sexta-feira, 4 de novembro de 2011


BOM DIA EVANGELHO
Sexta-feira, 4 de novembro de 2011
São Carlos Borromeu (Bispo e Amigo dos Pobres, 3ª Semana do Saltério (Livro III) cor Branca
Hoje: Dia do Inventor

Santos: Carlos Borromeu (arcebispo), Vital e Agrícola (mártires), Piério, João Zedazneli e seus companheiros, Claro (mártir), Joanício, Emerico (beato), Francisco d'Amboise (viúva).
Oração
Pai, torna-me esperto em relação às coisas do Reino, e sempre misericordioso no trato com o meu semelhante, pois é assim que alcançarei a comunhão contigo.
Salmo: 97(98), 1.2-3ab.3cd-4 (R/.cf.2b)
O senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
A parábola do administrador desonesto
Evangelho: Lucas (Lc 16, 1-8)
A praticidade para resolver problemas
Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: "Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: `Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens'. 3O administrador então começou a refletir: `O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração'.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: `Quanto deves ao meu patrão?' 6Ele respondeu: `Cem barris de óleo!' O administrador disse: `Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!' 7Depois ele perguntou a outro: `E tu, quanto deves?' Ele respondeu: `Cem medidas de trigo'. O administrador disse: `Pega tua conta e escreve oitenta'. 8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz". Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho
Aprendendo de um escândalo
Um autêntico caso de corrupção ofereceu a Jesus a chance de ensinar aos discípulos, mediante uma parábola, a importância de ser esperto em relação ao Reino de Deus.
Naquele tempo, os gerentes de propriedades alheias agiam com muita liberdade, sem um controle imediato. O patrão confiava na responsabilidade do empregado. Este era recompensado pelo que produzia: quanto mais os bens se multiplicavam, tanto maior era o seu salário.
O Evangelho fala de um administrador que, agindo com irresponsabilidade e imprudência, estava desperdiçando os bens que lhe tinham sido confiados. Quando o patrão começa a cobrá-lo por isso, esse administrador arquiteta um plano para garantir seu futuro e sua segurança. Com uma ação fraudulenta, busca granjear a benevolência dos devedores, prejudicando o patrão. Uma vez despedido, teria quem se sentisse na obrigação de recebê-lo, como sinal de gratidão.
Comparando com o Reino, os discípulos são instruídos a serem tão hábeis e espertos como o administrador desonesto. Este, no trato com as coisas humanas, obstinou-se em buscar caminhos para alcançar os seus objetivos. Do mesmo modo, o discípulo do Reino, com relação às realidades celestes, deve ter claro o fim a ser atingido e a maneira mais conveniente de fazê-lo. Neste caso, basta ser obstinado na prática da misericórdia. [O EVANGELHO DO DIA. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1998]

Para Sua Reflexão:
A parábola do administrador sagaz apresenta-o como exemplo, não pela sua atuação injusta, mas pela sua habilidade. Os discípulos são convidados a ser tão diligentes ao serviço do Reino como os sagazes deste mundo. O senhor é o dono a quem o administrador servia. Os filhos deste mundo são os que não conhecem senão o mundo presente. Os filhos da luz são os que se deixam guiar pelos critérios do Evangelho. [Bíblia dos Capuchinhos]

Santo do dia
São Carlos Borromeu
São Carlos Borromeu nasceu em Arona, Lombardia, no dia 2 de outubro de 1538. Em 1559 formou-se em Direito Civil e Direito Canônico. Pio IV (1559-1565) era seu tio, o que favoreceu sua elevação a cardeal e arcebispo de Milão, quando tinha apenas 22 anos e sem sacerdote era. Além disso, era também secretário particular do papa, tudo isso devido mais ao nepotismo que a suas qualidades e competência. Foi, entretanto, justamente por meio desse jovem que as reformas tridentinas serão impostas à Igreja. Seminários foram criados, a pastoral foi renovada, organizações apostólicas tiveram grande incremento. O povo começou a ser doutrinado e instruído nas verdades da fé. O apostolado da imprensa e dos leigos começou a se desenvolver. São Carlos Borromeu foi um pastor exemplar. Sempre esteve ao lado do povo, especialmente nos momentos mais difíceis. Durante os anos 1576-1577, quando a peste avassalava a cidade, saía em procissão pelas ruas da cidade com uma corda no pescoço e uma cruz às costas, implorando a misericórdia de Deus. Morreu em 4 de novembro de 1584, com apenas 46 anos de idade. No seu túmulo está inscrito: Carlos, cardeal com o título de São Praxedes, arcebispo de Milão, que implora o socorro das orações do clero, do povo e dos devotos em geral, escolheu esta tumba, quando em vida. [Cf. ALVES, José Benedito. Os Santos de cada dia, São Paulo, Paulinas, 1998]
Sua mente é um espaço sagrado na qual nada de mal pode
entrar,exceto com a sua permissão. (Arnold Bennett)
fonte: www.vatican.vt-www.editorasantuario.org.br-www.paulinas.org.br-www.cançaonova.org.br-http://www.portaldaigreja.com/
http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário