segunda-feira, 10 de junho de 2013

bom dia evangelho-11 de junho


Bom dia evangelho
11 de maio - S. Barnabé, apóstolo - Memória Obrigatória
Santo do dia : S. Barnabé, Apóstolo, séc. I
Oração:
Pai de amor, fonte de todas as bênçãos, nesta oração quero encher-me de tua luz, de tua graça, de tua verdade e de teu amor. Ilumina-me para que possa levar aos homens, meus irmãos, a luz de teu Evangelho.

Evangelho
Do santo Evangelho segundo São Mateus 5, 13-16
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.
Meditação
 Uma minúscula chama irradia-se para muitas luzes e ilumina a casa de Deus que estava às escuras. Neste maravilhoso rito litúrgico que imitamos nesta vigília de
" oração, desvenda-se-nos, através de sinais mais eloquentes do que as palavras, o mistério da nossa fé cristã. Ele, Cristo, que diz de Si próprio: ´Eu sou a luz do mundo´ (Jo 8, 12), faz brilhar a nossa vida, para ser verdadeiro o que acabamos de ouvir no Evangelho: ´Vós sois a luz do mundo´ (Mt 5, 14). Não são os nossos esforços humanos nem o progresso técnico do nosso tempo que trazem a luz a este mundo. Experimentamos sempre de novo que o nosso esforço por uma ordem melhor e mais justa tem os seus limites. O sofrimento dos inocentes e, enfim, a morte de cada homem constituem uma escuridão impenetrável que pode talvez ser momentaneamente iluminada por novas experiências, como a noite o é por um relâmpago; mas, no fim, permanece uma escuridão acabrunhadora. Ao nosso redor pode haver a escuridão e as trevas, e todavia vemos uma luz: uma chama pequena, minúscula, que é mais forte do que a escuridão, aparentemente tão poderosa e insuperável. Cristo, que ressuscitou dos mortos, brilha neste mundo, e fá-lo de modo mais claro precisamente onde tudo, segundo o juízo humano, parece lúgubre e sem esperança" (Bento XVI, Discurso, 24 de setembro de 2011).
Reflexão apostólica
“Procura-se, desse modo, que cada um irradie a luz do Evangelho em seu ambiente natural, como sal da terra e fermento na massa: os pais de família no lar, o médico no hospital, o professor na escola, o jovem estudante na faculdade, o operário na fábrica, o empresário na empresa, o comerciante em seu negócio”
 
 

 
 


São Barnabé

São Barnabé era natural da ilha de Chipre. Como o Apóstolo São Paulo, foi discípulo de Gamaliel: "José, a quem os apóstolos haviam dado o cognome de Barnabé, que quer dizer 'filho da consolação', era um levita originário de Chipre. Sendo proprietário de um campo, vendeu-o e trouxe o dinheiro, depositando-o aos pés dos apóstolos" (Actos dos Apóstolos 4,36-37). Foi São Barnabé quem convenceu a comunidade de Jerusalém a receber o temível perseguidor dos cristãos, Paulo de Tarso, como discípulo, levando-o como colaborador seu à Antioquia.

Barnabé e Paulo foram escolhidos pelos profetas e doutores de Antioquia para anunciar o Evangelho aos gentios ainda não convertidos à fé cristã. Paulo, Barnabé e João Marcos, seu primo, partiram, então, para Chipre, Perge, Antioquia da Pisídia e cidades da Licaônia. Barnabé participou do Concílio de Jerusalém. Desentendeu-se com Paulo e dele se separou, tomando rumo diferente.


A Igreja reconhece-lhe o título de Apóstolo.

 
   
"É preciso ter fé e crer no Espírito Santo, deixando invadir por sua influência."
 
 
tjl@ www.paulinas.org.br-evangelhodocotidiano.org.br-catequisar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário