Bom
dia evangelho
Foto:
Flickr UNHCR-ACNUR (CC-BY-NC-SA-2.0)
Situação
dos cristãos iraquianos piora com a chegada do inverno
VATICANO, 22 Out. 14 / 12:22 pm (ACI/EWTN
Noticias).- “Em Erbil (Iraque), a situação dos refugiados
é dura”, alertou Karin Maria Fenbert, da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), ao recordar que os cristãos e outras
minorias que conseguiram salvar-se do Estado Islâmico estão vivendo em barracas
que não têm as condições necessárias para suportar o inverno rigoroso que está
chegando.(acidigital.com)
Antífona da entrada: Clamo por vós, meu Deus,
porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a
pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).
Oração
Pai, que o batismo de Jesus, por sua morte de cruz,
purifique-me de todo pecado e de toda maldade, como um fogo ardente, abrindo o
meu coração totalmente para ti.
"Vim trazer
fogo" - Lc 12,49-53
“Fogo eu
vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Um batismo eu
devo receber, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Pensais que eu vim
trazer a paz à terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. Pois
daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra
duas e duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e filho contra
pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra conta nora e nora contra
sogra.”
Comentários
É preciso liberdade e desapego.
Jesus não promove a guerra nem tampouco a destruição. A linguagem do
evangelho, muitas vezes enigmática para o homem moderno, precisa ser
decodificada para fazer emergir o seu sentido. “Fogo” (v. 49) refere-se ao
Batismo de Jesus (Lc 3,16). No texto do Batismo o termo “fogo” é utilizado para
explicar a natureza da ação do Espírito Santo, a saber, purificação e
julgamento. A morte de Jesus é também considerada como um fogo (v. 50) que
dividirá e dispersará os seus próprios discípulos. Na morte de Jesus, os homens
serão julgados e eles mesmos reconhecerão a sua iniquidade (Lc 23,48). A lealdade
a Jesus está acima de qualquer compromisso humano com a defesa de interesses
particulares, escondidos, muitas vezes, atrás do argumento da defesa de Deus.
Jesus não promove a guerra nem a discórdia. Os que o rejeitam é que perseguem
os que o aceitam. É preciso que o discípulo tenha consciência de que os laços
afetivos verdadeiros, construídos no amor e tão caros para a saúde da
humanidade, não podem ser impedimento, nem servir de coação, ao seguimento de
Cristo e a uma vida segundo o Espírito, para quem, livremente, adere à vocação
cristã. É preciso liberdade e desapego.-Carlos Alberto Conteiri, sj
Santo do dia: São João Capistrano
Ele nasceu em Capistrano, Itália em 1386, estudou leis
e tornou-se governador de Peruvia, Itália em 1412. Casado, obteve uma
dispensa especial e tornou-se monge franciscano em 1416 e um grande amigo
e aluno de São Bernardino de Siena. Ele foi ordenado em 1420. Após uma carreira
notável como franciscano João foi convidado a ser o legado papal na Palestina,
Milão, Sicília, Áustria, Bavária, Polônia, Bohemia e Silésia
para combater os "hussites" (seguidores de Jan Hus). João encarava
esses homens e mulheres como hereges e com implacável hostilidade, e seus
métodos eram tão obstinados que ele às vezes foi reprovado.
(Tão grande era a revolta dos protestantes a veemência de João, que mais tarde, em 1526, os Calvinistas jogaram suas relíquias em um poço. Quando os turcos capturaram Constantinopla, (hoje Istambul), a capital do Império Bizantino em 1453, João se devotou a uma incansável cruzada contra os Otomanos que estavam avançando sobre os Balcãs. João conseguiu uma audiência com o General Janos Hunyadi. Hunyadi inspirado pelo santo reuniu os húngaros que resistiram aos turcos e ele pessoalmente comandou uma ala do exercito cristão na batalha de Belgrado em 1456. A vitória de Belgrado salvou a Europa de ser conquistada pelos turcos. Na arte Litúrgica da Igreja ele é representado como um franciscano apontando um crucifixo que ele segura; ou 2) com um crucifixo e uma lança; ou 3) pisando em um turbante; ou 4) pregando com anjos e um rosário e o emblema IHS acima dele; ou 5) com a bandeira com a cruz em seu peito.
Ele morreu em 23 de outubro de 1456 em Vilach, Áustria de uma praga que varreu a região. São João Capistrano foi canonizado em 1724. Sua festa é celebrada no dia 23 de outubro.
(Tão grande era a revolta dos protestantes a veemência de João, que mais tarde, em 1526, os Calvinistas jogaram suas relíquias em um poço. Quando os turcos capturaram Constantinopla, (hoje Istambul), a capital do Império Bizantino em 1453, João se devotou a uma incansável cruzada contra os Otomanos que estavam avançando sobre os Balcãs. João conseguiu uma audiência com o General Janos Hunyadi. Hunyadi inspirado pelo santo reuniu os húngaros que resistiram aos turcos e ele pessoalmente comandou uma ala do exercito cristão na batalha de Belgrado em 1456. A vitória de Belgrado salvou a Europa de ser conquistada pelos turcos. Na arte Litúrgica da Igreja ele é representado como um franciscano apontando um crucifixo que ele segura; ou 2) com um crucifixo e uma lança; ou 3) pisando em um turbante; ou 4) pregando com anjos e um rosário e o emblema IHS acima dele; ou 5) com a bandeira com a cruz em seu peito.
Ele morreu em 23 de outubro de 1456 em Vilach, Áustria de uma praga que varreu a região. São João Capistrano foi canonizado em 1724. Sua festa é celebrada no dia 23 de outubro.
Benção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
tjl@ 2210201422:40lt – www.paulinas.org.br
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