quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

bom dia evangelho - 25. janeiro. 024

 

Bom dia evangelho

25 de janeiro de 2024 - Conversão de São Paulo, apóstolo, festa

Oração: Deus Todo-Poderoso, cuja misericórdia é capaz de quaisquer prodígios em nosso favor, concedei-nos pela intercessão de São Paulo a irrefreável coragem de tudo enfrentar na Vossa busca e na realização das Vossas boas obras, para permanecermos sempre em comunhão Convosco, já na Terra e infinitamente no Céu. Por Jesus Cristo Vosso Filho, que nunca deixa de nos chamar para o Vosso amor, e Nossa Senhora, cujas súplicas por nós não podeis deixar de atender. Amém.

Livro dos Atos dos Apóstolos 22,3-16.

Naqueles dias, Paulo disse ao povo: «Eu sou judeu e nasci em Tarso da Cilícia. Fui, porém, educado nesta cidade de Jerusalém e recebi na escola de Gamaliel uma formação estritamente fiel à Lei dos nossos pais. Era tão zeloso no serviço de Deus como vós todos sois hoje.
Persegui até à morte esta nova religião, algemando e metendo na prisão homens e mulheres,
como podem testemunhar o Sumo Sacerdote e todo o Senado. Recebi até, da parte deles, cartas para os irmãos de Damasco e para lá me dirigi, com a missão de trazer algemados os que lá estivessem, a fim de serem castigados em Jerusalém.
Sucedeu, porém, que, no caminho, ao aproximar-me de Damasco, por volta do meio-dia, de repente brilhou ao redor de mim uma intensa luz vinda do céu.
Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: "Saulo, Saulo, porque Me persegues?".
Eu perguntei: "Quem és Tu, Senhor?". E Ele respondeu-me: "Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues".
Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava.
Então perguntei: "Que hei de fazer, Senhor?". E o Senhor disse-me: "Levanta-te e vai a Damasco; lá te dirão tudo o que deves fazer".
Como eu deixei de ver, por causa do esplendor daquela luz, cheguei a Damasco guiado pelas mãos dos meus companheiros.
Entretanto, veio procurar-me certo Ananias, homem piedoso segundo a Lei e de boa fama entre todos os judeus que ali viviam.
Ele veio ao meu encontro e, ao chegar junto de mim, disse-me: "Saulo, meu irmão, recupera a vista". E, no mesmo instante, pude vê-lo.
Ele acrescentou: "O Deus dos nossos pais destinou-te para conheceres a sua vontade, para veres o Justo e ouvires a voz da sua boca.
Tu serás sua testemunha diante de todos os homens, acerca do que viste e ouviste.
Agora, porque esperas? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome"».

Livro dos Salmos 117(116),1.2.

Louvai o Senhor, todas as nações,
aclamai-O, todos os povos.
É firme a sua misericórdia para connosco,
a fidelidade do Senhor permanece para sempre.

Evangelho segundo São Marcos 16,15-18.

Naquele tempo, Jesus apareceu aos Onze e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura.
Quem acreditar e for batizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado.
Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas;
se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados».(Tradução litúrgica da Bíblia)

 São Bernardo (1091-1153) - monge cisterciense, doutor da Igreja - 1.º Sermão para a festa da conversão de São Paulo, 1,6

«Que hei de fazer, Senhor?»

É natural, bem-amados irmãos, que a conversão do «mestre das nações» (1Tm 2,7) seja uma festa que todos os povos celebram com alegria. Com efeito, inúmeros foram os rebentos que brotaram dessa raiz: uma vez convertido, Paulo tornou-se instrumento da conversão de todo o mundo. Quando ainda vivia na carne, mas não segundo a carne (cf Rm 8,5s), converteu muitos a Deus através da sua pregação; nos dias de hoje, em que vive uma vida mais feliz junto de Deus, não cessa de trabalhar para a conversão dos homens pelo seu exemplo, a sua oração e a sua doutrina. [...] Esta festa é uma grande fonte de benefícios para quantos a celebram. [...] Como haveremos de desesperar, seja qual for a enormidade das nossas faltas, quando sabemos que «Saulo, entretanto, respirando sempre ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor», se transformou subitamente em «instrumento de eleição»? (At 9,1.15). Quem poderá dizer, sob o peso do seu pecado: «Não posso erguer-me para levar uma vida melhor» quando, na mesma estrada por onde o conduzia o seu coração sedento de ódio, o perseguidor encarniçado se tornou subitamente um pregador fiel? Esta conversão mostra-nos, num único e magnífico dia, a misericórdia de Deus e o poder da sua graça. [...] Eis, portanto, meus irmãos, um modelo perfeito de conversão. «O meu coração está firme, ó Deus, o meu coração está firme [...]; que hei de fazer?» (Sl 57,8; At 9,6). Palavra breve mas tão cheia, viva, eficaz e digna de ser atendida! Como são poucas as pessoas estão nessa disposição de obediência perfeita, tendo renunciado à sua vontade a ponto de o seu próprio coração já não lhes pertencer! E como são poucas as pessoas que procuram a cada instante, não o que desejam, mas o que Deus quer, e Lhe dizem sem cessar: «Que hei de fazer, Senhor?».

Conversão de São Paulo

O dia próprio de São Paulo é 29 de junho, junto com São Pedro, e assim, de certa forma, a gigantesca figura de Paulo fica em segundo plano diante da primazia do Príncipe dos Apóstolos. Mas a pessoa de Paulo é tão importante para a Igreja que o dia da sua conversão é também celebrado. (Para nós brasileiros, esta data também marca a fundação da maior cidade do país, São Paulo, em 1554). Saulo, seu nome antes da conversão, nasceu na cidade de Tarso, região da Cilícia, na Turquia. Seu pai era fariseu e judeu descendente da tribo de Benjamim. Por causa da fidelidade ao imperador, a família de Saulo tinha recebido a cidadania romana. Logo, Saulo era um cidadão romano, fariseu de linhagem nobre, bem situado financeiramente, religioso, inteligente e culto. Estudou na conhecida Escola de Gamaliel, mestre judeu distinguido pelo saber e integridade de vida. O sincero zelo religioso de Saulo o levou a perseguir furiosamente os cristãos, que considerava traidores da pátria e do judaísmo. É citado na Bíblia pela primeira vez no martírio de Santo Estêvão, quando guardava as roupas dos apedrejadores. As orações deste mártir em favor dos seus algozes certamente favoreceram a sua conversão. Em missão para prender os cristãos de Damasco e levá-los a julgamento em Jerusalém, Saulo foi surpreendido por uma luz vinda do céu que o envolveu, e uma voz que dizia: “Saulo, Saulo, por que Me persegues?” Desta intervenção direta de Deus (cf. At 9,4-18) seguiu-se a conversão e batismo de Saulo em Damasco, por intermédio de Santo Ananias (cuja festa também é hoje). Tomando o nome de Paulo, o agora apóstolo inciou sua imensa obra de viagens de evangelização, particularmente junto aos gentios. Perseguido incansavelmente, foi preso várias vezes e sofreu muito, sendo martirizado no ano 67, em Roma. Por ser cidadão romano, teve o privilégio de ser decapitado e não crucificado, a pena usual para os cristãos.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CssR; revisão e acréscimos: José Duarte de Barros Filho)

 Reflexão: Espetacular foi a conversão de São Paulo, bem como a sua ação missionária, que inclui 14 cartas integrantes do cânon da Bíblia – a escrita é uma pregação continuada ao longo do tempo. Apesar de suas atitudes um tanto fanáticas pelo judaísmo, que levaram à morte de cristãos, é importante lembrar que sua radicalidade, ainda que mal orientada no início, é uma grande virtude na vivência da Fé, e Deus quis aproveitá-la para salvar não apenas o próprio Saulo, mas inúmeras outras almas, naquela época, hoje e certamente no futuro. E para nós importante é o questionamento de termos claro até onde somos radicais no seguimento de Cristo: porque disto depende toda a nossa vida. Ou chegaremos a dizer como Paulo, “não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (cf. Gl 2,20), ou seremos cortados da Cabeça do Corpo Místico, que é Jesus, num martírio infinito.

Tjl – evangeli.net – a12.com – evangelhoquotidiano.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário