sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Dia 09 de Setembro de 2011 — Sexta-feira
(S. Pedro Claver, Mem. Fac.) -23ª Semana Comum
Formulário do 23º Domingo Comum -(Cor Verde)

Todos nós podemos e devemos aprender de Jesus. Sua verdade é nossa verdade. Seu anúncio é o anúncio de todos os cristãos que vivem na alegria sua fé e seu compromisso com o Reino. Inspirados em sua Palavra somos verdadeiramente seus discípulos, e os valores do Reino serão anunciados pela palavra, pelo diálogo, pelo testemunho e pelo serviço amoroso ao irmão. Deste modo é que nos tornamos guias autênticos do Povo de Deus.
Antífona de Entrada (Sl 118,137.124)
Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia.
Deus nos fala
A graça de Deus e sua misericórdia saíram vencedoras, e chamaram o apóstolo para o serviço do Reino. O jeito de Deus agir conosco é o jeito com que devemos agir com os outros: nada mais, nada menos do que isso.
Responsório (SALMO-Sl 15)
— O Senhor é a porção da minha herança! — O Senhor é a porção da minha herança!
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!”
— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.
— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!
Santo do dia : S. Pedro Claver, presbítero, +1654, Beato Frederico Ozanam, leigo, +1853

EVANGELHO
Tirar primeiro a trave do próprio olho
Evangelho segundo S. Lucas 6,39-42.
Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos ainda esta parábola: «Um cego pode guiar outro cego? Não cairão os dois nalguma cova?
Não está o discípulo acima do mestre, mas o discípulo bem formado será como o mestre.
Porque reparas no argueiro que está na vista do teu irmão, e não reparas na trave que está na tua própria vista?
Como podes dizer ao teu irmão: 'Irmão, deixa-me tirar o argueiro da tua vista', tu que não vês a trave que está na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e, então, verás para tirar o argueiro da vista do teu irmão.» Da Bíblia Sagrada - Edição Ave Maria


Comentário ao Evangelho do dia feito por
São Cirilo de Alexandria (380-444), bispo e doutor da Igreja
Comentário sobre o evangelho de São Lucas, 6; PG 72, 601-604
«O discípulo bem formado será como o seu mestre»
«O discípulo não está acima do mestre.» Porque te pões a julgar, se o Mestre não julga ainda? Pois Ele não veio para julgar o mundo, mas para perdoar. Entendida neste sentido, a palavra de Cristo significa: «Se Eu não julgo, não julgues tu também, que és Meu discípulo. Pode acontecer que sejas culpado de erros mais graves do que os daquele a quem julgas. Por que vergonha passarás quando disso te aperceberes!»
O Senhor dá-nos novamente este ensinamento na parábola onde diz: «Porque reparas no argueiro que está na vista do teu irmão?» Ele convence-nos, com argumentos irrefutáveis, a que não queiramos julgar os outros, mas antes a que escrutemos o nosso coração. Pede-nos em seguida que procuremos libertar-nos das paixões que nele temos instaladas, pedindo esta graça a Deus. É Ele, com efeito, quem cura os que têm o coração despedaçado e nos liberta das doenças espirituais. Pois se os pecados que te atormentam são maiores e mais graves que os dos outros, porque os reprovas sem te preocupares com os teus ?
Todos os que quiserem viver em piedade, e sobretudo os que têm por incumbência instruir os outros, tirarão necessariamente proveito deste preceito. Se forem virtuosos e sóbrios, dando exemplo da vida evangélica com as suas ações, repreenderão com brandura os que não estiverem ainda resolvidos a assim agir.

A igreja celebra hoje
São Pedro Claver
Os escravos negros que chegavam em enormes navios negreiros ao porto de Cartagena, na Colômbia, eram recepcionados e aliviados de suas dores e sofrimentos por um missionário que, além de alimento, vinho e tabaco, oferecia palavras de fé para aquecer seus corações e dar-lhes esperança. Para quem vivia com corrente nos pés e sob o açoite dos feitores, a esperança vinha de Nosso Senhor.
Esse missionário era Pedro de Claver, nascido no povoado de Verdú, em Barcelona, na Espanha, em 26 de junho de 1580. Filho de um casal de simples camponeses muito cristãos, desde cedo revelou sua vocação. Estudou no Colégio dos Jesuítas e, em 1602, entrou para a Companhia de Jesus, para tornar-se um deles.
Quando terminou os estudos teológicos, Pedro de Claver viajou com uma missão para Cartagena, hoje cidade da Colômbia, na América do Sul. Iniciou seu apostolado antes mesmo de ser ordenado sacerdote, o que ocorreu logo em seguida, em 1616, naquela cidade. E assim, foi enviado para Carque, evangelizar os escravos que chegavam da África. Apesar de não entenderem sua língua, entendiam a linguagem do amor, da caridade e do sentimento cristão e paternal que emanavam daquele padre santo. Por esse motivo os escravos negros o veneravam e respeitavam como um justo e bondoso pai.
Em sua missão, lutava ao lado dos negros e sofria com eles as mesmas agruras. O que podia fazer por eles era mitigar seus sofrimentos e oferecer-lhes a salvação eterna. Com essa proposta, Pedro de Claver batizou cerca de quatrocentos mil negros durante os quarenta anos de missão apostólica. Foram atribuídos a ele, ainda, muitos milagres de cura.
Durante a peste, em 1650, ele foi o primeiro a oferecer-se para tratar os doentes. As conseqüências foram fatais: em sua peregrinação entre os contaminados, foi atacado pela epidemia, que o deixou paralítico. Depois de quatro anos de sofrimento, Pedro de Claver morreu aos setenta e três anos de idade, em 8 de setembro de 1654, no dia na festa da Natividade da Virgem Maria.
Foi canonizado pelo papa Leão XIII em 1888. São Pedro Claver foi proclamado padroeiro especial de todas as missões católicas entre os negros em 1896. Sua festa, em razão da solenidade mariana, foi marcada para 9 de setembro, dia seguinte ao da data em que se celebra a sua morte.
tjl@-www.pauilinaas.org.br- www.vatican.vt - www.mundocatolico.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário