domingo, 30 de outubro de 2022

bom dia evangelho -31. outubro. 2022

 

BOM DIA EVANGELHO


31 DE OUTUBRO DE 2022 - Segunda-feira da 31ª semana do tempo comum

JMJ 2023: começaram as inscrições e o Papa foi o primeiro

O presidente da República Portuguesa também já se inscreveu. Entretanto, em Fátima houve um encontro internacional preparatório e na diocese do Porto continuam a cruz peregrina e o ícone mariano. No final deste mês de outubro seguem para Setúbal. -Rui Saraiva – Portugal

A preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 conheceu nesta semana uma importante aceleração com a abertura das inscrições. O Papa Francisco deu o início oficial sendo o primeiro a inscrever-se. Francisco deu início às inscrições:    Foi após a oração mariana do Angelus, a partir do Palácio Apostólico na Praça de S. Pedro, em Roma, no domingo 23 de outubro, que o Santo Padre passou a ser o primeiro inscrito no grande evento de juventude que vai decorrer de 1 a 6 de agosto de 2023 na capital portuguesa. No momento em que se inscreveu como peregrino da JMJ, o Papa Francisco quis ter a seu lado duas jovens portuguesas estudantes do programa Erasmus, em Roma, na Universidade la Sapienza: Maria de Assis, natural de Lisboa e estudante de arquitetura e Diana Lourenço Gonçalves, natural de Braga e estudante de medicina.

A organização da JMJ Lisboa 2023 informa que os peregrinos que queiram “aceder a um conjunto de serviços, como alojamento, alimentação, transporte e segurança e kit do peregrino” deverão inscrever-se nas várias “opções de pacotes” disponíveis no site do evento.

“Já me inscrevi”, disse o Papa Francisco convidando os jovens a também inscreverem-se e acentuando que depois de um longo tempo de distanciamento “reencontraremos a alegria do abraço fraterno entre os povos e as nações de que tanto temos necessidade”.

A organização da JMJ 2023 sublinha que é gratuito o acesso a todas as iniciativas da Jornada de Lisboa, nomeadamente a Missa de Abertura, Acolhimento do Papa, Via-Sacra, Vigília com o Santo Padre e Missa do Envio.

Oração: Ó Deus, concedei-nos, pelas preces de Santo Afonso Rodrigues, a quem destes perseverar na imitação de Cristo pobre e humilde, seguir a nossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Evangelho (Lc 14,12-14):

 E disse também a quem o tinha convidado: «Quando ofereceres um almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes podem te convidar por sua vez, e isto já será a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois estes não têm como te retribuir! Receberás a recompensa na ressurreição dos justos».

«Quando deres um banquete, convida os pobres, (...), pois estes não têm como te retribuir! Receberás a recompensa na ressurreição dos justos»

Fr. Austin Chukwuemeka IHEKWEME(Ikenanzizi, Nigria)

Hoje, o Senhor ensina-nos o verdadeiro sentido da generosidade cristã: o dar-se aos demais. «Quando ofereceres um almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes podem te convidar por sua vez, e isto já será a tua recompensa» (Lc 14,12).
O cristão move-se no mundo como uma pessoa comum; mas o fundamento do trato com os seus semelhantes não pode ser nem a recompensa humana nem a vanglória; deve procurar ante tudo a glória de Deus, sem pretender outra recompensa que a do Céu. «Pelo contrário, quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois estes não têm como te retribuir! Receberás a recompensa na ressurreição dos justos» (Lc 14, 13-14).
O Senhor convida-nos a dar-nos incondicionalmente a todos os homens, movidos somente pelo amor a Deus e ao próximo pelo Senhor. «Se emprestais àqueles de quem esperais receber, que recompensa mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto» (Lc 6,34).
Isto é assim porque o Senhor ajuda-nos a entender que se damo-nos generosamente, sem esperar nada em troca, Deus nos pagará com uma grande recompensa e nos fará seus filhos prediletos. Por isto, Jesus nos diz: «Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei bem e emprestai sem daí esperar nada. E grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo» (Lc 6-35).
Peçamos à Virgem a generosidade de saber fugir de qualquer tendência ao egoísmo, como seu Filho. «Egoísta!— Tu, sempre tu, sempre o que é "teu".— Pareces incapaz de sentir a fraternidade de Cristo: nos outros, não vês irmãos; vês degraus (...)» (São Josemaria).
Pensamentos para o Evangelho de hoje: «Uma palavra, um sorriso amigo, muitas vezes bastam para animar uma alma triste» (Santa Teresa do Menino Jesus)«A quem quer segui-lo, Jesus pede para amar a quem não merece, sem esperar recompensa, para preencher as lacunas de amor que existem nos corações, nas relações humanas, nas famílias, nas comunidades, no mundo» (Francisco)«A Eucaristia compromete-nos com os pobres: Para receber, na verdade, o Corpo e o Sangue de Cristo entregue por nós, temos de reconhecer Cristo nos mais pobres, seus irmãos» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.397)

Santo do Dia: Santo Afonso Rodrigues

Afonso Rodrigues nasceu na Espanha, em 25 de julho de 1532. Pertencia à uma família pobre e profundamente cristã. Após viver uma sucessão de fatalidades pessoais, Afonso encontrou seu caminho na fé. A primeira provação foi a morte do pai. Diante da ausência paterna, Afonso assumiu os negócios da família.
Com 23 anos Afonso casou-se e o seu matrimônio gerou dois filhos. Mas aí veio a segunda provação: sua esposa adoeceu gravemente e faleceu. Em seguida seus filhos também faleceram. A perda da família fez Afonso decuidar-se dos negócios.
Afonso entrou então numa profunda crise espiritual. Retirado na própria casa, rezou e meditou muito e resolveu dedicar sua vida completamente à serviço de Deus servindo os semelhantes. Ingressou como irmão leigo na Companhia de Jesus em 1571 e um noviciado de sucesso, foi enviado para trabalhar no colégio de formação de padres jesuítas na ilha de Maiorca.
No colégio exerceu somente a simples e humilde de porteiro, por quarenta e seis anos. Se materialmente não ocupava posição de destaque, espiritualmente era dos mais engrandecidos entre os irmãos. Recebera dons especiais e muitas manifestações místicas o cercavam, como visões, previsões, prodígios e cura.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

Reflexão: A Companhia de Jesus gerou missionários santos que deixaram a assinatura dos jesuítas na história da evangelização e na história da humanidade. Figuras ilustres que se destacaram pela relevância de suas obras sociais cristã em favor das minorias pobres e marginalizadas, cujas contribuições ainda florescem no mundo todo. Santo Afonso Rodrigues é um desses grandes homens.

TJL – A12.COM – EVANGELI.NET – VATICANNEWS.VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário