quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

BOM DIA EVANGELHO - 10. JANEIRO. 2020


BOM DIA EVANGELHO

Dia 10 de Janeiro - Sexta-feira
SEMANA DA EPIFANIA (Branco, Prefácio da Epifania ou do Natal - Ofício do Dia)
Papa Francisco batiza um bebê no Vaticano em 2016. Foto: Vatican Media
Vaticano, 08 Jan. 20 / 01:30 pm (ACI).- Ao finalizar a Audiência Geral, na quarta-feira, 8 de janeiro, o Papa Francisco convidou a recordar a data na qual recebemos o Sacramento do Batismo e levá-la no coração “para agradecer ao Senhor a graça do Batismo”.
Assim indicou o Santo Padre na Sala Paulo VI, ao mencionar que no próximo domingo, 12 de janeiro, será a Festa do Batismo do Senhor, dia em que o Pontífice presidirá a Santa Missa na Capela Sistina e batizará alguns bebês, como faz todos os anos.
Assim, o Papa Francisco exortou a "redescobrir a graça que vem do Sacramento e saber traduzi-la nos compromissos cotidianos da vida".
“Eu gostaria que cada um de nós soubesse a data do Batismo: sabemos a data do nosso aniversário, a data do nosso nascimento; mas quantos de vocês sabem a data do Batismo? Poucos... como não se celebra, se esquece”, advertiu o Papa.
Por Isso, o Santo Padre deixou essa "lição de casa: perguntem aos seus pais, avós, tios, amigos: ‘quando fui batizado? Quando fui batizada?’. E carregar sempre essa data do Batismo no seu coração para agradecer ao Senhor pela graça do Batismo”, recomendou.
Anteriormente, o Papa Francisco refletiu em sua catequese sobre uma passagem do livro dos Atos dos Apóstolos, na qual enfatizou que São Paulo “nos ensina a viver as provações unindo-nos a Cristo, a amadurecer a convicção de que Deus pode agir em qualquer circunstância, mesmo em meio a aparentes fracassos e a certeza de que quem se oferece e se entrega a Deus por amor certamente será fecundo”.
Acrescentou que “o amor é sempre fecundo, o amor a Deus é sempre fecundo, e se você se deixar levar pelo Senhor e receber os dons do Senhor, isso o levará a doar aos outros, sempre vai além”.
Por fim, o Papa incentivou a "seguir o exemplo de São Paulo, para que, sustentados pela fé, possamos ser sensíveis às pessoas que vivem em dificuldades ao nosso redor, podendo sair ao seu encontro com amor".

Oração: Senhor, Deus Pai, vem até mim, caminha comigo, segura-me pela mão. Transforma minha vida, meu modo de pensar, meu modo de agir. Que eu te ame, Senhor, acima de todas as coisas e que eu compreenda o que a Tua vontade quer para mim. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Lucas 5,12-16
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus pregava a boa nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

12Estando Jesus numa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Vendo Jesus, lançou-se com o rosto por terra e lhe suplicou: "Senhor, se queres, podes limpar-me".
13Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: "Eu quero; sê purificado!" No mesmo instante desapareceu dele a lepra.
14Ordenou-lhe Jesus que o não contasse a ninguém, dizendo-lhe, porém: "Vai e mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés prescreveu, para lhes servir de testemunho".
15Entretanto, espalhava-se mais e mais a sua fama e concorriam grandes multidões para o ouvir e ser curadas das suas enfermidades.
16Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
O MESSIAS EM AÇÃO
A cura do leproso ilustra a ação do Messias Jesus, em conformidade com o discurso programático, proclamado na sinagoga de Nazaré. Este enfermo era a imagem viva da mais total pobreza. Excluído da convivência humana, perambulava errante, em busca de misericórdia. Sua imundície repugnante tornava irremediável sua exclusão.
A presença de Jesus na vida do leproso reverteu o quadro de sua situação. O Mestre não fugiu dele, temendo ser contaminado. Antes, permitiu ao homem aproximar-se. Este, num gesto de profunda humildade, prostrou-se diante de Jesus, com a face por terra, num gesto típico de adoração. Ao chamá-lo de Senhor, o leproso fez uma confissão de fé, reconhecendo Jesus como Messias de Deus.
Jesus fez um gesto inusitado, quando tocou o leproso para curá-lo, pois os leprosos jamais deveriam ser tocados, uma vez que transmitiam impureza. Com Jesus, porém, o processo foi inverso: não foi o leproso quem transmitiu impureza para Jesus, e sim, Jesus foi quem purificou o leproso, curando-o de sua enfermidade. Desta forma, a dignidade daquele homem foi restaurada, porque voltou a ser integrado no convívio social e religioso, como também, começou a partilhar da vida que o Reino anunciado por Jesus fazia jorrar para a humanidade. E, assim, a identidade messiânica de Jesus revelava-se e se tornava conhecida.

Santo do Dia: Santo Aldo

O nome de São Aldo quase desapareceu da memória cristã. Sua biografia só conservou-se graças aos jesuítas belgas, que catalogaram os santos do norte da Europa em 1600 e incluíram Aldo entre eles.
É o único santo com este nome, que significa “ancião” ou “homem maduro”. Viveu sempre solitário porque era um ermitão. Acabou tornando-se monge, do mosteiro fundado pelo irlandês são Columbano.
Não sabemos a data e o lugar do seu nascimento, mas sabemos que viveu no século VIII. A tradição nos apresenta Aldo como um simples carvoeiro, um monge de mãos calejadas e rosto enegrecido pela fuligem das carvoarias.
Seu nome e suas atitudes são sinais de sabedoria, virtude que alcançou pelos caminhos do silêncio e da solidão, da quietude interior e exterior, da contemplação e da oração. Ele se afastava temporariamente das pessoas para dar mais espaço à oração e povoar a solidão exterior com a agradável presença de Deus.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
Reflexão: Santo Aldo é considerado um feliz exemplo do espírito beneditino. Um santo silencioso, mas que fala diretamente às almas sem precisar de palavras, com o exemplo de sua vida retirada do mundo e inserida em Deus. A Igreja o declarou "Padroeiro dos Trabalhadores".
TJL – ACIDIGITAL.COM – DOMTOTAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário