quarta-feira, 16 de outubro de 2013

bom dia Evangelho 16 de outubro


Bom dia evangelho
Evangelho do dia – Pão da vida!
Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2013 - 28ª Semana Comum
Santo do dia: Santa Edviges, religiosa, Santa Margarida Maria Alacoque, virgem; São Geraldo Magela, religioso
Cor litúrgica: verde

 Cardeal Bertone despede-se da Secretaria de Estado do Vaticano
VATICANO, 15 Out. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Esta manhã, durante um ato celebrado no Palácio Apostólico o Papa Francisco visitou o pessoal da Secretaria de Estado com ocasião do afastamento do Cardeal Tarcisio Bertone como Secretário de Estado, cargo que ocupará o Arcebispo Pietro Parolin, até agora Núncio Apostólico na Venezuela. O Prelado tomará posse de seu cargo em algumas semanas porque teve que submeter-se a uma operação que impediu de fazê-lo hoje.(NOTÍCIA COMPLETA – www.acidigital.com)

 
Oração

Pai, coloca-me em sintonia com Jesus para quem a justiça e o amor a ti valem mais que o legalismo dos que são incapazes de descobrir o teu verdadeiro desígnio.

 
Lucas 11,42-46
O Senhor esteja convosco.  Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”. 45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

 

Reflexão

Para Jesus a expressão: “Ai de vós”, corresponde a maldito. É uma expressão fortíssima. Portanto, para Jesus, quem quer ser servido e não serve, é maldito. Quem quer ser honrado e não honra, é maldito. Há sempre quem deseja ocupar os primeiros lugares, também estes, na ótica de Jesus, são malditos. Há quem não consegue ser humilde. Em geral, os que disputam os primeiros lugares são os que mais impõem pesados fardos sobre os ombros dos outros. Estas pessoas são carentes de sensibilidade. Jesus compara estas pessoas como túmulos infectados que infectam as pessoas que delas se aproximam. É a lei da tirania... Dos outros exijo tudo, de mim mesmo, nada. Amar a Deus na radicalidade é, antes de tudo, entregar a vida na pessoa do próximo. As pessoas que nos observam, conseguem realmente ver Jesus em nós, sobretudo através das nossas atitudes?( Padre Renato dos Santos – SDB)

 A igreja celebra hoje
Santa Edviges, viúva, +1243

Santa Edviges é a padroeira dos pobres e endividados. Ela nasceu em Baviera, Alemanha no ano de 1174 . Casou-se com o duque da Silésia, Henrique I, quando tinha apenas 12 anos de idade, tendo com ele seis filhos. Foi uma mulher marcada pelo sofrimento, pois acompanhou a morte de um a um de seus filhos, restando-lhe apenas a filha Gertrudes. Como esposa Edviges soube ser exemplo e com dedicação, conseguiu conciliar os seus deveres e a sua dedicação ao serviço dos necessitados: protegia os órfãos e as viúvas, visitando hospitais, amparando a juventude carente, educando e instruindo-a na fé cristã. Contam os historiadores que Santa Edviges destinava quase tudo que tinha para socorrer os pobres e necessitados. Após a morte do marido, retirou-se para o convento onde a sua filha Gertrudes era abadessa, dedicando o resto dos seus dias à austeridade. Santa Edviges morreu no Mosteiro de Trebnitz, consumida pela penitência no dia 15 de Outubro de 1243.(www.evangelhodoquotidiano.org.br). 
 
tjl@ - paulinas.org.br-vatican.vt

Nenhum comentário:

Postar um comentário