Bom dia
evangelho
18 de outubro - Santo do dia: São Lucas, Evangelista; São
Monon, mártir
Cor litúrgica: vermelho
Cor litúrgica: vermelho
Oração: Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem
encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para
acolher teu Filho Jesus.
Evangelho
de Jesus Cristo segundo São Lucas 10, 1-9
Eu vos
designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, assim disse o
Senhor (Jo 15, 16)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: `O Reino de Deus está próximo de vós'".- Palavra da Salvação- Glória a Vós, Senhor.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: `O Reino de Deus está próximo de vós'".- Palavra da Salvação- Glória a Vós, Senhor.
Comentários
O conteúdo do anúncio é a proximidade
do Reino de Deus.
Setenta ou setenta e
dois, dependendo do manuscrito, é o número dos enviados. Baseando-nos em
Gênesis 10, que diz ser setenta o número das nações que compõem a humanidade,
podemos dizer que nossa perícope diz respeito à universalidade da missão da
Igreja, enviada pelo seu Senhor, “a toda cidade e lugar para onde ele mesmo
devia ir” (v. 1). Trata-se de colheita (v. 2), pois o agricultor é Deus (cf. Jo
15,1); é Deus quem faz a boa semente frutificar (cf. Mc 4,26-29). Para esta
missão universal é que Jesus dá as orientações. O conteúdo do anúncio é a
proximidade do Reino de Deus, anúncio que deve ser feito mesmo em situações
adversas (cf. vv. 9.11). Como o discípulo não é maior que o Mestre, os
discípulos enviados devem ter presente a possibilidade da hostilidade,
resistência e rejeição da missão cristã: “Eis que eu vos envio como cordeiros
para o meio de lobos” (v. 3; ver também: vv. 10-11). Mas não se paga o mal com
o mal, por isso o discípulo é portador da paz, que é dom do Cristo
Ressuscitado: “… dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’” (v. 5). Na
rejeição, sacudir o pó da sandália (v. 11), isto é, não se deixar abater pelo
fracasso, pois a segurança e a força do discípulo vêm do Senhor. (Carlos Alberto Contieri,sj).
A igreja
celebra hoje
São
Lucas evangelista (século I)
Um escrito do século
II, que estudos recentes consideram historicamente verídico, sintetiza do
seguinte modo o perfil deste santo evangelista: “Lucas, um sírio de Antioquia,
médico de profissão, discípulo dos apóstolos, mais tarde seguiu são Paulo até a
confissão (martírio) deste. Serviu irrepreensivelmente ao Senhor, jamais tomou
mulher, nem teve filhos. Morreu aos 84 anos, na Boécia, cheio do Espírito
Santo”.
Das notas de viagem, isto é, dos Atos dos Apóstolos, no qual Lucas fala na primeira pessoa, apreendemos todas as notícias que a ele dizem respeito, além de breves acenos nas cartas de são Paulo — o apóstolo ao qual, mais do que a qualquer outro, estava ligado por fraterna amizade.
“Saúda-vos Lucas, médico amado”, lê-se na Carta aos Colossenses. A profissão de médico pressupõe uma boa cultura. Realmente, em seus escritos se revela um homem culto, com inclinações artísticas e bons dotes literários. Com são Paulo realizou a segunda viagem missionária de Trôade a Filipos, por volta do ano 50. Em Filipos deteve-se um par de anos para consolidar o trabalho do Apóstolo, após o qual voltou a Jerusalém.
Foi de novo companheiro de viagem de são Paulo e compartilhou com ele a prisão em Roma.
Os cristãos orientais atribuem ao “médico pintor”, Lucas, numerosos quadros representando a Virgem. Em seu evangelho, escrito em um grego fluente e límpido, Lucas traça a biografia da Virgem e fala da infância de Jesus. Revela-nos os íntimos segredos da Anunciação, da Visitação e do Natal, fazendo-nos entender que conheceu pessoalmente a Virgem, a ponto de alguns exegetas considerarem que tenha sido Maria quem lhe transcreveu o Magnificat. É Lucas mesmo quem afirma ter feito pesquisas e pedido informações sobre fatos relativos à vida de Jesus junto àqueles que deles foram testemunhas. Só Maria podia ser testemunha da Anunciação e dos fatos que se seguiram.
Lucas conhecia os evangelhos de Mateus e Marcos quando começou a escrever o seu, antes do ano 70. Julgava que ao primeiro faltava uma certa ordem no desenvolvimento dos fatos e considerava o segundo por demais conciso.
Como diligente estudioso, Lucas, depois de ter documentado escrupulosamente as notícias da vida de Jesus “desde o início”, quis narrá-la novamente de forma ordenada, de modo que os fatos e ensinamentos progredissem pari passu como a realidade.
Deu prova da mesma agradável fluência narrativa também na redação dos Atos dos Apóstolos.
Três cidades se ufanam de conservar suas relíquias: Constantinopla, Pádua e Veneza.
Das notas de viagem, isto é, dos Atos dos Apóstolos, no qual Lucas fala na primeira pessoa, apreendemos todas as notícias que a ele dizem respeito, além de breves acenos nas cartas de são Paulo — o apóstolo ao qual, mais do que a qualquer outro, estava ligado por fraterna amizade.
“Saúda-vos Lucas, médico amado”, lê-se na Carta aos Colossenses. A profissão de médico pressupõe uma boa cultura. Realmente, em seus escritos se revela um homem culto, com inclinações artísticas e bons dotes literários. Com são Paulo realizou a segunda viagem missionária de Trôade a Filipos, por volta do ano 50. Em Filipos deteve-se um par de anos para consolidar o trabalho do Apóstolo, após o qual voltou a Jerusalém.
Foi de novo companheiro de viagem de são Paulo e compartilhou com ele a prisão em Roma.
Os cristãos orientais atribuem ao “médico pintor”, Lucas, numerosos quadros representando a Virgem. Em seu evangelho, escrito em um grego fluente e límpido, Lucas traça a biografia da Virgem e fala da infância de Jesus. Revela-nos os íntimos segredos da Anunciação, da Visitação e do Natal, fazendo-nos entender que conheceu pessoalmente a Virgem, a ponto de alguns exegetas considerarem que tenha sido Maria quem lhe transcreveu o Magnificat. É Lucas mesmo quem afirma ter feito pesquisas e pedido informações sobre fatos relativos à vida de Jesus junto àqueles que deles foram testemunhas. Só Maria podia ser testemunha da Anunciação e dos fatos que se seguiram.
Lucas conhecia os evangelhos de Mateus e Marcos quando começou a escrever o seu, antes do ano 70. Julgava que ao primeiro faltava uma certa ordem no desenvolvimento dos fatos e considerava o segundo por demais conciso.
Como diligente estudioso, Lucas, depois de ter documentado escrupulosamente as notícias da vida de Jesus “desde o início”, quis narrá-la novamente de forma ordenada, de modo que os fatos e ensinamentos progredissem pari passu como a realidade.
Deu prova da mesma agradável fluência narrativa também na redação dos Atos dos Apóstolos.
Três cidades se ufanam de conservar suas relíquias: Constantinopla, Pádua e Veneza.
-“Mas ides receber uma força, a do Espírito
Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por
toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo”.(Act. 1,8). S.Lucas, médico, evangelista e pintor
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