domingo, 13 de novembro de 2011

BOM DIA EVANGELHO
Dia 14 de Novembro — Segunda-feira
33ª Semana Comum-Formulário do 33º Domingo Comum
(Cor Verde)

A Igreja, em seus documentos, alerta-nos para que estejamos atentos aos sinais dos tempos. Isso significa que devemos estar atentos aos sinais de Deus nos acontecimentos da história. Por isso, é preciso ter os olhos bem abertos para nosso modo de agir e de avaliar o que acontece à nossa volta. É preciso insistir na mesma fé daquele cego curado por Jesus, e gritar do mesmo modo que ele: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” E neste Dia da Alfabetização, abramos nossos olhos para esse direito inalienável da pessoa.
Antífona de Entrada (Jr 29,11.12.14)
Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes.
Deus nos fala
Os opressores e dominadores preferem que o povo não enxergue, mas Jesus, ao contrário, traz vida, liberdade e paz, como fez ao cego de Jericó. Deus que é fiel à sua Aliança de amor espera também nossa fidelidade a Ele.
Oração
Pai, infunde em mim uma fé profunda como a do pobre cego, cujo desejo de ser curado por Jesus levou-o a se abrir para a verdadeira visão que leva à salvação.

Evangelho
Filho de Davi, tem compaixão de mim
Lc 18,35-43
Quando Jesus se aproximou de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola. Ouvindo a multidão passar, perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe: "Jesus Nazareno está passando". O cego então gritou: "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!" As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem compaixão de mim!" Jesus parou e mandou que lhe trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou: "Que queres que eu te faça?" O cego respondeu: "Senhor, que eu veja". Jesus disse:" Vê! A tua fé te salvou". No mesmo instante, o cego começou a enxergar de novo e foi seguindo Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu glória a Deus.

Comentário do Evangelho
Jesus, simples e humilde
Aproximando-se de Jerusalém, a cerca de 20 quilômetros da cidade, Jesus passa por Jericó. A margem do caminho estava sentado um esmoler cego. Quando o cego pergunta o que estava acontecendo, respondem-lhe mencionando Jesus Nazareno. Contudo o cego grita, não por Jesus Nazareno, mas por Jesus Filho de Davi. A sua cegueira e a sua indigência estão no seu atrelamento à ideologia de poder davídico-judáica. Vê em Jesus um messias nacionalista poderoso e não o homem portador e comunicador do amor divino que ilumina, liberta e comunica vida. Jesus acolhe este cego que quer ver, e, diante de sua fé, o ilumina, restituindo-lhe a visão e sua própria compreensão de Jesus. Nesta narrativa o cego simboliza, também, os discípulos que ainda vêm Jesus como messias poderoso. É necessário desfazer-se desta visão, para a verdadeira compreensão de Jesus, simples e humilde, vulnerável à morte, chamando a todos à participação na sua vida divina e eterna. (José Raimundo Oliva)

SANTO DO DIA
São Serapião
Procedente de família cristã da nobreza inglesa, Serapião nasceu em Londres no ano 1179. Seu pai era Rotlando Scoth, capitão da esquadra do rei Henrique III. Muito jovem, já estava atuando ao lado do pai na cruzada comandada pelo lendário Ricardo Coração de Leão. Porém, no retorno, o navio naufragou próximo de Veneza e a viagem continuou por terra. Nesse percurso, acabaram prisioneiros do duque da Áustria, Leopoldo, "o Glorioso", que libertou o rei e seu pai. Mas Serapião e os demais tiveram de ficar.
Logo o duque percebeu que o jovem militar, além de bom militar, era bom cristão, muito bondoso e caridoso. Por isso o manteve na Corte. Mais tarde, quando recebeu a notícia da morte dos pais, Serapião decidiu ficar na Áustria. Com os soldados do duque, seguiu para a Espanha, para auxiliar o exército cristão do rei Afonso III, que lutava contra os invasores muçulmanos. Quando chegaram, eles já tinham sido expulsos.
Serapião decidiu ficar e servir ao exército do rei Afonso III, para continuar defendendo os cristãos. Participou de algumas cruzadas bem sucedidas, até que, em 1214, o rei Afonso III morreu em combate. Serapião, então, voltou para a Áustria e alistou-se na quinta cruzada do duque Leopoldo, que partiu em 1217 com destino a Jerusalém e depois ao Egito.
O vai-e-vem da vida militar em defesa dos cristãos levou, novamente, Serapião para a Corte espanhola, em 1220. Dessa feita, acompanhando Beatriz da Suécia, que ia casar-se com Fernando, rei de Castela. Foi quando conheceu o sacerdote Pedro Nolasco, santo fundador da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, os chamados frades mercedários, os quais se dedicavam em defesa da mesma fé, mas não guerreando contra os muçulmanos, e sim buscando libertar do seu poder os cristãos cativos, mesmo que para isso tivessem de empenhar suas próprias vidas.
Serapião ingressou na Ordem e recebeu o hábito mercedário em 1222. Junto com Pedro Nolasco e Raimundo Nonato, santo co-fundador, realizou várias redenções. Na última, que ocorreu em Argel, na África, teve de ficar refém para libertar os cristãos que estavam quase renegando a fé, enquanto o outro padre mercedário viajou rapidamente para Barcelona para buscar o dinheiro. Mas o superior, Pedro Nolasco, estava na França. Quando foi informado, escreveu uma carta ao seu substituto na direção para arrecadar esmolas em todos os conventos da Ordem e enviar o dinheiro para libertar Serapião o mais rápido possível.
Como o resgate não chegou na data marcada, os muçulmanos disseram a Serapião que poderia ser libertado se renegasse a fé cristã. Ele recusou. Enlouquecidos, deram-lhe uma morte terrível. Colocado numa cruz em forma de X, como o apóstolo André, teve todas as juntas dos seus ossos quebradas, e assim foi deixado até morrer. Tudo aconteceu no dia 14 de novembro de 1240, em Argel, atual capital da Argélia.
O culto que sempre foi atribuído a são Serapião, protetor contra as dores de artrose, foi confirmado em 1625 pelo papa Urbano VIII. A festa religiosa ao santo mártir mercedário ocorre no dia de sua morte.

Fonte: www.vatican.vt-www.editorasantuario.org.br-www.paulinas.org.br-www.cançaonova.org.br-http://www.portaldaigreja.com/ -http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário