Bom dia evangelho
Jornada Mundial da Juventude
De 23 a 28 de julho de 2013
17 de junho - Segunda-feira
da 11ª semana do Tempo Comum
Santo do dia : S.
Rainério de Pisa, peregrino, +1160
Oração: Pai, não permitas que a violência tome conta do meu coração;
antes, torna-me capaz de responder, com gestos de amor, a quem me faz o mal.
Evangelho
Evangelho segundo S. Mateus 5,38-42.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente.
Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.
Se alguém quiser litigar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa.
E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas.
Dá-a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.»
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente.
Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.
Se alguém quiser litigar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa.
E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas.
Dá-a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.»
Comentário
do dia
Doroteu de Gaza (c. 500-?), monge na Palestina
Instruções, n°1, 6-8; SC 92
Doroteu de Gaza (c. 500-?), monge na Palestina
Instruções, n°1, 6-8; SC 92
«Eu,
porém, digo-vos: não oponhais resistência ao mau»
A Lei dizia: «Olho por olho,
dente por dente» (Ex 21,24). Mas o Senhor exorta, não somente a receber com
paciência o golpe daquele que nos bate numa face, mas também a apresentar-lhe
humildemente a outra. Porque o objectivo da Lei era ensinar-nos a não fazermos
aquilo que não gostamos que nos façam; ela impedia-nos de fazer mal pelo medo
de que no-lo fizessem também. Mas o que agora nos é pedido é que rejeitemos o
ódio, o amor ao prazer, o amor à glória e outras tendências nocivas. […]
Cristo ensina-nos, pelos santos mandamentos, a purificarmo-nos das nossas paixões para que elas não nos façam recair nos mesmos pecados. Ele mostra-nos a causa que conduz ao desprezo e à transgressão dos preceitos de Deus, fornecendo-nos o remédio para podermos obedecer e ser salvos.
Qual é então esse remédio e qual é a causa desse desprezo? Escutai o que o próprio Senhor diz: «Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração e achareis alívio para as vossas almas» (Mt 11,29). Eis que de um modo breve, com uma só palavra, Ele nos mostra a raiz e a causa de todos os males, e o seu remédio, fonte de todos os bens. Mostra-nos que é a elevação do coração que nos faz cair, e que é só é possível obter misericórdia pela disposição contrária, que é a humildade. Com efeito, a elevação engendra o desprezo e a desobediência que leva à morte, enquanto a humildade engendra a obediência e a salvação das almas. Refiro-me à verdadeira humildade, e não a um rebaixamento só de palavras e atitudes; a uma disposição verdadeiramente humilde, no íntimo do coração e do espírito. É por isso que o Senhor diz: «Sou manso e humilde de coração». Que aquele que quer encontrar o verdadeiro alívio para a sua alma aprenda a humildade.
Cristo ensina-nos, pelos santos mandamentos, a purificarmo-nos das nossas paixões para que elas não nos façam recair nos mesmos pecados. Ele mostra-nos a causa que conduz ao desprezo e à transgressão dos preceitos de Deus, fornecendo-nos o remédio para podermos obedecer e ser salvos.
Qual é então esse remédio e qual é a causa desse desprezo? Escutai o que o próprio Senhor diz: «Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração e achareis alívio para as vossas almas» (Mt 11,29). Eis que de um modo breve, com uma só palavra, Ele nos mostra a raiz e a causa de todos os males, e o seu remédio, fonte de todos os bens. Mostra-nos que é a elevação do coração que nos faz cair, e que é só é possível obter misericórdia pela disposição contrária, que é a humildade. Com efeito, a elevação engendra o desprezo e a desobediência que leva à morte, enquanto a humildade engendra a obediência e a salvação das almas. Refiro-me à verdadeira humildade, e não a um rebaixamento só de palavras e atitudes; a uma disposição verdadeiramente humilde, no íntimo do coração e do espírito. É por isso que o Senhor diz: «Sou manso e humilde de coração». Que aquele que quer encontrar o verdadeiro alívio para a sua alma aprenda a humildade.
São Ranieri de Pisa - 1118-1161
A cidade de Pisa era, nos séculos XI e XII, um
importante pólo comercial marítimo da Itália, que contribuía também no combate
aos piratas sarracenos. Assim, paralelamente, ao burburinho dos negócios, a
vida mundana da corte era exuberante e tentadora, principalmente para os mais
jovens.
Foi nessa época, no ano 1118, que Ranieri Scacceri nasceu em Pisa. Era filho único de Gandulfo e Emengarda, ambos de famílias tradicionais de nobres mercadores riquíssimos. A sua educação foi confiada ao bispo de Kinzica, para que recebesse boa formação religiosa e para os negócios. Porém Ranieri, mostrando forte inclinação artística, preferiu estudar lira e canto. E para desgosto dos pais e do bispo, seu tutor, ele se entregou à vida fútil e desregrada, apreciando as festas da corte onde se apresentava. Com isso, tornou-se uma figura popular e conhecida na cidade de Pisa.
Aos dezenove anos de idade, impressionado com a vida miserável dos pobres da cidade e percebendo a inutilidade de sua vida, decidiu mudar. Contribuiu para isso o encontro que teve com o eremita Alberto da Córsega, que o estimulou a voltar para a vida de valores cristãos e a serviço de Deus. Foi assim que Ranieri ingressou no Mosteiro de São Vito, em Pisa, apenas como irmão leigo.
Depois de viver, até os vinte e três anos de idade, recolhido como solitário, doou toda a sua fortuna aos pobres e necessitados e partiu em peregrinação à Terra Santa, onde permaneceu por quase quatorze anos. Viajou por todos os lugares santos de Jerusalém, Acre e outras cidades da Palestina, conduzindo a sua existência pelo caminho da santidade. Foi nessa ocasião que sua virtude taumatúrgica para com os pobres passou a manifestar-se. Vestido com roupas pobres, vivendo só de esmolas, Ranieri lia segredos nos corações, expulsava demônios, realizava curas e conversões.
Já com fama de santidade, em 1154 retornou a Pisa e ao Mosteiro de São Vito, mas sempre como irmão leigo. Em pouco tempo, tornou-se o apóstolo e diretor espiritual dos monges e dos habitantes da cidade. Segundo os registros da Igreja, os seus prodígios ocorriam por meio do pão e da água benzidos, os quais distribuía a todos os aflitos que o solicitavam, o que lhe valeu o apelido de "Ranieri d'água".
Depois de sete anos do seu regresso da longa peregrinação, Ranieri morreu no dia 17 de junho de 1161. E desde então os milagres continuaram a ocorrer por sua intercessão, por meio da água benzida com sua oração ou colocada sobre sua sepultura.
Canonizado pelo papa Alexandre III, são Ranieri de Pisa foi proclamado padroeiro dos viajantes e da cidade de Pisa. A catedral dessa cidade conserva suas relíquias, que são veneradas no dia de sua morte.
Foi nessa época, no ano 1118, que Ranieri Scacceri nasceu em Pisa. Era filho único de Gandulfo e Emengarda, ambos de famílias tradicionais de nobres mercadores riquíssimos. A sua educação foi confiada ao bispo de Kinzica, para que recebesse boa formação religiosa e para os negócios. Porém Ranieri, mostrando forte inclinação artística, preferiu estudar lira e canto. E para desgosto dos pais e do bispo, seu tutor, ele se entregou à vida fútil e desregrada, apreciando as festas da corte onde se apresentava. Com isso, tornou-se uma figura popular e conhecida na cidade de Pisa.
Aos dezenove anos de idade, impressionado com a vida miserável dos pobres da cidade e percebendo a inutilidade de sua vida, decidiu mudar. Contribuiu para isso o encontro que teve com o eremita Alberto da Córsega, que o estimulou a voltar para a vida de valores cristãos e a serviço de Deus. Foi assim que Ranieri ingressou no Mosteiro de São Vito, em Pisa, apenas como irmão leigo.
Depois de viver, até os vinte e três anos de idade, recolhido como solitário, doou toda a sua fortuna aos pobres e necessitados e partiu em peregrinação à Terra Santa, onde permaneceu por quase quatorze anos. Viajou por todos os lugares santos de Jerusalém, Acre e outras cidades da Palestina, conduzindo a sua existência pelo caminho da santidade. Foi nessa ocasião que sua virtude taumatúrgica para com os pobres passou a manifestar-se. Vestido com roupas pobres, vivendo só de esmolas, Ranieri lia segredos nos corações, expulsava demônios, realizava curas e conversões.
Já com fama de santidade, em 1154 retornou a Pisa e ao Mosteiro de São Vito, mas sempre como irmão leigo. Em pouco tempo, tornou-se o apóstolo e diretor espiritual dos monges e dos habitantes da cidade. Segundo os registros da Igreja, os seus prodígios ocorriam por meio do pão e da água benzidos, os quais distribuía a todos os aflitos que o solicitavam, o que lhe valeu o apelido de "Ranieri d'água".
Depois de sete anos do seu regresso da longa peregrinação, Ranieri morreu no dia 17 de junho de 1161. E desde então os milagres continuaram a ocorrer por sua intercessão, por meio da água benzida com sua oração ou colocada sobre sua sepultura.
Canonizado pelo papa Alexandre III, são Ranieri de Pisa foi proclamado padroeiro dos viajantes e da cidade de Pisa. A catedral dessa cidade conserva suas relíquias, que são veneradas no dia de sua morte.
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