quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

BOM DIA EVANGELHO - 9 DE JANEIRO DE 2020


BOM DIA EVANGELHO

Dia 9 de Janeiro - Quinta-feira
SEMANA DA EPIFANIA (Branco, Prefácio da Epifania ou do Natal Ofício do Dia)
Papa Francisco com frei Peter Tabichi. Foto: Twitter @petertabichi
Vaticano, 08 Jan. 20 / 03:30 pm (ACI).- O Papa Francisco saudou na Casa Santa Peter o frei Peter Tabichi, irmão franciscano e professor de ciências, conhecido como “o melhor professor do mundo”, depois de ser premiado com o Nobel de Educação (Global Teacher Prize) 2019, por seu significativo trabalho educativo em uma das zonas de extrema pobreza no Quênia.
Segundo indicou o religioso em sua conta de Twitter, no encontro, “fui inspirado pela grande humildade do Papa”.
Além disso, o irmão Tabichi assinalou que, após a solicitação do Santo Padre, “reze por mim, irmão”, o franciscano lhe pediu: “Reze por nós e por todos os professores”.

Ao receber o Nobel de Educação em março de 2019, o irmão franciscano disse que o milhão de dólares que o prêmio inclui seria utilizado para beneficiar a comunidade em matéria educativa.
“Vou devolver este prêmio à sociedade, porque sou um religioso. Nossas necessidades estão atendidas: alimento, roupa, tudo. Então, me fará muito feliz a maneira como este grande momento vai beneficiar a sociedade”, refletiu o irmão Tabichi.
O religioso franciscano tem como objetivo promover a ciência não só no Quênia, mas em toda África, assim como melhorar as expectativas de futuro de seus alunos. “Como professor, busco ter um impacto positivo não apenas em meu país, mas dentro de toda a África”, assegurou.
Posteriormente, este religioso franciscano que foi reconhecido como “o melhor professor do mundo” abriu a sessão do Congresso dos Estados Unidos, em 17 de setembro de 2019, com a oração franciscana pela paz.
O Global Teacher Prize é uma iniciativa da Fundação Varkey para ressaltar a importância dos educadores em todo o mundo, a fim de reconhecer seus esforços.

Oração: Deus de bondade, fazei de nós apóstolos da paz e dai-nos seguir sempre os caminhos do vosso filho Jesus Cristo, que vive e reina para sempre. Amém!
Lucas 4,14-22
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 4 14Jesus então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galiléia. E a sua fama divulgou-se por toda a região.
15Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos.
16Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
17Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito:
18"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,
19para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor".
20E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21Ele começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir".
22Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca, e diziam: "Não é este o filho de José?"

Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
UNGIDO DO SENHOR
A profecia de Isaías, lida na sinagoga de Nazaré, pode ser tomada como o discurso programático das atividades de Jesus e como expressão da consciência que ele tinha da sua vocação e missão.
A evocação do Ungido do Senhor aponta para a origem de Jesus e de sua missão. Seu messianismo tinha origem no Pai, de quem provinha uma tarefa precisa, a ser realizada em favor da humanidade. Foi ele Pai quem o constituiu Messias e lhe conferiu poderes para fazer o Reino acontecer na história humana.
O elenco de atividades do Messias anunciado pelo profeta corresponde ao conjunto das ações de Jesus. Tudo quando fez, consistiu em reavivar a esperança no coração dos pobres. Estes eram as principais vítimas do anti-Reino, por seu sistema de exclusão e de opressão. Por isso, o senhorio de Deus, experimentado por Jesus em sua própria vida, deveria ser estendido, em primeiro lugar, aos pobres. Pela ação de Jesus, os feridos pela injustiça seriam curados; os prisioneiros do pecado e do egoísmo recuperariam a liberdade, convertendo-se ao amor. A cegueira, que impede as pessoas de descobrirem os caminhos de Deus, seria superada. Aos massacrados pela opressão, seria proclamada a libertação. Enfim, para todos, seria oferecida a possibilidade de restaurar sua amizade com Deus. A atividade de Jesus, portanto, foi a realização das antigas profecias.
Santo do Dia
Santo Adriano
Adriano nasceu no ano 635 no norte da África, mas com cinco anos mudou-se com a família para Nápoles. Nesta cidade fez-se beneditino e ordenou-se sacerdote.
Adriano foi um homem sábio. Conhecia profundamente as Sagradas Escrituras. Sua inteligência o direcionou para ser embaixador do Papa Vitalino e veio a ser um conselheiro papal.
Indicado para o episcopado, Adriano recusou-se, pois dizia não ter dignidade para ser um bispo da Igreja. Mesmo assim, aceitou ser conselheiro do Bispo Teodoro, um grande amigo que ocupou a sede da diocese de Cantuária, na Inglaterra. Adriano e Teodoro foram evangelizadores altamente bem sucedidos, junto ao povo inglês cuja maioria era pagã. Adriano morreu em 9 de janeiro de 710. A sua sepultura se tornou um lugar de graças, prodígios e peregrinação.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
Reflexão: A vida missionária é a vocação da Igreja. Sejamos nós apóstolos da paz e da justiça, levando a todos a mensagem do Evangelho de Jesus. Que cada gesto e palavra pronunciada sejam de profundo respeito pelo próximo.
T- ACIDIGITAL.COM – A12.COM – DOMTOTAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário