domingo, 15 de setembro de 2019

BOM DIA EVANGELHO -16 SETEMBRO 2019


BOM DIA EVANGELHO

16 DE SETEMBRO DE 2019
SEGUNDA-FEIRA | 24º SEMANA DO TEMPO COMUM | COR: VERMELHO | ANO C
Papa Francisco durante a audiência. Foto: Vatican Media
Vaticano, 13 Set. 19 / 04:00 pm (ACI).- O Papa Francisco convidou os membros da Ordem de Santo Agostinho a manterem sempre seus corações direcionados a Deus.
“Seus corações orientados para Deus. Sempre! Cada membro da comunidade deve se orientar, como o primeiro ‘propósito santo’ de cada dia, à busca de Deus, ou a se deixar buscar por Deus”, destacou o Pontífice durante a audiência concedida nesta sexta-feira, 13 de setembro, no Vaticano, aos participantes do Capítulo Geral da Ordem, reunidos em Roma.
O Santo Padre assinalou que "as comunidades de consagrados são lugares onde se vive a experiência de Deus, a partir de uma profunda interioridade e comunhão com os irmãos".
O Papa citou o principal desafio dos consagrados no mundo de hoje: “Fazer juntos a experiência de Deus para transmitir Deus de modo claro, corajoso, sem resistências ou hesitações. É uma grande responsabilidade!”.
Convidou os agostinianos a testemunharem uma “caridade calorosa, viva, visível e contagiosa da Igreja, mediante a vida comunitária, que manifesta, claramente, a presença do Ressuscitado e do seu Espírito. A unidade na caridade é um ponto central da experiência e da espiritualidade de Santo Agostinho e um fundamento de toda a vida agostiniana”.
"Manter viva a chama da caridade fraterna não será possível sem o 'in Deum'" da Regra de Santo Agostinho. "Isto é, ‘em tensão para Deus’". “Este acréscimo à expressão dos Atos dos Apóstolos”, explicou Francisco, “é típico de Agostinho, para enfatizar que é esse profundo dinamismo de suas comunidades, a primeira grande fonte de onde brota todo o seu serviço à Igreja e à humanidade”.
“Seus corações orientado para Deus. Sempre!”, declarou o Pontífice. “Cada membro da comunidade deve se orientar, como o primeiro ‘propósito santo’ de cada dia, à busca de Deus, ou a se deixar buscar por Deus".
"Esta direção' deve ser declarada, confessada, testemunhada entre vocês sem falsa modéstia. A busca por Deus não pode ser obscurecida por outros propósitos, por mais generosos e apostólicos que sejam. Porque esse é o seu primeiro apostolado. Estamos aqui porque estamos caminhando em direção a Deus. E como Deus é Amor, caminhamos em direção a Ele no amor”, concluiu.
O Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho começou no dia 1º de setembro, em Roma. O capítulo foi celebrado pela primeira vez em 1244 e é realizado a cada seis anos.
ORAÇÃO: Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Cornélio governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Lucas 7,1-10
Aleluia, aleluia, aleluia.
Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna (Jo 3,16).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

1 Tendo Jesus concluído todos os seus discursos ao povo que o escutava, entrou em Cafarnaum.
2 Havia lá um centurião que tinha um servo a quem muito estimava e que estava à morte.
3 Tendo ouvido falar de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, rogando-lhe que o viesse curar.
4 Aproximando-se eles de Jesus, rogavam-lhe encarecidamente: "Ele bem merece que lhe faças este favor,
5 pois é amigo da nossa nação e foi ele mesmo quem nos edificou uma sinagoga".
6 Jesus então foi com eles. E já não estava longe da casa, quando o centurião lhe mandou dizer por amigos seus: "Senhor, não te incomodes tanto assim, porque não sou digno de que entres em minha casa;
7 por isso nem me achei digno de chegar-me a ti, mas dize somente uma palavra e o meu servo será curado.
8 Pois também eu, simples subalterno, tenho soldados às minhas ordens; e digo a um: "Vai ali!" E ele vai; e a outro: "Vem cá!" E ele vem; e ao meu servo: "Faze isto!" E ele o faz.
9 Ouvindo estas palavras, Jesus ficou admirado. E, voltando-se para o povo que o ia seguindo, disse: "Em verdade vos digo: nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé".
10 Voltando para a casa do centurião os que haviam sido enviados, encontraram o servo curado.
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
UM EXEMPLO DE BONDADE
A atitude do oficial romano de Cafarnaum é um modelo de bondade. Apesar de ser estrangeiro, portanto, um pagão e de estar a serviço dos opressores, era amado pelo povo. Sua bondade manifestava-se na forma caridosa como tratava seus empregados, preocupando-se com a sua saúde deles. Mas expressava-se, também, no trato gentil com o povo da cidade, pois até mandou construir para estes a sinagoga local. Longe de ser uma pessoa arrogante e prepotente, sabia cativar as pessoas e manifestar-lhes apreço.
Sua relação com Jesus foi igualmente exemplar. Apesar do cargo que ocupava e ter muita gente sob seu comando, sentia-se indigno de encontrar-se com Jesus e acolhê-lo em sua casa. Por isso, mandou-lhe mensageiros. Bastaria que o Mestre, mesmo de longe, ordenasse a cura de seu servo, pois acreditava no poder de Jesus.
A reação do Mestre foi de profunda admiração. Entre os judeus, ele não havia encontrado tamanha fé como a daquele pagão. Fé que se manifestava num amor entranhado ao próximo. Por isso, fez exatamente como o oficial romano havia sugerido. Os enviados voltaram para casa e encontraram o servo em perfeita saúde.
A bondade do oficial romano, para com seus súditos e o povo da Galiléia, teve como contrapartida a misericórdia de Jesus.
SANTO DO DIA
SÃO CORNÉLIO
Cornélio nasceu em Roma. Foi eleito para o Pontificado, depois de um período vago na Cátedra de São Pedro. O Papa Cornélio foi eleito quase por unanimidade, mas precisou enfrentar a ousadia de Novaciano. Sem que ninguém esperasse, Novaciano fez-se ordenar bispo e proclamou-se antipapa. Nesta condição se criou o primeiro cisma da Igreja.
Segundo os partidários de Novaciano, Cornélio teria adotado um discurso e postura muito indulgente, boa e compreensiva, para com os desertores da fé católica, os chamados “lapsi”. Para socorrer a postura de Cornélio, um bispo de Catargo, chamado Cipriano, entrou em cena. Este bispo ajudou Cornélio a defender a verdadeira autoridade papal.
Assim, a Igreja viu-se dividida entre duas posturas: os seguidores de Cornélio eram favoráveis a admissão dos cristãos pecadores de volta à Igreja, enquanto os adeptos de Novaciano defendiam a exclusão total dos pecadores.
Porém, pressionado pelo imperador Valeriano, um grande perseguidor dos cristãos, Cornélio, na sua atitude compreensiva e misericordiosa, acabou sendo exilado, onde viveu seus últimos dias. Seu único amigo e defensor era Cipriano, que se correspondia com ele, animando-o através de cartas. Esta amizade custou caro a Cipriano, que também foi condenado a morte.
Cornélio morreu em junho de 253, sendo sentenciado ao martírio pelo imperador, por não aceitar prestar o culto aos deuses pagãos. Foi sepultado no cemitério de São Calixto.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  A Igreja é alimentada continuamente pelo Espírito Santo, força que garante a autoridade da Igreja como proclamadora da Palavra do Cristo. Mas o lado humano da Igreja as vezes fala mais alto. Discussões, lutas pelo poder, acusações são parte da rica história da nossa Igreja. Hoje, celebrando São Cornélio, nós percebemos que a injustiça acaba destruindo as relações amigáveis na Igreja. Rezemos para que encontremos o melhor caminho de viver a fé e que a Igreja converta-se continuamente ao nome de Jesus.
TJL ACIDIGITAL.COM – A12.COM – DOMTOTAL.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário