quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

BOM DIA EVANGELHO - 2. DEZEMBRO. 2021

 

BOM DIA EVANGELHO


02 DE DEZEMBRO DE 2021-Quinta-feira da 1ª semana do Advento

Imagem ilustrativa / Crédito: Pixabay PIURA, 01 dez. 21 / 10:13 am (ACI).- O arcebispo de Piura e Tumbes, Peru, dom José Antonio Eguren, encorajou os fiéis a, sustentados na oração, vencer três tentações do mundo que afastam do verdadeiro sentido do Advento, o tempo de preparação para o NatalEm sua homilia de 28 de novembro, o arcebispo disse que “o tempo do Advento nos coloca em atitude de expectativa diante do bem eterno que os cristãos desejamos: a vinda de Cristo”. No Advento, que começou no domingo, há “uma expectativa tripla: em primeiro lugar, uma expectativa de celebrar o Natal e, com ele, comemorar na fé e na liturgia a primeira vinda do Senhor no mistério da sua Encarnação-Nascimento”. Em segundo lugar, dom Eguren recomendou “atenção e vigilância para acolher constantemente ao Senhor”, porque Ele “está conosco todos os dias até o fim do mundo”. O Senhor Jesus “vem a nossas vidas continuamente de múltiplas maneiras, mas sobretudo no mistério da Eucaristia, onde sua presença é real por antonomásia, porque é substancial, já que pelo mistério eucarístico se faz presente Cristo, Deus e homem, inteiro e íntegro nas espécies eucarísticas”. Em terceiro lugar, “a expectativa frente à qual será a última e definitiva vinda do Senhor no final dos tempos”. O arcebispo destacou que, no Evangelho do primeiro domingo do Advento, “Jesus enumera três coisas que podem nos distrair da espera vigilante que devemos ter frente ao seu retorno iminente, tornando o nosso coração pesado, isto é, tornando-o insensível à sua vinda amorosa. Estas são: a libertinagem, a embriaguez e as preocupações da vida”. O bispo peruano destacou que “quem vive na libertinagem, isto é, na dissolução dos costumes e na promiscuidade sexual, quem vive alienado pelo álcool ou pelas drogas, e quem vive preocupado apenas em cobiçar e obter cada vez mais bens perecíveis, seduzido pelo individualismo consumista dos negócios deste mundo, está indubitavelmente distraído, não vive à espera do Senhor, tem o coração pesado para as coisas de Deus e não se preocupa com a sua salvação eterna”. “Devemos estar vigilantes em todos os momentos, sempre atentos e vigilantes, isto é, limpos do pecado, com o coração convertido e na graça de Deus, e transbordando de obras de caridade e misericórdia, as quais serão as que finalmente abrirão as portas do Céu para nós”. Para superar as distrações e centrar no verdadeiro sentido do Advento, está a “oração, que é a atitude própria do Advento. Embora o Advento também seja um tempo de penitência e sobriedade no uso dos bens deste mundo, por isso a cor roxa das vestimentas, é sobretudo um tempo de oração no qual constantemente devemos rezar dizendo: ‘Vem, Senhor Jesus!’”. “A oração contínua e permanente é a melhor disposição espiritual que um discípulo de Jesus pode ter perante o mistério da vinda do seu Senhor, porque a oração é abertura, é busca, é, em última análise, sair ao encontro de Cristo que vem”. O arcebispo disse que “as mais diversas ocupações podem e devem ser ocasiões para rezar, encontrar Deus, adorá-lo, servi-lo e amá-lo”. “O Advento nos convida a um esforço de vigilância, olhando para além de nós mesmos, aumentando nossas mentes e nossos corações para nos abrirmos ao amor de Deus e às necessidades de nossos irmãos, e ao anseio por um mundo novo, mais justo e reconciliado”. “A Virgem Maria, que nos traz Jesus, a mulher da espera e da oração, da abertura e do amor feito entrega generosa, nos ajudará a fortalecer nossa esperança nas promessas de seu Filho Jesus, para que possamos experimentar que, nas provações da história, Deus permanece fiel e que nunca nos abandona e vem até nós”, concluiu dom Eguren.

 Oração: Senhor, eu vos peço, pelos méritos de Santa Bibiana, aumentai a minha fé. Dai-me total confiança e abandono na Vossa Divina Providência, para que, na Esperança, eu siga praticando a verdadeira Caridade. Amém.

Evangelho (Mt 7,21.24-27):

 Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: «Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!».

«Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor! ’, entrará no Reino dos Céus» - Abbé Jean-Charles TISSOT(Freiburg, Sua)

Hoje, o Senhor pronuncia estas palavras no final do Seu “Sermão da Montanha”, no qual dá um sentido novo e mais profundo aos Preceitos do Antigo Testamento, a “palavra” de Deus aos homens. Manifesta-se como Filho de Deus, e como tal pede-nos que recebamos o que nos diz como palavras de suma importância; palavras de vida eterna que devem ser postas em prática, e não são só para serem ouvidas, mas sem implicação pessoal – com o risco de serem esquecidas ou de nos contentarmos em admirá-las ou em admirar o seu autor.
«Construir uma casa sobre a areia» (cf. Mt 7,26) é uma imagem para descrever um comportamento insensato, que não leva a nenhum resultado e acaba no fracasso de uma vida, depois de um esforço longo e penoso para construir algo. “Bene curris, sed extra viam”, dizia Sto. Agostinho: corres bem, mas fora do trajecto aprovado, podemos traduzir assim. Que pena só chegar até aí: o momento da prova, das tempestades e das inundações que a nossa vida necessariamente contém!
O Senhor quer ensinar-nos a usar um fundamento sólido, cujo crescimento deriva do esforço para pôr em prática os seus ensinamentos, vivendo-os dia a dia no meio dos pequenos problemas que Ele tratará de resolver. A nossa resolução diária de viver os ensinamentos de Cristo deve terminar em propósitos concretos, se não definitivos, mas dos quais possamos tirar alegria e reconhecimento na hora do nosso exame de consciência, à noite. A alegria de ter conseguido uma pequena vitória sobre nós próprios é uma preparação para outras batalhas, e – com a graça de Deus – não nos faltará a força para perseverar até ao fim.

Pensamentos para o Evangelho de hoje: «Permanecei vigilantes porque, quando a alma está dominada por um pesado torpor, é o inimigo que a domina e a conduz, mesmo contra a sua vontade. Por isso, o Senhor recomendou ao homem a vigilância tanto da alma como do corpo» (Santo Efrém) «O Evangelho de hoje (Mt 7,21ss) trata de uma equação matemática: Eu conheço a Palavra e a coloco em prática. Eu sou construído sobre a rocha. Agora, como faço para colocar a palavra em prática? É mesmo como construir uma casa na rocha, onde a imagem da pedra refere-se ao Senhor» (Francisco) «A oração de fé não consiste somente em dizer «Senhor, Senhor!», mas em preparar o coração para fazer a vontade do Pai (Mt 7,21). Jesus exorta os seus discípulos a levar para a oração esta solicitude em cooperar com o desígnio de Deus (cf. Mt 9,38)» (Catecismo da Igreja Católica,2.611)

Santo do Dia: Santa Bibiana

Era ano de 361. O imperador Juliano, que havia renegado a religião começa uma perseguição implacável aos cristãos. Começou substituindo todos os cristãos que ocupavam empregos civis por pagãos, e quando a situação agravou-se, passou a torturar e matar os fiéis.
A família de Bibiana foi toda executada. Seu pai recebeu uma marca de escravo na testa e sua mãe foi decapitada. Suas irmãs, levadas a prisão foram violentadas.
Por último foi o martírio de Bibiana. Foi levada a um bordel de luxo para abandonar a religião ou ser prostituída. Mas os homens não conseguiam se aproveitar de sua beleza, pois a um simples toque, eram tomados por um surto de loucura. Bibiana então foi transferida para um asilo de loucos e lá ocorreu o inverso, os doentes eram curados.
Diante destes prodígios, o imperador exigiu sua morte, e ela foi chicoteada até falecer. Seu corpo foi jogado aos cães selvagens, mas estes não tocaram no corpo. Finalmente alguns cristãos buscaram o corpo e deram digna sepultura.(
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Santa Bibiana passou a ser invocada contra os males de cabeça, as doenças mentais e a epilepsia. O seu túmulo tornou-se meta de peregrinação. A veneração era tão intensa que o Papa Simplício, mandou construir sob sua sepultura uma pequena igreja dedicada à ela, no ano 407. Além de ser uma das padroeiras da belíssima cidade de Sevilha, na Espanha, Santa Bibiana é também protege a diocese de Los Angeles, nos Estados Unidos.

TJL – ACIDIGITAL.COM – A12.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário