quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A AMIZADE NÃO É APENAS CONHECIMENTO; É, SOBRETUDO, COMUNHÃO DO QUERER.
MINHA VONTADE, CRESCENDO, UNE-SE À D'ELE: A SUA VONTADE TORNA-SE A MINHA, E É PRECISAMENTE
ASSIM QUE ME TORNO EU MESMO DE VERDADE.
"JAMAIS SEPAREIS A CRIATIVIDADE ARTÍSTICA DA VERDADE E DA CARIDADE".


BOM DIA EVANGELHO
Dia 14 de Setembro de 2011 — Quarta-feira
Exaltação da Santa Cruz -(Gl., Pf. próprio, Cor Vermelha)

Da cruz de Cristo veio-nos a salvação e a vida. O mundo foi transformado pela oblação da vida de um Deus que no-la ofertou. O Pai aceitou a oferta da vida de seu Filho, e ressuscitou-o dentre os mortos. Nele está a certeza da nossa ressurreição. A nossa escolha é a mesma de Cristo: “Quem quiser salvar sua própria vida perdê-la-á; mas quem perder sua vida por causa de mim, salvá-la-á” (Lc 9,23-24). Por que em nossas atitudes às vezes somos ingratos para com o Deus da vida? Que alcancemos dele o perdão e a vida em plenitude.
SALMO 100
— Viverei na pureza do meu coração!
— Eu quero cantar o amor e a justiça, cantar os meus hinos a vós, ó Senhor! Desejo trilhar o caminho do bem, mas quando vireis até mim, ó Senhor?
— Viverei na pureza do meu coração, no meio de toda a minha família. Diante dos olhos eu nunca terei qualquer coisa má, injustiça ou pecado.
— Farei que se cale diante de mim quem é falso e às ocultas difama seu próximo; o coração orgulhoso, o olhar arrogante não vou suportar e não quero nem ver.
— Aos fiéis desta terra eu volto meus olhos; que eles estejam bem perto de mim! Aquele que vive fazendo o bem será meu ministro, será meu amigo.
Deus nos fala
Na mesma confiança do povo hebreu, contemplamos a cruz de Cristo e temos certeza da salvação e da vida. O Cristo esvaziou-se de si mesmo, para fazer transbordar em nós seu amor e sua misericórdia. Viver no Cristo é ter a certeza da vida, é nascer de novo, é ser salvo por Ele.
Oração
Pai, ao exaltar a cruz de teu Filho Jesus, quero abrir meu coração para que ela frutifique em mim, renovando minha disposição de ser totalmente fiel a ti.

Evangelho
Exaltação da Santa Cruz
Evangelho segundo S. João 3,13-17.
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Ninguém subiu ao Céu a não ser aquele que desceu do Céu, o Filho do Homem.
Assim como Moisés ergueu a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja erguido ao alto,
a fim de que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna.
De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

Comentário ao Evangelho do dia feito por
Homília grega do século IV
Sobre a santa Páscoa (inspirada numa homília perdida de Hipólito)
«Ninguém subiu ao Céu a não ser Aquele que desceu do Céu»
Para mim, a árvore da cruz é a da salvação eterna. Alimenta-me e faço dela o meu banquete. Agarro-me através das suas raízes e, através dos seus ramos, expando-me; o seu orvalho purifica-me e o seu sopro, como um vento delicioso, torna-me fecundo. Ergui a minha tenda à sua sombra e, fugindo aos grandes calores, aí encontro um refúgio de frescura. É através das suas flores que floresço e os seus frutos são as minhas delícias; esses frutos que me estavam reservados desde as origens e com os quais me consolo sem limite. [...] Quando tremo face a Deus, esta árvore protege-me; quando vacilo, ela é o meu apoio; é o preço dos meus combates e o troféu das minhas vitórias. É, para mim, o caminho estreito, o sendeiro escarpado, a escada de Jacob percorrida pelos anjos, no cimo da qual o Senhor está verdadeiramente apoiado (cf. Mt 7,14; Gn 28,12).
Esta árvore de dimensões celestes eleva-se da terra até aos céus, como planta imortal, fixada a meio caminho entre o céu e a terra. Sustentáculo de todas as coisas, apoio do universo, suporte do mundo habitado, abraça o cosmos e reúne os vários elementos da natureza humana. Ela própria é edificada com as cavilhas invisíveis do Espírito, para não vacilar ao ajustar-se ao divino. Tocando no seu topo o alto dos céus, firmando a terra com os seus pés e envolvendo por todos os lados, com os seus imensos braços, os espaços inumeráveis da atmosfera, ela é em si mesma completa em tudo e em todo o lado. [...]
Pouco faltaria para que o universo fosse aniquilado, dissolvido pelo terror perante a Paixão, se o grande Jesus não lhe tivesse infundido o Espírito divino, dizendo: «Pai, nas Tuas mãos entrego o meu Espírito» (Lc 23,46). [...] Tudo estava vacilante mas, quando o Espírito divino Se elevou, o universo foi de certa forma reanimado, vivificado, e reencontrou uma estabilidade firme. Deus preenchia tudo em todo o lado e a crucifixão estendia-se através de todas as coisas.

Santo do dia : Exaltação da Santa Cruz
Exaltação da Santa CruzExaltação da Santa CruzA Igreja universal celebra hoje a festa da Exaltação da Santa Cruz. É uma festa que se liga à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma foi construída sobre o Monte do Gólgota; por isso, se chama Basílica do Martyrium ou Ad Crucem. A outra foi construída no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado pelos discípulos e foi ressuscitado pelo poder de Deus; por isto é chamada Basílica Anástasis, ou seja, Basílica da Ressurreição.A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio. Segundo contam, o imperador levou a Santa Cruz às costas desde Tiberíades até Jerusalém, onde a entregou ao Patriarca Zacarias, no dia 3 de Maio de 630. A partir daí a Festa da Exaltação da Santa Cruz passou a ser celebrada no Ocidente. Tal festividade lembra aos cristãos o triunfo de Jesus, vencedor da morte e ressuscitado pelo poder de Deus.cf.www.ecclesia.pt
TJL@ = WWW.VATICAN.VT- http://www.evangelhoquotidiano.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário