (v. 8): então por que és orgulhoso? [...] Em seguida, depois de ter ido até ao fim do Seu rebaixamento e de ter derrubado a morte, Cristo subiu ao céu: sigamo-Lo.


A igreja celebra hoje:     
Filomena, Lourenço, Deusdedith, Mercês, Paula, Austéria, Ágata

São Lourenço de Roma
Santo espanhol diácono e ajudante do Papa Paulo Sixto II e responsável por um centro em Roma dedicado aos mais pobres, uma espécie de Cáritas. O prefeito de Roma o prendeu, e o condenou a um martírio sobre brasas. Diz a tradição que após algum tempo, que havia sido colocado na grelha em brasas, São Lourenço disse aos seus algozes que já estava na hora vira-lo para o outro lado porque de um lado já estava bem tostado. Parece que milagrosamente, não sentia nenhuma dor. Os soldados encarregados do martírio se converteram ao cristianismo e o soltaram. O prefeito ficou furioso e mandou prender e decapitar a todos os envolvidos. São Prudentius conta que o exemplo de São Lourenço levou a conversão de vários romanos. Ele foi sepultado no Campus Veranus na Via Tiburtina, em Roma, onde mais tarde, foi erigida uma basílica em sua honra.
Ele é mencionado na primeira Prece Eucarística e na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um diácono com um gelha. Sua paixão foi escrita um século após sua morte.
É padroeiro da cidade de Huesca, Espanha e dos diáconos. Sua festa é celebrada em 10 de agosto.

fonte: www.paulinas.org.br-www.cançãonova.org.br-www.evangelhodocotidiano.org.br-http://mundocatolico.org.br/-http://www.portaldaigreja.com/-http://www.vatican.va/-http://www.santuariosantaluzia.org.br/-http://www.jesuitas.org.br/.
VISITE: http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário