terça-feira, 22 de novembro de 2011

BOM DIA EVANGELHO(22/NOV)

BOM DIA EVANGELHO
TERÇA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO
Cecília -(VgMt., Mem., Cor Vermelha)

Santa Cecília viveu nos primeiros séculos da Igreja. Era nobre e cristã, e, mesmo tendo feito o voto de virgindade, foi obrigada a casar-se com Valeriano. Declarou ao marido sua condição cristã e de consagrada a Deus, e ele se converteu como também um cunhado seu. Os três sofreram o martírio. Ela é considerada a protetora dos músicos porque, conforme antiga tradição, cantou a beleza da sua consagração, e o fez de modo tão envolvente, que seu esposo a respeitou. Ela é muito venerada pelos cristãos.
Deus nos fala
Sobre todos os reinos da terra Deus construirá o seu, sem necessitar de intervenção humana. Nós cristãos devemos escutar a voz de Deus que nos fala por meio dos sinais dos tempos, pelos fatos e acontecimentos de nossa história.

SANTO DO DIA
 Santa Cecília, virgem, mártir, séc. III ou IV
Oração
Pai, teu Filho Jesus é sinal de tua presença no meio da humanidade. Que eu saiba acolhê-lo como manifestação de tua misericórdia, e só nele colocar toda a minha segurança.

Salmo-Livro de Daniel 3,57.58.59.60.61.
Obras do Senhor, bendizei todas o Senhor:
A Ele a glória e o louvor eternamente!
Céus, bendizei o Senhor:
A Ele a glória e o louvor eternamente!
Anjos do Senhor, bendizei o Senhor:
A Ele a glória e o louvor eternamente!
Águas que estais acima dos céus, bendizei o Senhor:
A Ele a glória e o louvor eternamente!
Todos os poderes do universo, bendizei o Senhor:
A Ele a glória e o louvor eternamente!

LC
21, 5-11
O fim ainda não chegou
-* 5 Algumas pessoas comentavam sobre o Templo, enfeitado com pedras bonitas e com coisas dadas em promessa. Então Jesus disse: 6 «Vocês estão admirando essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.» 7 Eles perguntaram: «Mestre, quando vai acontecer isso?
Qual será o sinal de que essas coisas estarão para acontecer?» 8 Jesus respondeu: «Cuidado para que vocês não sejam enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo já chegou’. Não sigam essa gente. 9 Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem apavorados. Primeiro essas coisas devem acontecer, mas não será logo o fim.» 10 E Jesus continuou: «Uma nação lutará contra outra, um reino contra outro reino. 11 Haverá grandes terremotos, fome e pestes em vários lugares. Vão acontecer coisas pavorosas e grandes sinais vindos do céu.»

* 5-11: Cf. nota em Mc 13,1-8.[ * 13,1-8: Jesus anuncia a destruição do Templo de Jerusalém, acontecida no ano 70, e as batalhas que se verificaram entre os anos 66 e 70. O Templo era o símbolo da relação de Deus com o povo escolhido. Jesus salienta que o fim de uma instituição não significa o fim do mundo e nem o fim da relação entre Deus e os homens.-Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Comentário do Evangelho
A presença atual do Filho do Homem
Iniciando com a admiração de algumas pessoas diante da beleza do Templo, Lucas apresenta o "discurso "escatológico" sobre a destruição de Jerusalém (cap. 21). Todo poder tem como arma a ostentação, desde as pirâmides dos faraós até as torres da atual capital econômica do Império. A ostentação do Templo levava as pessoas a admirarem, se curvarem e se submeterem. Porém, toda ostentação terá seu fim, pedra por pedra, torre por torre. A palavra de Jesus sobre a destruição do Templo, além de sua associação a um fato histórico acontecido, tem o sentido do abandono da antiga doutrina emanada do Templo para dar lugar à novidade de Jesus. O advento de falsos profetas ou de guerras e abalos telúricos não são sinais da proximidade do fim. Antes, os discípulos devem despertar para a presença atual do Filho do Homem, na pessoa de Jesus, transformando o mundo por sua palavra e sua prática amorosa. (José Raimundo Oliva)

A igreja celebra hoje
Santa Cecília
Hoje celebramos a santidade da Virgem que foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã, pois em tudo glorificou Jesus. Santa Cecília é uma das Mártires mais veneradas durante a Idade Média, tanto assim que no século V uma Basílica foi construída em seu nome.
Em meio a tantas lendas o que sabemos de mais real é que Cecília tinha sido uma bela cristã que, segundo o costume, foi prometida pelos pais em casamento a um nobre jovem chamado Valeriano. Aconteceu que no dia das núpcias Cecília, em meio a hinos de pureza que cantava no íntimo do coração, partilhou com transparência o fato de ter consagrado sua virgindade à Cristo, e que um Anjo guardava sua decisão.
O pagão Valeriando, respeitou Cecília, mas disse que somente acreditaria se contemplace o Anjo; deste desafio Cecília tirou a conversão do esposo que foi apresentado ao Papa Urbano, preparado e batizado, juntamente com um irmão de sangue. Depois de batizado o cristão Valeriano contemplou o Anjo de Cecília que possuía duas coroas (símbolo do martírio), as quais soaram como profecia, pois por primeiro morreu Valeriano e seu irmão por causa da fé e dias seguintes Santa Cecília sofreu o martírio pela espada cruel cortou as cordas vocais da padroeira dos Músicos que no Céu canta louvores ao Senhor.

Fonte: www.vatican.vt-www.editorasantuario.org.br-www.paulinas.org.br-www.cançaonova.org.br-http://www.portaldaigreja.com/  -http://sao-tarcisio.blogspot.com/
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário