segunda-feira, 17 de junho de 2013

Evangelho-18 de junho

Bom dia evangelho
18 de junho - Terça-feira da 11ª semana do Tempo Comum

OraçãoEspírito de amor perfeito, coloca-me no caminho da perfeição do Pai, que ama a humanidade, fazendo o bem a todos os seres humanos, sem distinção.

O amor aos que não nos amam
Evangelho segundo S. Mateus 5,43-48.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:«Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.
Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores.
Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos?
E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos?
Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»
Comentário do dia
Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, doutora da Igreja
Manuscrito autobiográfico C 13 v°-14 r°
Amar os inimigos
Há na comunidade uma irmã que tem o talento de me desagradar em todas as coisas; os seus modos, as suas palavras, o seu carácter eram-me muito desagradáveis. No entanto é uma santa religiosa que deve ser muito agradável ao bom Deus; assim, não querendo ceder à antipatia natural que sentia, disse a mim própria que a caridade não devia ser composta por sentimentos, mas por obras. Decidi então fazer por esta irmã aquilo que faria pela pessoa que mais amasse. Cada vez que a encontrava rezava ao Senhor por ela, oferecendo-Lhe todas as suas virtudes e méritos. Sentia que isso agradava a Jesus, pois não existe artista que não goste de receber louvores pelas suas obras e Jesus, o artista das almas, fica feliz quando não nos detemos no exterior mas, penetrando até ao santuário íntimo que Ele escolheu para morar, admiramos a sua beleza.
Não me contentava em rezar muito pela irmã que me suscitava tantos combates, obrigava-me a fazer-lhe todos os favores possíveis e, quando tinha a tentação de lhe responder de modo desagradável, contentava-me em lhe fazer o meu sorriso mais amável e fazia por desviar a conversa. […] E também muitas vezes […], tendo algumas relações de trabalho com essa irmã, quando os embates eram demasiado violentos, fugia como um desertor. Como ela ignorava totalmente o que eu sentia por ela, nunca desconfiou dos motivos da minha conduta e continua persuadida de que o seu carácter me agrada. Um dia, no recreio, disse-me mais ou menos estas palavras com um ar muito contente: «Pode dizer-me, irmã Teresa do Menino Jesus, o que a atrai tanto em mim, pois de cada vez que olha para mim vejo-a sorrir?» Ah, o que me atraía era Jesus, escondido no fundo da sua alma. Jesus torna doces as coisas mais amargas.
Santo do dia
Santa Isabel da Alemanha
ou Santa Elizabeth de Schonau
Nasceu em 1126 na Alemanha. Crida e educada em um Monastério Beneditino de Scgonau, perto de Bonn, Alemenha desde a idade de 12 anos. Assim eiisabel vi acasa como seu lar e tomou os votos em 1147. Ela era uma visionaria e em 1152 começou a ter visões e estasies e o dom da profecia e também sofreu alguns assaltos de forças demoníacas. Com o auxilio do irmão monge e Abade Egbert ela escreveu vários volumes descrevendo suas visões.Foi indicada Abadessa do Mosteiro de Schonau de 1157 até a sua morte.
Mais tarde Egbert escreveu a biografia de Isabel e três livros de suas visões usando os tabletes que ela usava suplementado, pelas suas explicações (as vezes Isabel via tabletes de cera escritos e enviava para o seu irmão).
O primeiro livro é de uma linguagem simples que Isabel pode ter usado, mas os outros empregam uma linguagem mais sofisticada que provavelmente é de Egberto. O último e o mais famoso é uma visão de Santa Úrsula.
Ela faleceu em 18 de junho de 1164 em Bonn,Alemanha ,
É invocada contra as tentações.
Nunca formalmente canonizada, mas a devoção ppular e seus vários milagres a incluíram na Martirologia Romana.

Tjl@-www.paulinas.org.br-evangeljodoquotidiano.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário