quarta-feira, 23 de novembro de 2011


 BOM DIA EVANGELHO
Dia 23 de Novembro – Quarta-feira
34ª Semana Comum -(Ss. Clemente I e Columbano, M. Fac.)
Formulário da 34ª Semana Comum -(Cor Verde)
Santos do dia; Clemente, Columbano,Lycrecia, Felicitas



Jesus prepara os discípulos para a missão depois de sua partida. Sabe que, do mesmo modo que o perseguiram, também os perseguirão. E eles poderão estar muito vulneráveis se não tiverem a força de sua presença. Por isso, o Cristo lhes diz: “Eu vos darei palavras tão acertadas... É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” Em nossos dias não são poucos os que testemunham o Evangelho, permanecendo firmes em sua fé.

Deus nos fala
Infeliz quem profana as coisas de Deus. O amor à verdade custa mesmo a perda do prestígio, do favor e da proteção dos poderosos. Jesus põe-nos de sobreaviso: “É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”



Responsório (salmo - Dn 3,62s.)

— Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! — Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

— Lua e sol, bendizei o Senhor! — Astros e estrelas, bendizei o Senhor!

— Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! — Brisas e ventos, bendizei o Senhor!

— Fogo e calor, bendizei o Senhor! — Frio e ardor, bendizei o Senhor!



Oração
Pai, dá-me uma fé profunda que me possibilite perseverar nos momentos de dificuldade, sem abrir mão da tarefa que recebi: levar adiante o projeto de Jesus.
    Presos e perseguidos por causa do Reino
Lc 21,12-19

- Mas, antes de acontecer tudo isso, vocês serão presos e perseguidos. Vocês serão entregues para serem julgados nas sinagogas e depois serão jogados na cadeia. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos reis e aos governadores para serem julgados. E isso dará oportunidade a vocês para anunciarem o evangelho. Resolvam desde já que não vão ficar preocupados, antes da hora, com o que dirão para se defender. Porque eu lhes darei palavras e sabedoria que os seus inimigos não poderão resistir, nem negar. Vocês serão entregues às autoridades pelos seus próprios pais, irmãos, parentes e amigos, e alguns de vocês serão mortos. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos.
Comentário do Evangelho
Enfrentando as tribulações
Em sequência ao discurso sobre a destruição do Templo, Lucas narra a fala de Jesus sobre as perseguições que os discípulos sofrerão. Estas têm um alcance escatológico, isto é, anteciparão não só a destruição de Jerusalém, mas também a própria Parusia. Os discípulos serão perseguidos, tanto pelas sinagogas judaicas, como por reis e governadores gentios. As provações são as ocasiões mais expressivas para confirmar a autenticidade do testemunho da fidelidade a Jesus. Este mesmo texto é encontrado também, com pequenas diferenças, em Mateus. Mateus o insere no discurso de envio missionário dos apóstolos. Com estas variações pode-se perceber como os evangelistas organizam de maneira didática as memórias de Jesus, conservadas nas primeiras comunidades, para orientar e fortalecer a fé de suas comunidades. Estes textos exprimem como, desde o início da ação missionária, os discípulos, ao longo da história, comprometidos com o projeto de Jesus, têm enfrentado as diversas provações impostas pelos poderosos. A fidelidade a Jesus, enfrentando as tribulações, é o caminho para a vida eterna. (José Raimundo Oliva)



A igreja celebra hoje: São Clemente
Também conhecido como São Clemente de Roma.
Foi o quarto papa e martirizado em 101 DC pelo Imperador Trajano.
Ele seria da família de Flavius Clemens, primo do Imperador Momitian e não teria uma descendência Judia. Ele teria sido batizado por São Pedro.
Foi o terceiro sucessor de Pedro, logo depois de Cletus e governou a Igreja por 10 anos de 88 a 97DC.
O historiador Origines e outros se referem a ele como o mesmo Clemente que Paulo chama de trabalhador (Phil4:3).
São Irineu (125-203) diz que Clemente havia conversado com alguns dos apóstolos.
A Catedral de São Clemente provavelmente foi construída no local onde era a casa de São Clemente.
Pela sua Ata de Martírio que ele converteu Theodora e seu marido Sisinnius e 423 outros romanos, e o Imperador Trajano o baniu para a Crimeia onde ele continuou a fazer seus sermões e milagres. A água mais próxima estava a 8 km de distancia, mas Clemente apenas fez suas orações e uma fonte jorrou água potável e abundante.

Ele pregava para os prisioneiros que trabalhavam nas minas e em breve os mineiros haviam construído várias igrejas para abrigarem os convertidos. Infelizmente este seu sucesso chamou a atenção, e ele foi condenado ao martírio.
É dito que foi colocado uma pedra de moinho atada ao seu corpo e ele foi jogado no Mar Negro, mas anjos vieram e construíram uma tumba sob as ondas, tumba esta que só ficava visível uma vez ao ano por uma posição especial das ondas.

Ele escreveu a primeira epístola aos Conríntios, e durante o pontificado de Clemente não houve nenhuma sedição nem insatisfação nos Corintios e a igreja de Roma estabeleceu a paz e eles renovaram sua fé a tradição recentemente recebida dos apóstolos.
As suas relíquias teriam sido trazidas da Crimea por São Cirilo, após terem sido milagrosamente recuperadas peça por peça mas alguns escolares acham que podem não ser dele. Apesar disto estão depositadas no altar de São Clemente em Coelian.

Na ate litúrgica da Igreja ele é mostrado com uma ancora e um peixe ou com uma pedra de moinho ou com uma fonte que joga água com suas preces e as vezes deitado no seu templo no mar.
Sua festa é celebrada no dia 23 de novembro

 ADVENTO
Dentro de alguns dias começará o Advento, o período que prepara o Natal. Veremos passar por nós quatro domingos e seremos chamados a aguardar a vinda de Jesus na esperança e numa alegria crescente mas, ao mesmo tempo, numa atitude de vigilância e de meditação. Na verdade, desde o primeiro domingo, a Igreja recorda-nos a vinda gloriosa de Cristo, no fim dos tempos – comemoramos a espera do povo de Deus, de que João Baptista, José e Maria serão os representantes eleitos, mas vivemos também o nosso próprio Advento, esperando o Senhor que virá visitar cada um de nós.

Ao longo dos três domingos que se seguem, Isaías convida-nos à fidelidade, João Baptista à conversão, Maria ensina-nos a disponibilidade e José a confiança – podemos estar certos, o Senhor virá ou, segundo o espírito da liturgia, o Senhor vem!

O Advento era já celebrado no séc. IV, antes mesmo que a festa do Natal fosse separada da da Epifania. Os celebrantes revestem-se de roxo, a cor da penitência, mas também da sobriedade, da pobreza daqueles que se preparam para uma festa que cumulará todos os seus desejos.

O símbolo mais conhecido do Advento é a coroa, feita com verduras e decorada com bolas e fitas. Ela rodeia as quatro velas que serão acesas, uma após outra, ao longo deste período. Contudo, parece que a coroa não é herança de uma longa tradição – aparentemente, ela foi “inventada” por um pastor luterano no séc. XIX. De qualquer forma ela baliza o nosso caminho e conduz-nos, luz após luz, para a claridade irradiante da noite de Natal.

Fonte: www.vatican.vt-www.editorasantuario.org.br-www.paulinas.org.br-www.cançaonova.org.br-http://www.portaldaigreja.com/



http://sao-tarcisio.blogspot.com/



Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário