quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

BOMM DIA EVANGELHO - 23.12.021

 

BOM DIA EVANGELHO


23 DE DEZEMBRO DE 2021  -Advento: 23 de Dezembro

Imagem ilustrativa. Crédito: Aaron Burden / Unsplash. REDAÇÃO CENTRAL, 22 dez. 21 / 07:00 am (ACI).- O arcebispo emérito de La Plata (Argentina), dom Héctor Aguer, explicou a importância das quatro Missas celebradas no Natal, desde a vigília até a que corresponde propriamente ao dia. Refletindo sobre isso no programa “Chaves para um Mundo Melhor”, em 21 de dezembro de 2019, no Canal 9, dom Aguer destacou “o valor litúrgico do Natal”. “As grandes solenidades são marcadas, precisamente, pela liturgia que a Igreja compôs para celebrá-las. Para o Natal, há quatro Missas e em todas elas o mistério do Natal é apresentado de diferentes ângulos e usando diferentes textos bíblicos”, disse. O arcebispo afirmou que “primeiro há a Missa da Vigília ou das Vésperas que se celebra na tarde anterior, na tarde de 24 de dezembro, onde encontramos as profecias e já encontramos o Natal”. “Depois temos a Missa da Noite ou da Meia-Noite que, na realidade, deveria ser às zero horas, mas, por diferentes razões, foi sendo adiantada e acabamos às 19h e não é a mesma coisa”. “A Missa da Noite deve ser à noite e a liturgia exige que pelo menos seja rezada quando o sol já tenha se posto”, acrescentou. Dom Aguer disse entender "que hoje, com esses problemas de insegurança e outros, as pessoas não queiram sair à noite na rua, mas é verdade que nesse dia também vão festejar com seus familiares ou amigos”. “A Missa da meia-noite é preciosa porque aí se concentra no momento do Nascimento, o momento em que a Virgem Maria, de maneira tão misteriosa e silenciosa, dá à luz virginalmente ao Salvador”, disse. O arcebispo contou que “há uma terceira Missa que é a do Alvorecer que deveria ser às 6h ou 7h do dia 25. Embora o alvorecer para muitas pessoas seja às 11h o que de algum modo pode ser explicado ou justificado”. “Nesta Missa o que se venera é a adoração dos pastores que são os primeiros que vão, os primeiros que ficam sabendo desta grande notícia porque o Menino nasce, o Anjo avisa aos pastores e estes saem e vão ao presépio”. “Nós também podemos pedir que o Senhor nos conceda também uma alma simples como a dos pastores de Belém, para que também nós tenhamos aquele impulso e aquela vontade de ir ao seu encontro, de ir adorá-lo, de ir beijar seus pés”, encorajou. A quarta missa “é a missa do dia ou as missas do resto do dia, que é uma missa teológica, podemos dizer, porque aí o Evangelho é o prólogo do Evangelho de São João: ‘No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus’”. "Isso consta no versículo 1 e depois o versículo 14 acrescenta: ‘E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade’", disse. Por isso, sublinhou dom Aguer, “nestas 4 Missas temos todo o Mistério do Natal enfocado com uma riqueza extraordinária. Se vocês tiverem um missal, leiam os textos e não só os textos bíblicos, mas também as orações, porque elas são adequadas ao momento e ao que esse momento quer nos indicar a respeito de todo o mistério do Natal”. O arcebispo emérito de La Plata sublinhou que a celebração familiar “não deve ser sobreposta à celebração real, que é a celebração religiosa do Natal. Muitas pessoas celebram o Natal e não sabem muito bem o que celebram, porque se encontram, porque brindam ou porque também se embriagam”. “Além disso, é bom poder comemorar bem com boa comida e um bom brinde, mas levando em consideração o porquê o fazemos”, disse. O bispo argentino exortou que “em qualquer reunião familiar não tenham vergonha e animem-se a dizer que vão brindar para dar graças a Deus porque nos enviou o Salvador e assim podemos desejar como eu lhes desejo um Feliz Natal”. Confira também: 8 respostas às perguntas mais comuns das crianças no Natal https://t.co/nk19VN1yUN — ACI Digital (@acidigital) December 22, 2020 Etiquetas: NatalArcebispomissasMissa do GaloMissa de Natal  

Oração: Senhor, pelos méritos de São João Câncio, eu vos peço o mais precioso dos dons, o da caridade. Fazei-me amável, tolerante, solícito, gentil e que todas as minhas atividades sejam baseadas no amor que Cristo nos ensinou. Amém.

Evangelho (Lc 1,57-66): 

Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: «Não. Ele vai se chamar João». Disseram-lhe: «Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!» Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: «João é o seu nome!» E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: «Que vai ser este menino?» De fato, a mão do Senhor estava com ele.

«Que vai ser este menino? De fato, a mão do Senhor estava com ele» - Rev. D. Miquel MASATS i Roca(Girona, Espanha)

Hoje, na primeira leitura lemos: «Isto diz o Senhor: ‘Eis que estou enviando o meu mensageiro para preparar o caminho à minha frente’» (Mal 3,1). A profecia de Malaquias cumpre-se em João Batista. É um dos principais personagens da liturgia do Advento, que nos convida a prepararmo-nos com oração e penitência para a vinda do Senhor. Tal como reza a oração da coleta da missa de hoje: «Concede aos teus servos, que reconhecemos a proximidade do Nascimento de teu Filho, experimentar a misericórdia do Verbo que se dignou encarnar da Virgem Maria e habitar entre nós».
O nascimento de Precursor fala-nos da proximidade do Natal. O Senhor está próximo!; preparemo-nos! Questionado pelos sacerdotes vindos de Jerusalém sobre quem era, ele respondeu:«“Eu sou a voz de quem grita no deserto: ‘Endireitai o caminho para o Senhor! ’”» (Jo 1,23).
«Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo» (Ap 3,20), lê-se na antífona da comunhão. Devemos fazer exame e analisar como nos estamos preparando para receber a Jesus no dia de Natal: Deus quer nascer principalmente nos nossos corações.
A vida do Precursor ensina-nos as virtudes que necessitamos para receber com proveito a Jesus; fundamentalmente, a humildade de coração. Ele reconhece-se instrumento de Deus para cumprir a sua vocação, a sua missão. Como diz Santo Ambrósio: «Não te glories por te chamarem filho de Deus —reconheçamos a graça sem esquecer a nossa natureza—; não te envaideças se serviste bem, porque apenas cumpriste aquilo que tinhas a fazer. O sol faz o seu trabalho a lua obedece; os anjos cumprem a sua missão. O instrumento escolhido pelo Senhor para os gentios diz: ‘Eu não mereço o nome de apóstolo, pois eu persegui a Igreja de Deus’ (1Cor 15,9)».
Busquemos tão só a glória de Deus. A virtude da humildade nos disporá a preparar-nos devidamente para as festas que se aproximam.

Pensamentos para o Evangelho de hoje: «Isabel sentiu a proximidade de Maria, João a proximidade do Senhor; a mulher ouviu a saudação da mulher, o filho sentiu a presença do Filho, elas proclamam a graça, eles logram que suas madres se aproveitem de este dom» (Santo Ambrósio) « João anunciará a alguém Maior que ia de vir depois de ele. Tem sido enviado para preparar o caminho a esse misterioso Outro; toda sua missão está orientada a Ele: se anunciava algo realmente grande» (Bento XVI) «João é “mais do que um profeta” (Lc,26). Nele, o Espírito Santo conclui a tarefa de “falar pelos profetas”. João encerra um ciclo dos profetas inaugurado por Elias. Anuncia a iminência da consolação de Israel, é a “voz” do Consolador que vem (Jn 1,23). Como fará o Espírito de verdade, “ele veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz” (Jn 1,7). Aos olhos de João Espírito realiza, assim, as “pesquisas dos profetas” e o desejo dos anjos» (Catecismo da Igreja Católica, n° 719)

Santo do Dia: São João Câncio

João Câncio era polonês, nasceu em 23 de junho 1390, no povoado de Kenty. Conquistou todos os graus acadêmicos e lecionou em sua principal universidade até à morte. Também foi sacerdote zeloso e fiel aos ensinamentos de Cristo.
Mas a grande preocupação de seu magistério era transmitir aos alunos os conhecimentos "não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus".
Mesmo depois de ordenar-se sacerdote continuou a cultivar a ciência. Homem de profunda vida interior jejuava e penitenciava-se semanalmente, ao mesmo tempo que espalhava o amor pelo próximo entre os estudantes e os pobres da cidade. Foi um homem humilde e totalmente disponível ao serviço dos irmãos.
Distinguiu-se sobretudo por sua caridade e humildade. Tinha um cuidado especial para com os pobres, enfermos e órfãos, oferecendo tudo o que possuía e atestando ser esta uma das armas mais preciosas dos cristãos.
Faleceu às vésperas do Natal, em 24 de dezembro 1473.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Na hora de sua morte João Câncio exortou: " Vigiai atentamente a doutrina e combatei toda opinião contrária à verdade: mas revesti-vos neste combate das armas da PACIÊNCIA, da DOÇURA e da CARIDADE, recordando que a violência, além do dano que faz às nossas almas, prejudica as melhores causas”.

TJL- A12.COM – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário