segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

bom dia evangelho - 14. janeiro de 2020


Bom dia evangelho

Dia 14 de Janeiro - Terça-feira
I SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
Cardeal Robert Sarah e Bento XVI. Crédito: pd
Vaticano, 13 Jan. 20 / 09:40 am (ACI).- O Papa Emérito Bento XVI escreveu junto com o Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, um livro sobre o sacerdócio e o celibato sacerdotal.
"Da celebração cotidiana da Eucaristia, que implica um estado permanente de serviço a Deus, surge espontaneamente a impossibilidade de um vínculo conjugal", indica Bento XVI no livro "Des profondeurs de nos cœurs" (em português significa "Do mais profundo de nossos corações”), que será publicado em 15 de janeiro pela editora Fayard.
Bento XVI recorda que "sem a renúncia aos bens materiais, não pode existir um sacerdócio" e acrescenta que "o chamado para seguir Jesus não é possível sem esse sinal de liberdade e renúncia a todos os compromissos", segundo se lê em alguns trechos do volume, antecipados por ‘Le Figarò’.
“Acho que o celibato tem uma grande importância ao abandonar um possível domínio terreno e um círculo de vida familiar; o celibato, inclusive, se torna verdadeiramente essencial para que nossa aproximação a Deus possa continuar sendo o fundamento de nossa vida e possa se expressar concretamente. Obviamente, isso significa que o celibato deve penetrar todas as atitudes da existência com suas necessidades. Não pode alcançar seu pleno significado se nos ajustamos às regras de propriedade e às atitudes da vida que se praticam comumente hoje em dia. Não pode haver estabilidade se não colocamos nossa união com Deus no centro de nossa vida”, afirma Bento XVI.
Nesta linha, o Papa Emérito questiona: "O que significa ser sacerdote de Jesus Cristo?". E destaca a importância na essência do ministério sacerdotal de estar diante do Senhor com "a Eucaristia como centro da vida sacerdotal".
“O sacerdote deve ser alguém que observa. Deve ter cuidado com os poderes ameaçadores do mal. Deve manter o mundo acordado para Deus. Deve ser alguém que esteja à frente: à frente da passagem do tempo. Na verdade. Precisamente no compromisso com o serviço do bem. Colocar-se diante do Senhor”, expressa o Papa Emérito.
Além disso, Bento XVI lembra que na vigília de sua ordenação sacerdotal “estava profundamente gravado em minha alma o que significa ser ordenado sacerdote, além de todos os aspectos cerimoniais: significa que devemos ser purificados sem pausa e invadidos por Cristo para que seja Ele quem fale e aja em nós, e cada vez menos nós mesmos. Ficou claro para mim que esse processo de se tornar um com Ele e renunciar ao que é nosso dura toda a vida e inclui libertações e renovações dolorosas”.
Publicado originalmente em ACI Stampa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Antífona de Entrada
Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.
Oração: Pai de amor e de bondade, que escolhestes ao longo dos tempos homens e mulheres para proclamar as maravilhas de vosso amor, servindo os pobres e abandonados. Concedei-nos, pela intercessão do Beato Pedro Donders, a paciência e a coragem de vos servir todos os dias de nossa vida. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Marcos 1,21-28
Aleluia, aleluia, aleluia.
Acolhei a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

21 Jesus e seus discípulos dirigiram-se para Cafarnaum. E já no dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e pôs-se a ensinar.
22 Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
23 Ora, na sinagoga deles achava-se um homem possesso de um espírito imundo, que gritou:
24 "Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste perder-nos? Sei quem és: o Santo de Deus!
25 Mas Jesus intimou-o, dizendo: "Cala-te, sai deste homem!"
26 O espírito imundo agitou-o violentamente e, dando um grande grito, saiu.
27 Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: "Que é isto? Eis um ensinamento novo, e feito com autoridade; além disso, ele manda até nos espíritos imundos e lhe obedecem!"
28 A sua fama divulgou-se logo por todos os arredores da Galiléia.

Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
VENCENDO O MAL
O Reino anunciado por Jesus provocou as fôrças do mal que reagiram de imediato. Sua pregação desmascarava a malignidade de tudo quanto redundava em escravidão para o ser humano e o impedia de se realizar e ser feliz. Jesus se sabia destinado a libertar os oprimidos e escravizados pelas forças diabólicas do mal.
Evidentemente, o processo de libertação não era fácil. Por um lado, os opressores não queriam abrir mão de suas intenções e métodos. Por outro lado, os oprimidos acabavam por se acostumar à sua situação, já não fazendo mais caso dela.
A libertação começava quando o escravo do mal se insurgia contra sua situação, com a ajuda de Jesus. Tratava-se de uma terrível luta interior! Às vezes, se pensava que a presença de Jesus só servisse para perturbar. Ele, porém, não se deixava intimidar e sua presença purificava o ser humano dos espíritos imundos que o flagelavam e contaminavam. Livres de toda escravidão, os beneficiários de Jesus tornavam-se sinal do poder efetivo do Reino.
Toda a vida de Jesus foi perpassada de luta contra as forças demoníacas do mal. Com sua palavra, ele as desarticulava, fazendo o Reino dar seus frutos na história humana. Jesus não cruzava os braços ao se deparar com quem era vítima do mal e do pecado. Sua presença fazia o dinamismo libertador do Reino entrar em ação.

Santo do Dia: Pedro Donders

Pedro Donders nasceu em 27 de outubro de 1809, no sul da Holanda. Pedro tinha seis anos de idade quando sua mãe morreu e, diante dessa circunstância, precisou deixar os estudos para ajudar seu pai, já muito idoso, na renda familiar.
Por causa de sua saúde frágil e da pobreza, o jovem não conseguia realizar seu sonho: ser padre. Entretanto Pedro insistia com seu pároco, até que conseguiu que o recebessem no seminário diocesano, mais como empregado do que como seminarista.
No ano de 1839 o Seminário foi visitado pelo Prefeito Apostólico do Suriname, buscando ajuda para seu território de missão que estava numa situação muito crítica. Apenas Pedro Donders se ofereceu. Em 5 de junho de 1841 foi ordenado sacerdote. Um ano mais tarde chegou em Paramaribo, uma região selvagem quatro vezes maior que a Holanda.
Os primeiros catorze anos foram dedicados à formação dos catequistas, das crianças e às visitas pastorais entre os escravos das fazendas holandesas. Recebeu o encargo da pastoral dos enfermos, dedicando-se especialmente aos leprosos. Foi um homem corajoso, aliviando as dores dos doentes terminais, sem nunca reclamar do apostolado.
Em 1865 chegaram os Missionários Redentoristas no Suriname, com a missão de continuar os trabalhos de evangelização. Padre Pedro decidiu ficar e pediu seu ingresso na Congregação do Santíssimo Redentor, professando os votos em 1867. No dia 14 de janeiro de 1887, morreu de uma grave enfermidade renal.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
Reflexão: Os missionários redentoristas têm muito carinho por Pedro Donders, pelo seu exemplo de vida e pela sua dedicação missionária. Ainda hoje existem missionários redentoristas no Suriname, inclusive um grupo de brasileiros que gastam seus dias pela redenção daquela gente mais sofrida.
tjl@ - acidigital.com – domtotal.com -  a12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário