segunda-feira, 7 de novembro de 2011


Bom dia evangelho
Segunda, 7 de novembro de 2011
32ª Semana do Tempo Comum, Ano IMPAR, 4ª Semana do Saltério (Livro III) cor litúrgica verde
Dia: Dia do Radialista.

Santos: Acesima, Leão e Isidoro (mártires), Agáton de Alexandria (mártir), Ambrósio (Bispo de Milão e Doutor da Igreja), Atenodoro da Mesopotâmia (mártir), Burgundófora de Faremouthiers (abadessa), Bute Mac Brónaigh (abadessa), Eutiquiano (papa), Eutrópio de Saintes (abade), Geraldo de Óstia (bispo), Geretrando de Bayeux (bispo), Maria José Rosseló (virgem, fundadora), Martinho de Saujon (abade), Pigimi do Egito (eremita), Policarpo e Teodoro de Antioquia (mártires), Servo de Tuburbo (mártir), Simeão de Vancé (eremita), Ptolomeu de Antinoe (mártir), Humberto de Igny (abade), Urbano de Teano (bispo), Vítor de Piacenza (bispo).
Oração:
Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Salmo: 138 (139), 1-3. 4-6. 7-8. 9-10 (R/. 24b)
Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.
A palavra nem chegou à minha língua, e já, Senhor, a conheceis inteiramente. Por detrás e pela frente me envolveis; pusestes sobre mim a vossa mão. Esta verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime que não posso compreendê-la.
Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.
Se a aurora me emprestaras suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.

A fé como a semente de mostarda
Evangelho: Lucas (Lc 17, 1-6)
Instrução sobre o escândalo, o perdão, a fé
Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: "E inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos.
3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: 'Estou arrependido', tu deves perdoá-lo".
5Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta a nossa fé!" 6O Senhor respondeu: "Se vós tivésseis fé, mesmo pequeno como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: 'Arranca-te daqui e planta-te no mar', e ela vos obedeceria". Palavra da Salvação!
Leituras paralelas: Mt 18, 6-7; Mc 9, 42, Mt 18, 15.21.22; Mt 17,20; 21,21; Mc 11,23.

Comentário o Evangelho
Evitar escândalos

O relacionamento, no interior da comunidade cristã, deve ser de fraternidade e de respeito mútuos. Contudo, as pessoas que estão dando os primeiros passos na fé merecem atenção especial. Não devem ser tratadas com intolerância e impaciência por quem se considera firme e madura na sua adesão a Jesus. Esse tratamento poderia levá-las ao desespero, acabando por abandonarem sua caminhada de fé. A isso chamamos de escândalo. E Jesus advertiu seus discípulos a evitá-lo.
A ofensa feita a uma pessoa fraca na fé atinge o próprio Deus. Daí o castigo terrível que Jesus sugeriu para quem escandalizar um pequenino. É Deus o primeiro interessado em que alguém se converta ao Reino anunciando por Jesus, e se esforce por adequar sua vida a esse mesmo Reino. Porque conhece a fraqueza humana, o Pai sabe que ninguém é capaz de atingir a maturidade da fé, da noite para o dia. O processo é lento e penoso, feito de altos e baixos. Ele acompanha com carinho e paciência, cada discípulo do Reino que se esforça para crescer na fé.
Deus não suporta que alguém se intrometa e ponha a perder a obra de sua graça. E o escândalo, em última análise, consiste em desfazer a obra de Deus, no coração das pessoas. Portanto, é obrigação da comunidade colaborar para que os pequeninos, apesar de suas quedas, sigam adiante, fazendo amanhecer sempre mais a própria fé. [O EVANGELHO DO DIA. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1998]

Para Sua Reflexão:

Escândalo é o que faz tropeçar e cair (Sl 73,2); geralmente se refere à fé. É um agravante que as vítimas sejam os pequenos: “Não amaldiçoarás o surdo nem porás tropeços ao cego” (Lv 9, 14). São inevitáveis, porque brotam como reação a exigências do evangelho, e também de estilos de vida socialmente certos e amplamente divulgados. Os pequenos, os fracos e necessitados, os que passam por crises, estão mais expostos. Paulo tira uma aplicação: “Comendo, não destruas alguém pelo qual o Messias morreu... Por um alimento não destruas a obra de Deus” (Rm 14, 15.20). Lucas fala primeiro de pecado em geral e recomenda a repreensão ou admoestação, para que o pecador se dê conta e se corrija. É uma espécie de denúncia profética em formato menor. Ora, perdoar o irmão supõe que ele nos ofendeu. O culpado seja rápido em arrepender-se, humilde em pedir perdão; o ofendido esteja sempre disposto a que, pelo perdão, triunfe a paz. Irmão é o israelita no Antigo, é o cristão no Novo Testamento. A força da fé não depende da grandeza, mas sim do seu ponto de apoio e é a promessa de Jesus. Pedir que Jesus a faça crescer já é expressão de fé, estima do seu valor, consciência da própria impotência. [Bíblia do Peregrino].

santo do dia
São Vicente Grossi
Filho de família modesta e muito amado por todos, aos 19 anos de idade entrou no seminário de Cremona e em 1869, aos 24 anos de idade, tornou-se sacerdote. Em 1873 foi nomeado pároco de Regona. Nessa paróquia, deu início a uma nova congregação religiosa, a das Filhas do Oratório que agrupava moças para visitas e ajudas aos mais necessitados. Dez anos após foi transferido para a Paróquia de Vicobellignano, onde permaneceu até o fim de sua vida. Em 1983, já havia 59 casas e 455 religiosas. Esse santo representa todos os humildes sacerdotes dedicados à curas das almas, santificando as pessoas a ele confiadas.

Se dentro de ti está o amor, nenhuma outra coisa
senão o bem poderá sair de tal raiz. (Santo Agostinho)

FONTE: WWW.PAULIANS.ORG.BR-WWW.VATICAN.VT- WWW.EVANGELHODOCOTIDIANO.ORG.BR-WWW.CADEMEUSANTO.ORG.BR-WWWW.PADREMARCELOROSSI.COM.BR-
    tjl@07112011-0919lt


Nenhum comentário:

Postar um comentário