domingo, 19 de dezembro de 2021

bom dia evangelho- 20 de dezembro de 2021

 

BOM DIA EVANGELHO


20 DE DEZEMBRO DE 2021

Últimos dias feriais do Advento - 20 de Dezembro

Papa Francisco / Foto: Vatican Media - REDAÇÃO CENTRAL, 17 dez. 21 / 06:00 am (ACI).- Sexta-feira, 17 de dezembro, o papa Francisco completa 85 anos de vida. Milhões de fiéis se alegram em todo mundo pelo aniversário do pontífice nascido na Argentina e que sempre pede que se lembrem dele nas orações. Jorge Mario Bergoglio nasceu no seio de uma família católica no dia 17 de dezembro de 1936, no bairro de Flores, Buenos Aires, sendo o mais velho de cinco filhos do casal formado por Mario José Bergoglio e Regina Maria Sívori, ambos imigrantes italianos. Foi batizado no dia de Natal de 1936 na Basílica Maria Auxiliadora e São Carlos, do bairro de Almagro, em Buenos Aires. Em sua infância, foi aluno do Colégio Salesiano dos Santos Anjos e estudou na Escola Nacional de Educação Técnica Nº 27 Hipólito Yrigoyen, onde se graduou como técnico em química. Em seguida, trabalhou no laboratório Hickethier-Bachmann.

Oração: Pai de bondade, São Domingos é para nós exemplo de dedicação e fraternidade. Abençoai-nos, para que também nós possamos seguir os ensinamentos deixados pelos santos e santas, de acordo com os dons e talentos que nos destes. Amém

Evangelho segundo São Lucas 1,26-38.

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré,
a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria.
Tendo entrado onde ela estava, disse o anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».
Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela.
Disse-lhe o anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus.
Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus.
Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David;
reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim».
Maria disse ao anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?».
O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus.
E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril;
porque a Deus nada é impossível».
Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».(Tradução litúrgica da Bíblia)

Beato Maria Eugénio do Menino Jesus (1894-1967) - carmelita, fundador de Notre Dame de Vie

O dom de si - «Eis a escrava do Senhor»

O oferecimento de si deve elevar-se da alma em todo o momento, como expressão mais perfeita do amor e provocação contínua à misericórdia divina; por ele, a alma respira e aspira o amor, purifica-se e une-se ao seu Deus. [...] A Virgem Maria, cumulada de graças pelo Espírito Santo, perdida na luz simples de Deus, tinha empenhado todas as suas energias na realização da vontade divina. E eis que o arcanjo São Gabriel lhe aparece e a saúda. A Virgem fica um instante perturbada com tal presença e louvor, mas o seu apurado sentido espiritual reconhece prontamente a qualidade sobrenatural do mensageiro. [...] Maria compreendeu: o que o anjo está a propor-lhe é mesmo que seja a Mãe do Messias. Nunca lhe teria ocorrido tal coisa, porque não sabe quem é: a simplicidade da sua graça oculta-lhe a imensidão da mesma. Maria apenas conhece a Deus e a vontade de Deus. Diante da perspetiva que subitamente se abre na sua frente, só faz uma pergunta, preocupada com a sua virgindade: «Como será isto, se eu não conheço homem?». Descansada com a resposta do anjo: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra», sem hesitar, sem pedir uns dias para pensar, para se aconselhar, ou sequer uns instantes para se preparar, a Virgem Maria dá, por si mesma e por toda a humanidade, a sua adesão ao mais sublime e mais terrível dos contratos: a união, no seu seio, da humanidade à divindade, ao Calvário e ao mistério da Igreja. E o Verbo fez-Se carne graças ao Fiat da Virgem, cuja alma dócil tinha sido preparada desde há muito por uma disposição completa e indeterminada de oferecimento de si. Também na nossa alma o dom de si gera empreendimentos divinos, preparando-nos para o mesmo Fiat fecundo.

Santo do Dia: São Domingos de Silos

Talvez o maior defensor dos valores monásticos tenha sido o religioso Domingos de Silos, que valorizava nos mosteiros o ensino não só da agricultura como dos demais ofícios e artes.
Domingos nasceu no ano 1000, na Espanha, numa família pobre e cristã. Ainda menino, quando era pastor, aproveitava o ofício para oferecer leite para os caminhantes pobres. Ao mesmo tempo era um menino estudioso e a família resolveu matriculá-lo na escola da paróquia.
O pároco viu a boa vontade do menino e ajudou-o a entrar no seminário. Mas o jovem Domingos resolveu ser eremita e depois monge. Aí encontrou sua vocação. Destacou-se entre os monges pela bondade e simplicidade. Seu exemplo foi tão forte que seu próprio pai resolveu fazer-se monge.
Ao final da vida, era chamado de "apóstolo de Castela". Previu a data da própria morte, que ocorreu a 20 de dezembro de 1073.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: São Domingos amado pelo povo e respeitado por reis e rainhas, foi um homem de decisão e de fé. Soube reconhecer Cristo nos pobres e fazer de suas palavras e ações uma missão evangélica. Quem dera soubéssemos ser também fiéis servidores do Evangelho.

TJL-A12.COM – EVANGELHOQUOTIDIANO.ORG – ACIDIGITAL.COM

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário