Oração: Ó Deus, concedei-nos, pelo exemplo de Santo Amaro a graça de imitá-lo em toda a sua vida, para que possamos ser firmes nos caminhos do Cristo pobre, humilde e obediente. Possamos também seguir nossa vocação com fidelidade e chegar à perfeição que nos propusestes em Vosso Filho. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Evangelho (Mc 2,18-22):
Os
discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Vieram então perguntar a
Jesus: «Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os
teus discípulos não jejuam?» Jesus respondeu: «Acaso os convidados do casamento
podem jejuar enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os
convidados não podem jejuar. Dias virão em que o noivo lhes será tirado. Então,
naquele dia jejuarão.
»Ninguém costura remendo de pano novo em roupa velha; senão, o remendo novo
repuxa o pano velho, e o rasgão fica maior ainda. Ninguém põe vinho novo em
odres velhos, senão, o vinho arrebenta os odres, e perdem-se o vinho e os
odres. Mas, vinho novo em odres novos!»
«Acaso os convidados podem
jejuar enquanto o noivo está com eles?»
Rev. D. Joaquim VILLANUEVA i Poll(Barcelona, Espanha)
Hoje, vemos
como os judeus, além do jejum prescrito para o Dia da Expiação (cf. Lev
16,29-34), observavam muitos outros jejuns, tanto públicos como privados. Eram
expressão de dor, de penitência, de purificação, de preparação para uma festa
ou uma missão, de pedido a Deus de uma graça, etc. Os judeus piedosos
consideravam o jejum como um acto próprio da virtude da religião e algo muito
grato a Deus: aquele que jejua dirige-se a Deus em atitude de humildade,
pede-lhe perdão, privando-se de algo que, causando-lhe satisfação, o iria
afastar d’Ele.
O facto de Jesus não incutir esta prática nos seus discípulos e naqueles que O
escutavam, surpreende os discípulos de João e os fariseus. Pensam que se trata
de uma omissão importante nos Seus ensinamentos. E Jesus dá-lhes uma razão
fundamental: «Podem por acaso os convidados do casamento jejuar enquanto o
noivo está com eles?» (Mc 2,19). Segundo a interpretação dos profetas de
Israel, o esposo é o próprio Deus, e é manifestação do amor de Deus pelos
homens (Israel é a esposa, nem sempre fiel, objecto do amor fiel do esposo,
Yaveh). Ou seja, Jesus equipara-se a Yaveh. Declara aqui a sua divindade: chama
aos seus amigos «os amigos do esposo», os que estão com Ele, e então não
precisam de jejuar porque não estão separados dele.
A Igreja permaneceu fiel a este ensinamento que, vindo dos profetas e sendo até
uma prática natural e espontânea em muitas religiões, é confirmado por Jesus
Cristo, que lhe dá um sentido novo: jejua no deserto como preparação para a Sua
vida pública, diz-nos que a oração se fortalece com o jejum, etc.
Entre aqueles que escutavam o Senhor, a maioria seria constituída por pobres,
que saberiam de remendos em roupas; haveria vindimadores que saberiam o que
acontece quando o vinho novo se deita em odres velhos. Jesus recorda-lhes que
têm de receber a Sua mensagem com espírito novo, que rompa o conformismo e a
rotina das almas envelhecidas, que o que Ele propõe não é mais uma
interpretação da Lei, mas uma vida nova.
Hoje celebramos a festa de Santo Amaro, também conhecido como são Mauro. Ele nasceu na cidade de Roma, filho de um senador, no ano de 512. Aos doze anos teve um sonho, onde Deus o chamava à santidade. Resolveu então entrar num mosteiro beneditino. Foi o próprio São Bento que ajudou a formação de Amaro e de seu primo Plácido, também canonizado pela Igreja. Conta-nos uma lendária tradição que um dia, ao caminhar pelo jardim, São Bento teve uma visão do jovem Plácido se afogando. Imediatamente chamou Amaro e pediu-lhe para socorrê-lo. Amaro se concentrou de tal maneira e agiu tão rapidamente, que nem percebeu que andava sobre as águas daquele riacho, depois puxou o primo pelos cabelos e o levou para a terra firme. Amaro se tornou o discípulo predileto de São Bento e o acompanhou para o mosteiro de Montecassino, quando lá se fixaram, sendo nomeado o primeiro superior e administrador. Os registros mostram que Amaro era um homem virtuoso, modelo de obediência, humildade e caridade. O primeiro mosteiro beneditino em terras francesas também foi fundado por Amaro. Foi neste lugar que Amaro morreu, depois que contraiu a peste. Ele agonizou durante cinco meses, morrendo santamente em 15 de janeiro de 584.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
Reflexão: Amaro é uma palavra que significa Amargo. O significado de seu nome condiz bem com os tropeços e dificuldades que encontrou ao longo de sua vida. Era de tamanha docilidade e virtude que seus mestres o recomendavam como exemplo a outros monges.
Tjl – a12.com
– evangeli.net – acidigital.com
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