segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

BOM DIA EVANGELHO - 21.12.021

 

BOM DIA EVANGELHO


21 DE DEZEMBRO DE 2021-Advento: 21 de Dezembro

Imagem ilustrativa / Keith Johnston (Pixabay CCO) WASHINGTON DC, 20 dez. 21 / 02:00 pm (ACI).- Em uma virada surpreendente e emocionante, a constituição da Associação Atlética Universitária Nacional (NCAA), órgão que organiza o esporte universítário nos EUA, aprovada pelos diretores na quinta-feira, 16 de dezembro, é muito semelhante ao que as faculdades religiosas queriam e não força as escolas a aceitar a participação de homens que se consideram “trans” em esportes femininos. Ótima notícia, bem a tempo da festa do Natal: no último momento antes de aprovar a nova constituição revista, o conselho administrativo da NCAA acrescentou ampla proteção para que as faculdades católicas e de outras religiões continuem participando do esporte universitário. A constituição ainda precisa ser ratificada pelos membros em 20 de janeiro, mas o projeto que eles estarão considerando melhorou muito. Faculdades católicas e de outras denominações cristãs têm lutado bravamente para se defender contra uma proposta de emenda à constituição da NCAA que parecia ter a intenção de expulsar as faculdades religiosas com visões tradicionais (ou seja, verdadeiras e racionais) de sexualidade e gênero.

 Oração: Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Pedro Canísio, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Evangelho (Lc 1,39-45):

 Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!».

«Feliz aquela que acreditou!»  - Rev. D. Àngel CALDAS i Bosch(Salt, Girona, Espanha)

Hoje, o texto do Evangelho corresponde ao segundo mistério gozoso: a «Visitação de Maria à sua prima Isabel». É realmente um mistério! Uma explosão silenciosa de um júbilo profundo, como a história nunca nos tinha narrado! É a alegria de Maria, que acaba de conceber por obra e graça do Espírito Santo. A palavra latina “gaudium” exprime um júbilo profundo, intimo, que não explode para fora. Apesar disso, as montanhas de Judá cobriram-se de gozo. Maria exultava como uma mãe que acaba de saber que espera um filho. E que Filho! Um Filho que, já antes de nascer, peregrinava por caminhos pedregosos que conduziam até Ain Karen, aconchegado no coração e nos braços de Maria.
Alegria na alma e no rosto de Isabel, e no menino que salta de regozijo nas suas entranhas. As palavras da prima de Maria hão de atravessar os tempos: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!» (cf. Lc 1,42). A recitação do rosário como fonte de alegria, é uma das novas perspectivas descobertas por João Paulo II na sua Carta apostólica sobre O Rosário da Virgem Maria.
A alegria é inseparável da fé. «Como mereço que a mãe do meu Senhor me venha visitar?» (Lc 1,43). A alegria de Deus e de Maria difundiu-se por todo o mundo. Para a receber, basta abrir-se pela fé à ação permanente de Deus na nossa vida, e fazer caminho com o Menino, com Aquela que acreditou, e pela mão enamorada e forte de São José. Pelos caminhos da terra, pelo asfalto ou pelos paralelepípedos ou por terrenos lamacentos, um cristão leva sempre consigo duas dimensões da fé: a união com Deus e o serviço aos outros. Tudo bem unido: com uma unidade de vida que impeça uma solução de continuidade entre uma coisa e outra.
Pensamentos para o Evangelho de hoje: «Desde o momento em que soube, Maria, com o jubilo do seu desejo, dirigiu-se para as montanhas. Cheia de Deus, como não iria dirigir-se rapidamente para as alturas? A lentidão no esforço é estranha à graça do Espirito» (Santo Ambrósio) «A visita de Maria e Isabel leva ao encontro entre Jesus e João no Espirito Santo. Jesus é o mais jovem, aquele que virá depois. Mas é a Sua proximidade o que faz saltar João no seio materno e enche do Esprito Santo, Isabel» (Benedito XVI) «Isabel é a primeira, na longa sequência das gerações, a declarar Maria bem-aventurada: «Feliz d'Aquela que acreditou...» (Lc 1, 45); Maria é «bendita entre as mulheres», porque acreditou no cumprimento da Palavra do Senhor (...). Pela sua fé, Maria tornou-se a mãe dos crentes, graças a quem todas as nações da terra recebem Aquele que é a própria bênção de Deus: Jesus, «fruto bendito do vosso ventre» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.676)

Santo do Dia: São Pedro Canísio

Pedro Canísio nasceu na Holanda em 1521. Desde menino manifestou sua vocação religiosa, sendo um amante da catequese. Ao contrário dos demais garotos preferia os livros de oração às brincadeiras. Mais tarde ele iria escrever um catecismo, traduzindo em mais de quinze línguas.
Sua família queria que Pedro conseguisse um bom casamento, mas o jovem recusou-se, fazendo voto de castidade. Em 1543, ingressou na recém fundada Companhia de Jesus. Três anos depois, ordenado padre jesuíta, recebeu a incumbência de voltar para sua terra natal e fundar uma nova casa para a Ordem.
Destacou-se como um ardoroso defensor da fé católica e questionador das posturas protestantes. Foi nesse período que sua luta incansável trouxe mais frutos e onde também escreveu a maior parte de suas obras literárias.
Admirado pelos pontífices e governantes do seu tempo, respeitado como primeiro jesuíta de nacionalidade alemã, Pedro Canísio morreu em 21 de dezembro de 1597, em Friburgo, atual Suíça.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: Pedro Canísio viveu o que pregou e sua obra foi gigantesca. Pregador, escritor e peregrino do Evangelho, suas obras fizeram-no merecer o título de Doutor da Igreja. Uma das frases de São Pedro Canísio: "O que todo mundo ama e busca, é a moderação unida à gravidade da linguagem e à força dos argumentos. Abramos os olhos dos extraviados, mas sem nunca causar-lhes irritação".

TJL- ACIDIGITAL.COM – A12.COMV – EVANGELI.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário