quarta-feira, 23 de novembro de 2011

BOM DIA EVANGELHO (24/11/11)

 BOM DIA EVANGELHO

QUINTA-FEIRA, 24 DE NOVEMBRO DE 2011

Dia 24 de Novembro – Quinta-feira
Sto. André Dung-Lac, Comps. Mts. - (Presb.,Mts., Mem.,)
Dia Nacional de Ação de Graças

Hoje celebramos Santo André Dung-Lac e seus companheiros, mártires vietnamitas convertidos pelos dominicanos. As autoridades locais acusaram os missionários de estarem introduzindo uma religião estranha naquelas terras. A força da fé é sempre maior e causa medo naqueles que detêm o poder. Hoje celebramos também o Dia de Ação de Graças. Viver o espírito de gratidão parece não ser tão frequente numa sociedade de competição e defesa de interesses pessoais. Agradeçamos a Deus os benefícios dele recebidos; reconheçamos seu amor expresso na gratuidade de tantos bons irmãos e irmãs.
Antífona de Entrada (Gl 6,14a; 1Cor 1,18)
A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; para os salvos, como nós, ela é poder de Deus.

Deus nos fala

Deus protege aquele que é fiel, e o profeta quer ajudar os que são perseguidos, para que se mantenham firmes na fé em Deus. Jesus inaugurou o novo tempo, o do Reino de Deus, e fala-nos da majestosa vinda daquele que é o Juiz de todo o universo.
Oração
Pai, faze-se adequar meu existir à novidade que me é oferecida por Jesus, como dom teu à humanidade, de modo que eu possa usufruir dos benefícios de tua salvação.

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

Objetivo: Celebrar, EM TODA comunidade, o Dia Nacional de Ação de Graças, em comunhão com o mundo inteiro, reconhecendo a importância desta comemoração na vida dos cristãos.
A GRATIDÃO NA BÍBLIA:
“Observarás a solenidade da ceifa e das primícias do teu trabalho, de tudo o que tiver semeado no campo; e também a solenidade do fim de ano, quando tiveres recolhido todos os teus frutos do campo. (...) Levarás à casa do Senhor, teu Deus, as primícias dos frutos da tua terra.” (Ex 23, 16; 19a)
A HISTÓRIA DESSA FESTA -A FESTA DA COLHEITA – GRATIDÃO A DEUS!
O Dia de Ação de Graças é, na verdade, uma festa da colheita e remonta aos festivais de colheita tradicionais em muitas partes do mundo desde os tempos antigos.
Nos Estados Unidos da América, onde esta comemoração começou com mais efusão, a primeira comemoração em ação de graças não teve relação com uma boa colheita. Em 4 de dezembro de 1619, colonos vindos da Inglaterra desembarcaram perto do atual estado da Virgínia. Eles se ajoelharam e agradeceram a Deus por terem feito uma viagem segura pelo Atlântico.
O primeiro ano na América fora difícil para os colonos. Muitos morreram. Mas, no ano seguinte, 1621, tiveram uma boa colheita e decidiram comemorar durante três dias. Os índios, que eram amigos dos colonos, foram convidados a participar. Todos trouxeram comida. Havia peixe, caça, peru, pato e pudim de milho feito pelos índios.


Motivação à esperança - Dia de Ação de Graças
Lc 21,20-28

Jesus disse ainda:
- Quando vocês virem a cidade de Jerusalém cercada por exércitos, fiquem sabendo que logo ela será destruída. Então, os que estiverem na região da Judéia, que fujam para os montes. Quem estiver na cidade, que saia logo. E quem estiver no campo, que não entre na cidade. Porque aqueles dias serão os "Dias do Castigo", e neles acontecerá tudo o que as Escrituras Sagradas dizem. Ai das mulheres grávidas e das mães que ainda estiverem amamentando naqueles dias! Porque virá sobre a terra uma grande aflição, e cairá sobre esta gente um terrível castigo de Deus. Muitos serão mortos à espada, e outros serão levados como prisioneiros para todos os países do mundo. E os não-judeus conquistarão Jerusalém, até que termine o tempo de eles fazerem isso.
E Jesus continuou:
- Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas. Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados. Então o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos.

Comentário do Evangelho
A vinda do Filho do Homem

Este "discurso escatológico" iniciado com o prenúncio da destruição do Templo, refere-se agora à destruição de Jerusalém, que teve um trágico fim. Lucas escreve seu evangelho na década de oitenta, cerca de dez anos após Jerusalém ter sido destruída pelas tropas do general romano Tito, e seu texto inspira-se no fato já acontecido.
Em conclusão temos a narrativa apocalíptica da vinda do Filho do Homem. Os sinais no sol, na lua e nas estrelas e as potências celestes abaladas são símbolos assustadores da queda dos poderes opressores. A vinda do Filho do Homem é a libertação e o restabelecimento do humano e da vida, no que se manifesta a glória de Deus
.  F.:José Raimundo Oliva

A igreja celebra hoje 

Santo André Dung-Lac e companheiros

A evangelização do Vietnã começou no século XVI, através de missionários europeus de diversas ordens e congregações religiosas. São quatro séculos de perseguições sangrentas que levaram ao martírio milhares de cristãos massacrados nas montanhas, florestas e em regiões insalubres. Enfim, em todos os lugares onde buscaram refúgio. Foram bispos, sacerdotes e leigos de diversas idades e condições sociais, na maioria pais e mães de família e alguns deles catequistas, seminaristas ou militares.
Hoje, homenageamos um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas, beatificados no ano jubilar de 1900 pelo papa Leão XIII. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870. Dentre eles muito se destacou o padre dominicano André Dung-Lac, tomado como exemplo maior dessas sementes da Igreja Católica vietnamita.
Filho de pais muito pobres, que o confiaram desde pequeno à guarda de um catequista, ordenou-se sacerdote em 1823. Durante seu apostolado, foi cura e missionário em diversas partes do país. Também foi salvo da prisão diversas vezes, graças a resgates pagos pelos fiéis, mas nunca concordou com esse patrocínio.
Uma citação sua mostra claramente o que pensava destes resgates: "Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Ao contrário, nós que nos escondemos continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer". Finalmente, foi decapitado em 24 de novembro de 1839, em Hanói, Vietnã.
Passada essa fase tenebrosa, veio um período de calma, que durou cerca de setenta anos. Os anos de paz permitiram à Igreja que se reorganizasse em numerosas dioceses que reuniam centenas de milhares de fiéis. Mas os martírios recomeçaram com a chegada do comunismo à região.
A partir de 1955, os chineses e os russos aniquilaram todas as instituições religiosas, dispersando os cristãos, prendendo, condenando e matando bispos, padres e fiéis, de maneira arrasadora. A única fuga possível era através de embarcações precárias, que sucumbiam nas águas que poderiam significar a liberdade, mas que levavam, invariavelmente, à morte.
Entretanto o evangelho de Cristo permaneceu no coração do povo vietnamita, pois quanto mais perseguido maior se tornou seu fervor cristão, sabendo que o resultado seria um elevadíssimo número de mártires. O papa João Paulo II, em 1988, inscreveu esses heróis de Cristo no livro dos santos da Igreja, para serem comemorados juntos e como companheiros de santo André Dung-Lac no dia de sua morte.


Fonte: www.vatican.vt - www.editorasantuario.org.br - www.paulinas.org.br - www.cançaonova.org.br
http://www.portaldaigreja.com - http://sao-tarcisio.blogspot.com/
 

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.
TJL@

Nenhum comentário:

Postar um comentário